IMI - dúvidas

Quando pedi a isenção tive que andar a medir nas plantas[:)] Eu nas finanças de régua na mão:sh). Não me lembro se foi na isenção ou no averbamento que tive que fazer isso... Atenção que para as áreas conta as paredes também, ou seja, a parede que divide 2 ou mais fracções são contabilizadas 2 vezes para as finanças. Por exemplo, eu contabilizo a parede que encosta no meu vizinho do lado e ele contabiliza também essa mesma parede como área dele... muito bom....

Estive agora com uma colega a procura e na caderneta dela vêm estes dados todas, na minha nada...

A casa era nova? Se sim é normal, esses dados são preenchidos quando se passa a casa para nosso nome (ou será no pedido de isenção?) Já não me lembro.
Se ainda não foi avaliada com base no CIMI é normal não ter as áreas, mas se já foi avaliada com base no CIMI é muito estranho.

Boas.
Pela 1ª vez vou pagar IMI.

Tenho de pagar 139 em Abril, pelo valor "pequeno" pago tudo de uma vez.
O que se passa é que recebi hoje nova carta para pagar o mesmo valor.

Veio uma em meu nome e outra em nome da minha mulher, e agora? Tenho de pagar as duas ?

Boas.
Pela 1ª vez vou pagar IMI.

Tenho de pagar 139 em Abril, pelo valor "pequeno" pago tudo de uma vez.
O que se passa é que recebi hoje nova carta para pagar o mesmo valor.

Veio uma em meu nome e outra em nome da minha mulher, e agora? Tenho de pagar as duas ?
Sim, isso acontece porque são os dois co-proprietários da casa, ela está em nome dos dois.

Aproveito para perguntar neste tópico o seguinte.

Quando comprei casa em 2005 tratei dos papeis todos para a isenção de IMI supostamente por 10 anos.

Como sei quando tenho de pagar IMI?

Obrigado

Aproveito para perguntar neste tópico o seguinte.

Quando comprei casa em 2005 tratei dos papeis todos para a isenção de IMI supostamente por 10 anos.

Como sei quando tenho de pagar IMI?

Obrigado
Portal das Finanças com o teu nif e senha, depois vais a consultar e +- a meio da lista tens Imóveis e uma linha a baixo isenções

Cá em casa nunca se pagou IMI (casa registada há quase cem anos), pois o valor era de quinhentos euros. Hoje chegou uma carta das finanças dizendo que foi reavaliada em 25 mil euros. Gostaria de saber quando é que vem a carta pra pagar IMI e se tenho que pagar referente a 2012(pagar em 2013) ou apenas de 2013 (ou seja, pago em 2014). Obrigado.

Última edição:
"Os prédios de reduzido valor patrimonial tributário de sujeitos passivos de baixos rendimentos têm isenção?

Sim. Ficam isentos de imposto municipal sobre imóveis os prédios rústicos e urbanos pertencentes a sujeitos passivos cujo rendimento bruto total do agregado familiar, englobado para efeitos de IRS, não seja superior ao dobro do valor do IAS (€ 13.300,00), e cujo valor patrimonial tributário global não exceda 10 vezes o valor anual do IAS (€ 66.500,00).

Até que o valor do indexante de apoios sociais (IAS) atinja o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor para 2010, mantém-se aplicável este último valor (€ 475,00). (Artigo 122.º (Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro) - Normas transitórias no âmbito do EBF).

As isenções são reconhecidas pelo chefe de finanças da área da situação dos prédios, mediante requerimento devidamente fundamentado, que deve ser apresentado pelos sujeitos passivos até 30 de Junho do ano em que tenha início a isenção solicitada.

Nota: Informação elaborada com base na legislação em vigor /Junho2011 "

_________________________________________________________________________________________________

Quem recebeu hoje a reavaliação do imóvel deve pedir essa isenção já? Ou espero por Janeiro?

O imi não é pago no ano a que respeita? Tinha ideia que sim, o que significa que em 2014 já pagará imi

O IMI pago durante o decorrer deste ano (2012) era respeitante a 2011, portanto, a resposta do Omega estava correcta. No caso em questão, só irá pagar mesmo IMI em 2015.

Dei entrada de um pedido de isenção em Junho deste ano e até agora não tive resposta. É normal demorarem tanto tempo?

Eu fiz o pedido em Maio e até agora também ainda não foi tratado.

Nas finanças deram a entender que era normal a demora.

Sim, pode ser normal. As isenções são concedidas pelos chefes das repartições de finanças, portanto, os prazos variam consoante o nº de pedidos que cada chefe tem para tratar...não é necessariamente o mesmo período para todos.

Cá em casa nunca se pagou IMI (casa registada há quase cem anos), pois o valor era de quinhentos euros. Hoje chegou uma carta das finanças dizendo que foi reavaliada em 25 mil euros. Gostaria de saber quando é que vem a carta pra pagar IMI e se tenho que pagar referente a 2012(pagar em 2013) ou apenas de 2013 (ou seja, pago em 2014). Obrigado.

Se nunca pagaste por ser um prédio de baixo valor, com essa avaliação continuas isento e não tens que apresentar nenhum pedido porque os pressupostos que deram origem à isenção (baixos rendimentos e valor patrimonial inferior a 66.500 €) mantêm-se.

Voltar
Superior