Inibição de conduzir!!

kilhas

New member
Boas, hoje de madrugada a ir para casa tive a "sorte" de apanhar uma operação stop, desta qual sai.me o talãozinho da máquina com 0,78g de álcool. Desta feita cheguei-me á frente com o cartão de débito e tive a experiencia de ver "um ordenado" a desaparecer em momentos (500 euros). Mas nao ficou por aqui, como tenho carta a menos de três anos, estou sujeito a inibição de conduzir. O problema é que necessito de me deslocar para o trabalho e não sei o que me vai acontecer agora... Será possivel apresentar um requerimento a inibição de conduzir apenas aos fins de semana? ; Por quanto tempo irei ficar inibido dentro do tempo previsto?

Típica pessoa que não mede as consequências dos seus actos. Normalmente alguém muito verde a nível de amadurecimento mental.

Se realmente precisas da carta para conduzir, não deverias ter conduzido sabendo que não o podias fazer. É muito bem feito teres apanhado essa multa, e deveria servir-te de lição e abrir-te os olhos para situações futuras.

Eu passava a vida nas noites a emborcar copos e a partir do momento em que comecei a conduzir mal toquei numa gota de álcool. E das vezes que o fiz, fui de táxi para casa e fui buscar o carro mais tarde.

Posto isto, tenho um amigo que passou pela mesma situação há bem pouco tempo, também com carta provisória, e para além da multa não ficou inibido de conduzir. Não sei se é regra geral ou se teve apenas "sorte" mas pelo menos serviu para o fazer pensar.

Sempre ouvi dizer se no período de 3 anos de carta provisória, se fosse aplicada uma inibição de conduzir, ficaríamos sem carta.

Não posso ter pena de situações destas. Há pessoas que só aprendem "the hard way" e espero que no teu caso sirva de lição para o resto da vida. É para teu bem (e de outros, eventualmente).

Boas, hoje de madrugada a ir para casa tive a "sorte" de apanhar uma operação stop, desta qual sai.me o talãozinho da máquina com 0,78g de álcool. Desta feita cheguei-me á frente com o cartão de débito e tive a experiencia de ver "um ordenado" a desaparecer em momentos (500 euros). Mas nao ficou por aqui, como tenho carta a menos de três anos, estou sujeito a inibição de conduzir. O problema é que necessito de me deslocar para o trabalho e não sei o que me vai acontecer agora... Será possivel apresentar um requerimento a inibição de conduzir apenas aos fins de semana? ; Por quanto tempo irei ficar inibido dentro do tempo previsto?

Sim, é possível.

Segue a minuta:

"Exmo. Sr. Presidente da ANSR

Sou um puto inconsciente e não me inibo de beber uns copos, mesmo sabendo que vou conduzir. Lamentavelmente fui apanhado por uma célebre operação de caça à multa, perdão, stop, tendo o talãozinho da máquina dado 0.78g.

Posto isto, como acho que a minha irresponsabilidade não deve ser penalizada, já para não falar que preciso do carro para trabalhar, podemos combinar, só aqui entre nós, que cumprirei a mesma aos fins de semana.

Gostaria no entanto de salvaguardar uma exceção para os dias em que irei a jantaradas, festas académicas, etc, pois, como compreenderá, o carro também me dá jeito nesses dias.

De acordo ?

Obrigado.

Cumps,"

PS - não precisas de agradecer [;)]

Provavelmente vais ter que tirar a carta de novo.
Visto que para quem ainda está com carta "provisória" agora o limite são 0.2g/L.

Estive a rever o Código da Estrada e como tens menos de 3 anos de carta estás no regime probatório. O limite de alcoolemia é de 0,2gr/dL.

A multa de 500€ corresponde aquela que para os condutores normais corresponde à taxa de 0,8gr/dL a 1,2gr/dL.

"Temo" que te estejam a sancionar como de uma infracção muito grave se tratasse.

Se for o caso podes dizer adeus à carta, afinal uma infracção muito grave e caput.

Para quem quiser rever o Código: Código da Estrada | ANSR

EDIT: entre 0,5 e 1,2 é muito grave para condutores em regime probatório. Afinal, o user já foi mesmo. Boa sorte na nova carta!

Última edição:
Menos um perigo na estrada, não aceito que pessoas optem por conduzir depois de beber álcool, e sim nunca o fiz, uma mini no maximo e se for com refeição. Alias costumo ser o FDP que liga á policia quando noto alguem sob efeito de drogas ou álcool na bomba onde trabalho ou mesmo fora do trabalho,não ha razão ou explicação para estas atitudes. Não ha e escrevo com nojo de quem não respeita terceiros na estrada.

... e anda este e outros como este na estrada, MEDOO. Pior, muitos ficam inibidos de conduzir e mesmo assim teimam em pegar numa maquina perigosa que é um automóvel. Por mim não só ficavas inibido como te podiam apreender o veiculo por esta inconsciência, para assim não teres a tendência de pegares nele sem carta.

Costuma-se dizer "SE CONDUZIR NÃO BEBA" nunca ouviste falar? Para os condutores Portugueses até devia de andar um policia a cada esquina, pois o mal é esse, como se vêm pouco a fazer patrulha na estrada o pessoal tem a mania de relaxar e de "*****" para as leis da estrada.

Fica bem, e Já agora vai tirar a Carta de novo que pelos vistos não aprendeste nada. Andar na estrada não é um "Regabofe".

Cumps.

Aceita o teu castigo como um homenzinho, porque não serve de nada andarmo-nos sempre a queixar que o sistema não funciona e são todos uns corruptos mas quando nos acontece a nós pensamos em 1001 artimanhas para nos safarmos. Vais ver que com o teu ordenado de 500€ até poupas alguma coisa em não usares o carro.

Foste inconsciente pelo que fizeste e tornaste a ser inconsciente em vir aqui pedir por uma forma de te safares como se tivesses desculpa possível. Nem é porque não te quererem safar, é porque não vemos por onde te possas safar. Precisas da carta para trabalhar? Não bebesses! Simples! E se beberes vai de transportes! Simples! Como não pensaste nisso.... Chapéu! Agora responsabilizas-te pelo que fizeste e terás que enfrentar as consequências.

A inibição de conduzir não são os agentes de autoridade que decidem. Os agentes de autoridade registam o auto e submetem o mesmo para o tribunal. O tribunal é que vai decidir a pena e como tens carta provisória o mais provável é retirarem-te a carta e se quiseres voltar a conduzir tens que tirar novamente a carta, mas só podes tirar ao fim de X tempo porque durante esse tempo não podes tirar novamente a carta. Como tens carta sabes que é assim. Foste inconsciente!

Tens direito a reclamar, mas informa-te bem se vale a pena, pois se não te derem razão ainda podes ver a pena agravada. A tua única safa poderá ser o facto de os tribunais serem lentos e como a pena conta a partir da data de instauração do processo e não a data da ocorrência, pode ser que demore de tal forma que quando for instaurado o processo já tenhas feito os 3 anos de carta. Nesse caso vais sofrer apenas uma sanção de inibição de conduzir, mas com pena suspensa por ser a primeira vez.

Enviado do meu Alcatel One Touch S'Pop através de Tapatalk

Voltar
Superior