Seja como for se me der uma oportunidade vou aproveitá-la. Além disso o teu comentário é demasiado dramático.
Para isso mais valia dizeres logo no primeiro post o que queres que... digam.
Se perguntas e pedes opiniões... deves respeitar e estar preparado para ouvir o que te agrada ou desagrada.
Isto sou eu... que penso assim. E desculpa a frontalidade.
E agora, a minha opinião:
Eu acho que é uma medida inócua, apenas tem a demagogia como conteúdo.
O que vale, hoje em dia e para o tipo de empresário actual, é pagar o mínimo e exigir o máximo. Toda a pseudo reestruturação, apregoada por Relvas e afins... não passa de medidas que facilitam a precariedade, o salário baixo, o despedimento facilitado, etc. E a realidade assim o prova.
Incluir num "plano" destes, o conceito de "estágio" é ferir o "plano" de morte! Os estágios apenas servem, na perspectiva do empresário, para obter mão de obra barata ou grátis... no fim, "foi um prazer, até à próxima e venha o seguinte"...
Os estágios servem ao governo para falsear os números do desemprego, tal como os que já não estão inscritos nos Centros de (des)Emprego, os que emigram, etc.
O tecido empresarial está estruturalmente desviado da realidade, sem noção do que é ser empresário, do que é formar, empregar e investir no funcionário/operário/técnico... o que se passa é que estamos cheios de gestores/empresários que chegam a empresas, com o canudo ainda com a tinta fresca, e acham que sabem mais do que quem lá trabalha há anos. E querem ganhar em meia dúzia de anos o que outros demoraram décadas a ganhar. E dai advém o tal fosso enorme que temos entre quem mais ganha e quem menos ganha.
Por vezes não faria mal que o recém formado em gestão, em engenharia e outra coisa qualquer, trabalhasse primeiro no meio dos simples funcionários... talvez aprendesse algo que o curso não ensina. Se andasse nos meio dos funcionários e falasse com eles, de modo a assimilar rotinas... se lhes perguntasse o que acham que precisam para melhorar a produtividade do seu posto... talvez , talvez...
Mas não... acham que chegam lá, cheios de teorias na cabeça, e atiram com decisões por vezes estúpidas... que é o termo adequado. Porque eles são os senhores doutores... de Dr. está Portugal cheio.