Impulso jovem

Uma vez mais repito.

Os políticos não gostam de pensar no médio-longo prazo, em vez disso regozijam-se com medidas sensacionalistas bacocas para calar as vozes dissonantes.

Mais uma vez isto se passa aqui, é por medidas como esta que o país está assim. Não se pensa no longo prazo. Vai aumentar mais a precariedade e a longo prazo os jovens estarão na mesma.

É dinheiro deitado fora, o problema além de conjuntural é também estrutural, daí que esta medida é o mesmo que tapar um buraco com uma chicla.

Por fim, este dinheiro tem que vir de algum lado, ora terão obrigatoriamente de aumentar a tributação noutro lado.

É uma medida sensacionalista, para troika ver (reduz o desemprego no imediato é claro) e que a longo prazo não resolve nada.

Uma vez mais repito.

Os políticos não gostam de pensar no médio-longo prazo, em vez disso regozijam-se com medidas sensacionalistas bacocas para calar as vozes dissonantes.

Mais uma vez isto se passa aqui, é por medidas como esta que o país está assim. Não se pensa no longo prazo. Vai aumentar mais a precariedade e a longo prazo os jovens estarão na mesma.

É dinheiro deitado fora, o problema além de conjuntural é também estrutural, daí que esta medida é o mesmo que tapar um buraco com uma chicla.

Por fim, este dinheiro tem que vir de algum lado, ora terão obrigatoriamente de aumentar a tributação noutro lado.

É uma medida sensacionalista, para troika ver (reduz o desemprego no imediato é claro) e que a longo prazo não resolve nada.

Seja como for se me der uma oportunidade vou aproveitá-la. Além disso o teu comentário é demasiado dramático.

Seja como for se me der uma oportunidade vou aproveitá-la. Além disso o teu comentário é demasiado dramático.

Aproveita enquanto as castanhas caem é claro. [;)]

Agora meu amigo, o meu comentário não é dramático, é um comentário de quem se dedica a estudar as contas públicas. Infelizmente para quem está desinformado nestas matérias parece-lhes uma medida espectacular e que o governo afinal até cria boas medidas. Nada mais errado, é uma medida contra producente.

Se for tão bom como o "Estímulo"...

est%C3%ADmulo.jpg

est%C3%ADmulo.jpg

500€ das 9:30 às 19:30 e exigem mestrado. Que vão chular o raio que os parta.

É o que eu digo, mais precário que isto já era difícil, com o "estímulo 2012" vai agravar. Passados os preconizados meses de "estágio", os jovens voltam para o desemprego e andaram a encher o ânus aos patrões.

est%C3%ADmulo.jpg

LOL
LOL
LOL
LOL
LOOOOOOOOOOOOOL

10h de trabalho, depois de andar a queimar as pestanas para conseguir um mestrado em arquitectura, tendo uma remuneração de 500€?

Para isso, por menos 20€ eu ia para o Continente ou qualquer outro hiper, olha agora [:D]

Já aqui disse e continuo a dizer, com esta crise, ou pseudo-crise, quem lucra (e muito) são, não todos, mas a maioria dos patrões em Portugal. Veja-se o exemplo desse anúncio

Epa não duvido que seja um pouco vender banha de cobra, mas há pessoal que precisam mesmo de carcanhol e têm de se sujeitar a essas horas e a esse ordenado.

Sempre é melhor que nada não? Além disso os empregos nos supermercados não estão aí a ser dados.

Eu se fosse arquitecto recém-formado e não tivesse mais nenhuma saída na minha área ia sem pensar duas vezes para essas funções se me chamassem

Para isso mais valia dizeres logo no primeiro post o que queres que... digam.
Se perguntas e pedes opiniões... deves respeitar e estar preparado para ouvir o que te agrada ou desagrada.
Isto sou eu... que penso assim. E desculpa a frontalidade.
E agora, a minha opinião:

Eu acho que é uma medida inócua, apenas tem a demagogia como conteúdo.
O que vale, hoje em dia e para o tipo de empresário actual, é pagar o mínimo e exigir o máximo. Toda a pseudo reestruturação, apregoada por Relvas e afins... não passa de medidas que facilitam a precariedade, o salário baixo, o despedimento facilitado, etc. E a realidade assim o prova.
Incluir num "plano" destes, o conceito de "estágio" é ferir o "plano" de morte! Os estágios apenas servem, na perspectiva do empresário, para obter mão de obra barata ou grátis... no fim, "foi um prazer, até à próxima e venha o seguinte"...
Os estágios servem ao governo para falsear os números do desemprego, tal como os que já não estão inscritos nos Centros de (des)Emprego, os que emigram, etc.
O tecido empresarial está estruturalmente desviado da realidade, sem noção do que é ser empresário, do que é formar, empregar e investir no funcionário/operário/técnico... o que se passa é que estamos cheios de gestores/empresários que chegam a empresas, com o canudo ainda com a tinta fresca, e acham que sabem mais do que quem lá trabalha há anos. E querem ganhar em meia dúzia de anos o que outros demoraram décadas a ganhar. E dai advém o tal fosso enorme que temos entre quem mais ganha e quem menos ganha.
Por vezes não faria mal que o recém formado em gestão, em engenharia e outra coisa qualquer, trabalhasse primeiro no meio dos simples funcionários... talvez aprendesse algo que o curso não ensina. Se andasse nos meio dos funcionários e falasse com eles, de modo a assimilar rotinas... se lhes perguntasse o que acham que precisam para melhorar a produtividade do seu posto... talvez , talvez...
Mas não... acham que chegam lá, cheios de teorias na cabeça, e atiram com decisões por vezes estúpidas... que é o termo adequado. Porque eles são os senhores doutores... de Dr. está Portugal cheio.

Esta malta do desgoverno um dia vai perceber que o emprego, seja para jovens ou pro pai natal, vem das empresas. É um conceito complexo, por isso leva tanto tempo a aprender

Jovens, jovens, todos os dias se falam de jovens e medidas para os empregar...
E então os menos jovens com casas , carro, luz, água para pagar?
E os menos jovens não precisam de emprego para pagar os estudos aos jovens?

Tendo em conta que para esta gentalha que está no Governo, o desemprego é uma oportunidade e só está desempregado quem quer - colocando o ónus da culpa na pessoa, nada me choca já.

Aquilo que penso sobre esta medida é que foi um genial golpe de mestre. Por diversas razões.
Relvas (e este desgoverno) conseguiu fazer várias coisas ao mesmo tempo, dar várias golpadas ao mesmo tempo com uma medida só.

Conseguiu retirar verbas essenciais ao QREN que Gaspar insistia em não aplicar onde eram devidas... E usá-las para subsidiar a redução de salário efectiva (porque é o que acaba por suceder na prática) e a manutenção de vínculos precários (porque temporários).
Este dinheiro até podia ser usado para financiar PME's ou para adiantar parte daquilo que o Estado deve às empresas e aliviar-lhes problemas de tesouraria. Mas não, isso não interessa.

Simultaneamente, esta gentalha conseguiu realizar parte do seu sonho ao reduzir a TSU (mesmo sendo só para estes casos) e, assim, retirar fonte de receita à Segurança Social, que sempre foi o desejo desta gente.
Por último, com isto tudo, conseguiu fazer propaganda (tão ou mais espertalhona que aquela que a máquina socrática fazia) fingindo que está a reduzir de forma efectiva a taxa de desemprego jovem (37% oficiais, o que fará os números não oficiais...).

Se a ideia propagandista e mirabolante para o desemprego jovem é isto, o que seriam as ideias para os desempregados com mais de 45 anos!...

Isto é claramente ideológico. Aliás, mais ideológico não podia ser.

Aquilo que penso sobre esta medida é que foi um genial golpe de mestre. Por diversas razões.
Relvas (e este desgoverno) conseguiu fazer várias coisas ao mesmo tempo, dar várias golpadas ao mesmo tempo com uma medida só.

Conseguiu retirar verbas essenciais ao QREN que Gaspar insistia em não aplicar onde eram devidas... E usá-las para subsidiar a redução de salário efectiva (porque é o que acaba por suceder na prática) e a manutenção de vínculos precários (porque temporários).
Este dinheiro até podia ser usado para financiar PME's ou para adiantar parte daquilo que o Estado deve às empresas e aliviar-lhes problemas de tesouraria. Mas não, isso não interessa.

Simultaneamente, esta gentalha conseguiu realizar parte do seu sonho ao reduzir a TSU (mesmo sendo só para estes casos) e, assim, retirar fonte de receita à Segurança Social, que sempre foi o desejo desta gente.
Por último, com isto tudo, conseguiu fazer propaganda (tão ou mais espertalhona que aquela que a máquina socrática fazia) fingindo que está a reduzir de forma efectiva a taxa de desemprego jovem (37% oficiais, o que fará os números não oficiais...).

Se a ideia propagandista e mirabolante para o desemprego jovem é isto, o que seriam as ideias para os desempregados com mais de 45 anos!...

Isto é claramente ideológico. Aliás, mais ideológico não podia ser.
É verdade. tens razão...
Aliás... eu disse, noutro tópico, que o meu receio, com a febre da bola... é nas medidas que estes tipos vão fazer passar durante o europeu...
São medidas ideológicas e plenas de demagogia. O pessoal anda distraído... e/ou iludido, afinal somos "o bom aluno" de Merkell, não é?
Mas infelizmente, para o nosso primeiro, estar no bom caminho, já não estar junto ao abismo... é ter mais pobreza, mais precariedade, menos emprego e mais desemprego, salários mais baixos e menos apoio social, menos tempo de subsídio de desemprego (logo nesta altura). Até parece que existe emprego para todos... perdemos direitos adquiridos, alguns ganhos à custa de muita luta social e até através de sangue derramado.
E assim vamos alegremente... entregando tudo e prescindindo do resto.

Epa não duvido que seja um pouco vender banha de cobra, mas há pessoal que precisam mesmo de carcanhol e têm de se sujeitar a essas horas e a esse ordenado.

Sempre é melhor que nada não? Além disso os empregos nos supermercados não estão aí a ser dados.

Eu se fosse arquitecto recém-formado e não tivesse mais nenhuma saída na minha área ia sem pensar duas vezes para essas funções se me chamassem

A bold: Errado, Eu se fosse arquitecto recém-formado e não tivesse mais nenhuma saída na minha área ia para o estrangeiro...

"Jovens" dos 18 aos 34 ...?

E que tal para "idosos" a partir dos 40 ? Sim, porque um gajo com 40 anos já é velho para arranjar emprego ... [8b]

É um comentário dramático, sim. Dramático pois espelha a 100% como está o pátio.

É um drama o nosso país estar neste estado, e esses pavões continuarem a tratar cancros com aspirinas.

Voltar
Superior