IMT - imposto municipal sobre transmissões

ClioII

Well-known member
Boas tardes!

Há cerca de ano e meio comprei um apartamento por 125.000€. Na altura paguei cerca de 1250€ de IMT. [8b]

Entretanto o apartamento foi reavaliado em 145.000€! Nem quis acreditar! Chegou-me pois uma cartinha para pagar MAIS 1000€ extra de IMT! [8b]

Estive a ver o simulador da DGCI e, segundo o simulador, a reavaliação está correcta (infelizmente).

No entanto, surgiram-me dúvidas:

- A minha escritura data de 21 de Dezembro de 2005. Sabem-me dizer se as regras de cálculo do IMT foram alteradas desde então?

- Se foram alteradas devia pagar pela tabela antiga, certo?

- Sabem onde é possível consultar os coeficientes de zonamento nessa data?

Corrija-me se estou enganado:

Na altura fez a escritura por 125 mil euros. Entretanto, as finanças envia-lhe uma carta, considerando que, o seu imovel vale mais, e por isso, aplica-lhe um novo valor, sobre o qual será tributado.

Agora, ou não reclama, e aceita a reavaliação, ou reclama do valor.

SE realmente, o valor REAL foi 125 mil euros, eu reclamaria. No entanto, ao faze-lo, terá que provar, nomeadamente, através de extratos bancários, os valores movimentados no negocio.

Caso contrário, terá que aceitar e pagar o valor.

É perfeitamente possivel reclamar, e ser-lhe dáda razão. Sou profissional nos dois ramos: imobiliario e contabilidade, e também já estive numa situação similar, tendo-me sito dada razão. [;)]

As tabelas de IMT são reajustadas anualmente.

Penso que esta a confundir IMT com IMI. As taxas de IMI é que são estipuladas pelas camaras. O IMT é igual em todo o territorio nacional.

Última edição:
Penso que esta a confundir IMT com IMI. As taxas de IMI é que são estipuladas pelas camaras. O IMT é igual em todo o territorio nacional.

Não estou a confundir IMT com IMI.

No cálculo do valor patrimonial entra um factor chamado "CL - Coeficiente de localização" e que, obviamente, varia com a localização do imóvel.

Por exemplo, do que eu vi no simulador de valor patrimonial on-line, só na minha freguesia este coeficiente toma os valores 1.00, 1.25, 1.45 e 1.60.

Obviamente que não quero estar a ensinar a missa ao padre e, caso eu esteja errado, agradeço o esclarecimento.

Desde já, o meu obrigado por qualquer ajuda.

Não estou a confundir IMT com IMI.

No cálculo do valor patrimonial entra um factor chamado "CL - Coeficiente de localização" e que, obviamente, varia com a localização do imóvel.

Por exemplo, do que eu vi no simulador de valor patrimonial on-line, só na minha freguesia este coeficiente toma os valores 1.00, 1.25, 1.45 e 1.60.

Obviamente que não quero estar a ensinar a missa ao padre e, caso eu esteja errado, agradeço o esclarecimento.

Desde já, o meu obrigado por qualquer ajuda.

Quem estipula o coeficiente de localização penso q seja as finanças, ou o estado. O unico sitio onde os consulto, é no site das finanças, on-line.

A tabela de 2005 vou tentar coloca-la aqui.

Que confusão aqui vai!!!!!
Compraste casa, pagaste o respectivo IMT e aqui a tx é unica para todo o pais, este ano agravou o normal, mas criou outro agravamento maior para no caso de ser 2ª habitação....
O valor agora corrigido deve-se ao facto de ao comprares a casa e se ainda não foi avaliada no ambito do IMI, na altura da tua aquisição teve-o que o ser, este IMI é com base em valores de construção M2, com factores de valorização (majorativos)(garagens, elevadores, etc, etc) e de desvalorização (minorativos) (sem esgostos, maus acessos, etc) e onde o avaliador apanas interfere, mas muito pouco, e no que se refere à qualidade da habitação, etc.
Portanto essa avaliação do IMI, obriga-te a pagar mais IMT e mais IMI anulamente (se não pediste a isenção de IMI) e o vendedor sujeito a mais valias para efeitos de IRS....
A unica coisa que poderás reclamar, se tiveres razão!!!!!, é da avaliação que te fizeram à casa....

Última edição:
125.000 o valor da escritura ou o valor real que pagaste pela casa (cheque + eventual "envelope" por baixo da mesa) ?

Compraste casa, pagaste o respectivo IMT e aqui a tx é unica para todo o pais, este ano agravou o normal, mas criou outro agravamento maior para no caso de ser 2ª habitação....
O valor agora corrigido deve-se ao facto de ao comprares a casa e se ainda não foi avaliada no ambito do IMI, na altura da tua aquisição teve-o que o ser, este IMI é com base em valores de construção M2, com factores de valorização (majorativos)(garagens, elevadores, etc, etc) e de desvalorização (minorativos) (sem esgostos, maus acessos, etc) e onde o avaliador apanas interfere, mas muito pouco, e no que se refere à qualidade da habitação, etc.
Portanto essa avaliação do IMI, obriga-te a pagar mais IMT e mais IMI anulamente (se não pediste a isenção de IMI) e o vendedor sujeito a mais valias para efeitos de IRS....
A unica coisa que poderás reclamar, se tiveres razão!!!!!, é da avaliação que te fizeram à casa....

Exactamente. E na notificação está indicado o procedimento e a possibilidade de reclamação.... (Do que me lembro quando comprei a minha...)

ORA AQUI ESTÁ!

É exactamente isto sem tirar nem pôr!

No cálculo do valor patrimonial do imóvel (aquando da avaliação para o IMI) entram todos os factores que apontaste. Entra também um "Coeficiente de localização" que pesa muito no valor final.

Exemplo:
Com um factor de 1.00 a minha casa é avaliada em 116.000€
Com um factor de 1.25 a minha casa é avaliada em 145.000€

Sendo que a casa vale 125.000€ (foi o que custou) o primeiro caso peca por defeito, e o segundo caso peca (e muito) por excesso.

O que eu queria saber era como poder consultar estes coeficientes de localização à data de compra do imóvel. Só assim poderei reclamar do valor da avaliação.

Última edição:
Voltar
Superior