Incêndio na A12

Eu acho que é preciso um pouco de calma a culpar os condutores que inverteram a marcha.

1º porque a formação para estes casos é pouca. Devia haver mais informação e sensibilização para o que fazer nestes casos
2º há que ver que o 112 não deu qualquer informação útil e disse para fazer queixa às entidades competentes ( really ? )
3º há muita gente com o trauma do ano passado....e compreende-se porquê....

Mas que é um problema, é.

0 112 serve para pedir socorro em caso de emergência (bombeiros, polícia, etc). Não serve para prestar informações. É fulcral utilizar o 112 apenas para aquilo que lhe compete porque qualquer perda de tempo pode significar o atraso no socorro a outras pessoas.

0 112 serve para pedir socorro em caso de emergência (bombeiros, polícia, etc). Não serve para prestar informações. É fulcral utilizar o 112 apenas para aquilo que lhe compete porque qualquer perda de tempo pode significar o atraso no socorro a outras pessoas.

Brincamos, não ?

Dizer às pessoas para onde podem fugir em caso de necessidade ? E mesmo que o 112 não saiba, devia dizer às pessoas para onde ligar ou transferi chamadas , diria eu !

Ou queres que as pessoas em pânico liguem para um 760 ?

Isso é uma visão redutora e enviesada de toda a situação daquele dia.
Pois é, é, mas não fecharam a estrada, deram indicações a alguns para irem exactamente por lá...e lá morreram dezenas.

Redutor, foi terem passaram todos incólumes e em silêncio durante o processo após a tragédia.

Pois é, é, mas não fecharam a estrada, deram indicações a alguns para irem exactamente por lá...e lá morreram dezenas.

Redutor, foi terem passaram todos incólumes e em silêncio durante o processo após a tragédia.

Alguma vez tentaram entrevistar o policia que direccionou as pessoas para a tal estrada?
As pessoas esquecem-se, mas esse também deve ter ficado num estado lastimável.

Eu sou do grupo dos extremistas radicais[:D]

Limpar a carta a essa gente toda, fim! Risco enorme e criminoso inversões em vias de um único sentido!

Brincamos, não ?

Dizer às pessoas para onde podem fugir em caso de necessidade ? E mesmo que o 112 não saiba, devia dizer às pessoas para onde ligar ou transferi chamadas , diria eu !

Ou queres que as pessoas em pânico liguem para um 760 ?

Não, não brincamos. Não brincamos mesmo. Não faz parte das funções do 112 dar informações sobre uma situação qualquer de emergência civil. Quem ligar para lá a querer saber essas coisas está a fazê-los perder o seu tempo. O 112 serve para tu reportares emergências, e não para eles te fazerem um reporte a ti.

Não, não brincamos. Não brincamos mesmo. Não faz parte das funções do 112 dar informações sobre uma situação qualquer de emergência civil. Quem ligar para lá a querer saber essas coisas está a fazê-los perder o seu tempo. O 112 serve para tu reportares emergências, e não para eles te fazerem um reporte a ti.

Mas quais reportes porra.

As pessoas entenderam que estavam em perigo !

Alguém alguma vez lhes disse para em situações semelhantes o que devem fazer ?

Atrás do teclado somos todos bué sangue frio e racionais e tudo mais, desculpa lá que de diga....:sh)

Atrás do teclado somos todos bué sangue frio e racionais e tudo mais, desculpa lá que de diga....:sh)

Ou seja, por causa de alguns meteu-se todos em perigo! Imagina que ias descansado da tua vida na A12 e levas com um daqueles que vão em contra-mão! Queria ver de quem era a culpa e especialmente se houvesse mortes (devia ser dos bombeiros...)

Ou seja, por causa de alguns meteu-se todos em perigo! Imagina que ias descansado da tua vida na A12 e levas com um daqueles que vão em contra-mão! Queria ver de quem era a culpa e especialmente se houvesse mortes (devia ser dos bombeiros...)
Mesmo sem acidentes, se fosse preciso chegar socorro a meio da confusão?

Ainda há muito a aprender sobre como lidar com estas situações, mas não há ninguém a ensinar...

Deve haver aqui algum equívoco. Eu não critiquei quem ligou para o 112.
O meu post foi apenas um esclarecimento à seguinte afirmação:
“há que ver que o 112 não deu qualquer informação útil e disse para fazer queixa às entidades competentes ( really ? )”

Ora, naturalmente que não podemos ligar para o 112 e esperar que eles nos digam o que está a acontecer naquele local concreto e nos dê-me instruções sobre itinerários alternativos, por exemplo. Não é a sua função.

E foi o Polícia que agiu de livre vontade ou cumpriu ordens? O sistema de comunicação em baixo não ha milagres...

Claro que ligar para o 112 e dizer "olhe, então como o incêndio de ranholas acima? Já está controlado? Conhece o bombeiro Arlindo? Bom moço...." é mais que evitável.

Por outro lado, ligar a reportar um incêndio, o 112 pode bem dar indicação, aconselhar ou informar da situação. Aliás, já aconteceu comigo, ainda o ano passado liguei para o 112 a reportar um incêndio florestal, e fui informado das corporações de bombeiros no local, que a proteção cívil estava informada, assim como me avisaram para não ir para estradas ou caminhos perto do incêndio e para evitar certas estradas, isto já depois de Pedrógão. Acho isto básico para uma central de emergência.

Numa situação de pânico quero ver quem realmente se lembra de bom senso e racionalidade - está bem, está!

E o medo (inato) do fogo é capaz de não ter origem em acontecimentos de há apenas 9 meses atrás... digo eu! [;)][;)][;)]

Isso já entramos por caminhos complicados...

A reação das pessoas de medo é fugir, parece-me algo natural depois do ano passado, agora... Quem tinha obrigação de controlar trânsito, avisar, cortar estrada, era tanto as autoridades, proteção civil e concessionária.... Onde é que andavam? Mas a estrada não é video-vigiada? Porque não foi logo viaturas para controlar tráfego, cortar se fosse preciso, polícia para escoltar etc?

As pessoas com medo são irracionais, quem tem de ser racional e controlar as mesmas, são as autoridades competentes...

Voltar
Superior