Indecisão profissional, ajuda!!!

jackboot

New member
Muito resumidamente...Como alguns de voçes sabem atraves de um tópico antigo, tou de saída da empresa onde trabalho. O que me levou a demitir-me? Racio vencimento/responsabilidades.
Tenho o bacharel de mecanica de produção e a minha experiencia profissional passa essencialmente por ambientes industriais ligados á qualidade.
Tenho algumas hipóteses na mesa para o meu emprego seguinte mas tenho uma indecisão quanto ao rumo que devo tomar.

Uma delas passa por um projecto de prototipagem dum dos componentes do VW Scirocco, trabalho de 6/9 meses, é trabalhar muito com medições, alterações e provas de funcionabilidade. Vencimento previsto: +- 1000€ Liquidos

A outra, Departamento técnico de uma marca de automoveis conceituada, a trabalhar num concessionário, tendo como funções ajuda na gestão oficinal, apoio ao mecânicos a nivel de ferramentas de sistema, alguma formação, etc.
Vencimento previsto: 750€ liquidos

Sempre tive o sonho de trabalhar num concessionário e a exercer funções num vai ampliar os meus conhecimentos profissionais aumentar as hipoteses de colocação noutros com melhores condições. Preocupo-me com o futuro, viver na sombra da Autoeuropa não é seguro.
Vivo num dos distritos piores actualmente em termos de desemprego nacional (Setúbal), e quando a Autoeuropa fechar serão 6000 novos desempregados.
Ficará um caos, vai andar tudo ao mesmo, sem industria na zona, vai tudo tentar Lisboa e arredores.
Enquanto concessionários sempre haverá, e trabalharia com o que gosto e todos gostamos, automóveis.

Que optariam voçês?

Desculpa o Off T(r)opic, mas ultimamente colaboro com a ATEC ao nível da formação. Com certeza conhecerás.
Já falei lá e prometeram-me uma visita à Autoeuropa.

Em relação à opção, por enquanto preferia ficar na Autoeuropa. Nem os concessionários hoje são muito seguros.

Há coisas mais importantes que a Segurança enquanto se é novo.

Chama-se valorização profissional.

Não compares a carreira numa AutoEuropa com a de um concessionário.

Na AutoEuropa vais-te valorizar e estares próximo dos grandes acontecimentos, o que te permite aceder a outros mercados de trabalho.

Para um concessionário, como Engº (sei que és Bacharel, mas o nosso Primeiro tb. [;)] ) vais-te queimar junto aos mecânicos, ficas com a vida num oito, passam-te para a parte comercial e depois passas o dia à procura de classificados de emprego.

Sem dúvida, Autoeuropa. Mas é que é já a seguir. [:cool:] [:D]

Na AutoEuropa vais-te valorizar e estares próximo dos grandes acontecimentos, o que te permite aceder a outros mercados de trabalho.

Para um concessionário, como Engº (sei que és Bacharel, mas o nosso Primeiro tb. [;)] ) vais-te queimar junto aos mecânicos, ficas com a vida num oito, passam-te para a parte comercial e depois passas o dia à procura de classificados de emprego.

Subscrevo.

Tiraste-me as teclas das mãos.
Sem qualquer sombra de dúvida.

E depois dos 6/9 meses a prototipar peças para o Scirocco (pode ser uma tarefa aparentemente pequena, mas tem muito significado) toca de disparar o curriculo na industria automovel.

Para abrir o apetite: http://www.edag.de/career/vacancies/

Certissimo!

a autoeuropa nao vai fechar assim de repente. além do mais, és formado, nao és 1 mecanico ou montador de peças como a grande maioria de lá. e podes sempre por no currículo o que lá fizeste, que valoriza muito mais.

Concordo com os pontos de vista anteriores. Acrescento mais um conselho: de puderes, talvez não seja má ideia completar a Licenciatura ou apostar em Pós-graduações para complemento da tua formação actual. Só te valorizas a ti próprio.

De facto a diferença de salário é enorme! Depois uma experiência profissional na Autoeuropa tb pode vir a dar frutos futuros, no entanto se percebes que tens muito mais futuro no cncessionário, então é uma opção a considerar.

De qualquer forma e até aos 30 anos temos que ir aprendendo, valorizando o curriculo e depois então tentar estabilizar(se é que isso hoje em dia existe)

Não te metas num concessionario, vais passar a vida a trabalhar com papeis, aturar mecanicos e clientes, enfim, se gostas que te chateiem o juízo faz favor!
Apesar do outro projecto ter uma curta duração, nunca se sabe q pode surgir um convite, e em termos de currículo vai certamente causar boa impressão.
Na minha opinião, projecto da VW!
(como alguém disse, procura andar a ver até aos 30 o q consegues fazer, até lá, não tendo grandes encargos, procura sempre melhor!).

Deves ter em atenção tambem o tipo de contrato e duração propostos.

Escolhe a opção que mais te preencher profissionalmente, dinheiro não é tudo.

Como sabes, as habilitações que tens permitem-te desempenhar um vasto leque de funções. Funções mais técnicas, mais funcionais, de gestor (Recursos ou pessoas), etc... é no entanto muito importante que optes por aquelas que potenciem mais as tuas caracteristicas pessoais, para que possas evoluir profissionalmente.

Se gostas de técnica minunciosa, virada para o projecto, escolhe a empresa ligada à autoeuropa.

Se gostas de mecanica, és lider e bom na gestão de pessoas, escolhe o concessionario.

Não posso no entanto deixar de lamentar os baixos salários praticados, quando supostamente se pretende contratar mão-de-obra especializada.

Concordo com os pontos de vista anteriores. Acrescento mais um conselho: de puderes, talvez não seja má ideia completar a Licenciatura ou apostar em Pós-graduações para complemento da tua formação actual. Só te valorizas a ti próprio.
Vai para a Univ. Independente. [:D]

Agora a sério. A tua formação é suficiente para dares um esticão na tua vida profissional.

Aposta nisso e daqui a uns anos, revê as tuas opções.

E boa sorte. [;)]

Deves ter em atenção tambem o tipo de contrato e duração propostos.

Escolhe a opção que mais te preencher profissionalmente, dinheiro não é tudo.

Como sabes, as habilitações que tens permitem-te desempenhar um vasto leque de funções. Funções mais técnicas, mais funcionais, de gestor (Recursos ou pessoas), etc... é no entanto muito importante que optes por aquelas que potenciem mais as tuas caracteristicas pessoais, para que possas evoluir profissionalmente.

Se gostas de técnica minunciosa, virada para o projecto, escolhe a empresa ligada à autoeuropa.

Se gostas de mecanica, és lider e bom na gestão de pessoas, escolhe o concessionario.

Não posso no entanto deixar de lamentar os baixos salários praticados, quando supostamente se pretende contratar mão-de-obra especializada.

Gostei muito do teu comentário, "dinheiro não é tudo", a satifação pessoal hoje em dia tambem tem o seu peso.

Por lapso meu não referi que já trabalho na Autoeuropa há coisa de 1 ano, onde exerço funçôes de engenharia no campo da qualidade, logistica, optimização do processo e resolução de problemas.
Por isso pra todos os efeitos já tenho um ano de trabalho na Autoeuropa no currículo.
Procuro é diversificar mais a minha experiencia profissional.

Passar da Auto-Europa para um concessionário é semelhante ao percurso do Santana Lopes - de Primeiro-Ministro para Presidente da Câmara.

Quando vou a um concessionário, tb fico com ideias fantásticas de como seria interessante "revolucionar" aquilo, com melhor serviço, carros para todos os clientes experimentarem, serviço pós-venda brilhante e sem queixas, em suma: o paraíso na terra.
Depois, basta-me trocar meia dúzia de palavras com 2 amigos que desempenham funções similares (um é responsável pelo pós-venda de uma concessão Volvo e o outro é director comercial de um concessionário Mazda), para me aperceber que não passam de empresas como todas as outras - patrões, empregados, mau relacionamento, desleixo, incompetência, jogos de poder, etc, etc.

O responsável de pós-venda que referi desempenha funções de "saco de batatas", como ele próprio diz. E explica que seve de saco de batatas para os clientes - quando há problemas com o carro ainda antes de entrar na oficina porque "sempre foi assistido ali e não há razão para avarias". Quando saem, porque raras vezes está a 100% - quanto mais não seja porque o gajo da estação de serviço saíu às 17h em ponto e o carro ficou por lavar.
Por outro lado, aguenta a pressão da administração, porque na falta de vendas, viram-se para a rentabilidade da oficina. Contudo, para que a rentabilidade apareça, é preciso manter os clientes satisfeitos, e a satisfação só se garante com cortesias, que por sua vez não contribuem para a rentabilidade.
Depois tem as gestoras de frotas, que começam a apertar-lhes os calos, mais a empresa de certificação de qualidade e respectivas auditorias, que têm que estar imaculadas porque custam dinheiro e a administração não quer saber como se resolvem os problemas, quanto mais pagar para os resolver.

Ouço estes relatos de forma recorrente. Lembro-me que quando ocupou o lugar há 3 anos moveu montanhas para lá entrar. É engenheiro mecanico e doido por automóveis.
Não gosto de relatar conversas e opiniões de terceiros, mas considerei que era apropriado para o caso.

Se puderes, antes de tomar uma decisão fala com alguém nessas funções. Pode ajudar muito a esclarecer ideias.

Passar da Auto-Europa para um concessionário é semelhante ao percurso do Santana Lopes - de Primeiro-Ministro para Presidente da Câmara.

Quando vou a um concessionário, tb fico com ideias fantásticas de como seria interessante "revolucionar" aquilo, com melhor serviço, carros para todos os clientes experimentarem, serviço pós-venda brilhante e sem queixas, em suma: o paraíso na terra.
Depois, basta-me trocar meia dúzia de palavras com 2 amigos que desempenham funções similares (um é responsável pelo pós-venda de uma concessão Volvo e o outro é director comercial de um concessionário Mazda), para me aperceber que não passam de empresas como todas as outras - patrões, empregados, mau relacionamento, desleixo, incompetência, jogos de poder, etc, etc.

O responsável de pós-venda que referi desempenha funções de "saco de batatas", como ele próprio diz. E explica que seve de saco de batatas para os clientes - quando há problemas com o carro ainda antes de entrar na oficina porque "sempre foi assistido ali e não há razão para avarias". Quando saem, porque raras vezes está a 100% - quanto mais não seja porque o gajo da estação de serviço saíu às 17h em ponto e o carro ficou por lavar.
Por outro lado, aguenta a pressão da administração, porque na falta de vendas, viram-se para a rentabilidade da oficina. Contudo, para que a rentabilidade apareça, é preciso manter os clientes satisfeitos, e a satisfação só se garante com cortesias, que por sua vez não contribuem para a rentabilidade.
Depois tem as gestoras de frotas, que começam a apertar-lhes os calos, mais a empresa de certificação de qualidade e respectivas auditorias, que têm que estar imaculadas porque custam dinheiro e a administração não quer saber como se resolvem os problemas, quanto mais pagar para os resolver.

Ouço estes relatos de forma recorrente. Lembro-me que quando ocupou o lugar há 3 anos moveu montanhas para lá entrar. É engenheiro mecanico e doido por automóveis.
Não gosto de relatar conversas e opiniões de terceiros, mas considerei que era apropriado para o caso.

Se puderes, antes de tomar uma decisão fala com alguém nessas funções. Pode ajudar muito a esclarecer ideias.

E ainda querem privatizar o sector público... Entregar a estes marmanjos...[:D]

Voltar
Superior