Igualdade

joao cunha

Banido
Igualdade homem/mulher mais respeitada no Norte da Europa

Os países do Norte da Europa são os mais respeitadores da igualdade entre homens e mulheres, segundo um estudo do Fórum Económico Mundial que coloca Portugal no 23º posto entre 58 países.

A Suécia aparece no topo, à frente da Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia.

Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Austrália ocupam as cinco posições seguintes.
O inquérito baseou-se em cinco critérios: participação económica (a trabalho igual, salário igual), oportunidade económica (acesso ao mercado do trabalho), acesso ao poder político (representação das mulheres nos órgãos decisórios), a aquisição de saber (acesso à educação) e saúde e bem-estar (acesso à saúde).
Portugal aparece em 23º lugar, atrás de países como a Letónia, Lituânia, França, Holanda, Estónia, Irlanda ou Polónia, e à frente da Hungria, República Checa, Luxemburgo, Espanha ou Áustria.
Entre os 58 países estudados, as portuguesas estão em 18º lugar no acesso ao mercado de trabalho, em 20º no acesso à saúde, em 27º na participação económica, em 31º no acesso ao poder político e em 36º na aquisição de saber.
Os países europeus menos classificados são a Itália (45º) e a Grécia (50º), refere o relatório, assinalando no entanto que nenhum país conseguiu ainda eliminar as desigualdades entre homens e mulheres.
Os países nórdicos "parecem ter-se apercebido da força económica que representam as mulheres", comentou Augusto Lopez-Claros, director do programa de competitividade internacional do Fórum Económico Mundial.
Os Estados Unidos aparecem em 17º lugar, a Rússia em 31º, a China em 33º, a Suíça em 34º, o Japão em 38º, o Brasil em 51º, a Índia em 53º, a Turquia em 57º e o Egipto em 58º.
Ao identificar e quantificar as desigualdades entre os géneros, os autores do estudo dizem ter pretendido "dar aos políticos um instrumento que os ajude a trabalhar em prol de uma melhoria significativa do potencial económico, político e social dos cidadãos", lê-se nas conclusões.
Esperam também que o seu trabalho estimule os políticos a reforçar o seu compromisso com a ideia da igualdade de géneros, e a concentrar a sua vontade política, energia e recursos - em concertação com as agências de ajuda e as organizações da sociedade civil - em torná-la uma realidade.
O estudo incluiu todos os 30 países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e outros 28 mercados emergentes.
O Fórum Económico Mundial (FEM) é uma organização internacional independente empenhada em melhorar o estado do mundo através do envolvimento dos líderes políticos em parcerias que configurem a agenda global, regional e industrial.
Constituída em fundação em 1971 e com sede em Genebra (Suíça), o FEM é uma organização imparcial, não lucrativa e alheia a interesses políticos, partidários ou nacionais.

Agora deixo a questão no ar.

Será que desde que a mulher teve igualdade que isto não está pior?

Atenção não estou a ser machista,mas é uma questão que me intriga.
:confused:

Este texto acho que me vai dar jeito para um trabalho de Filosofia [;)]

Quanto à questão, penso desde que a mulher passou a ter igualdade, começou a haver melhoramentos nesse aspecto, mas Portugal é sempre aquela base...

E eu até questiono o seguinte...se as mulheres liderassem o mundo, este não seria melhor??
Se as mulheres liderassem o mundo até á data se calhar ainda viviamos na pré historia:sh) E se liderassem apartir de agora o melhor era virarmos todos como o castelo branco :eek: ou se não eramos escravos delas...

Provavelmente se fossem as mulheres a lidar as coisas estavam melhores... As mulheres são muito mais perfeccionistas que os homens, o que levaria a que as coisas andassem mais bem encaminhadas.

Eu acredito na igualdade, razão pela qual acho que se as mulheres liderassem o mundo, este seria exactamente igual ao que temos hoje. [:p]

E eu até questiono o seguinte...se as mulheres liderassem o mundo, este não seria melhor??

Sim porque as mulheres que lideraram nações foram um grande exemplo de humanismo. Isabel de Castela, Isabel de Inglaterra, Catarina a Grande, Margaret Tatcher, etc, tudo verdadeiras santas amantes da paz. Enfim, estes clichés politicamente correctos...

Provavelmente se fossem as mulheres a lidar as coisas estavam melhores... As mulheres são muito mais perfeccionistas que os homens, o que levaria a que as coisas andassem mais bem encaminhadas.

As mulheres são mais perfeccionistas que os homens é verdade, mas o que é certo e desculpem-me a expressão, mas elas são umas cabras umas para as outras, ora nem quero imaginar os conflitos que não iria haver porque entra elas (politicas) não se gramavam. Seja como for venha o diabo e escolha, quem lidera os povos são politicos, e entre homens e mulheres não há quem se aproveite.

As mulheres são mais perfeccionistas que os homens é verdade, mas o que é certo e desculpem-me a expressão, mas elas são umas cabras umas para as outras, ora nem quero imaginar os conflitos que não iria haver porque entra elas (politicas) não se gramavam. Seja como for venha o diabo e escolha, quem lidera os povos são politicos, e entre homens e mulheres não há quem se aproveite.

Por estranho que pareça, concordo! Subscrevo na íntegra! Infelizmente... :(

Não são nada....... [:D] [:D] [:D]

A mulher é um ser perfeccional isso admito que tenho de dar o braço a torcer mas na hora das decisões difíceis e em trabalhos que exige mais q.i. acho que fica um tanto ou quanto atrás do homem.
Se repararem se tiverem um chefe que seja do sexo feminino, ela tem sempre que se afirmar com acções que por vezes não são politicamente correctas perante o sexo oposto,agora imaginem isto em escala mundial ainda por cima no governo :rolleyes:
Não estou a ser machista mas sim realista, isto de a mulher ter adquirido igualdade foi um grande descalabro em termos de melhoria de vida,acho que cada vez se está a reflectir mais esta situação,veremos como será o futuro mas sinceramente, desconfio.....[:D][:D]

E viva ao dia da mãe.[;)]

Apoiado

Apoiado

A liberação das mulheres é apenas um monte de tolices. São os homens que são discriminados. Eles não podem dar à luz. E ninguém parece fazer nada a este respeito.

Golda Meier apr:)

sem contar com o facto de que, talvez por consequência de séculos de escravidão social, a mulher tem muito mais tendência para abusar da sua autoridade, talvez para não dar idéia de 'fraqueza'.

ld

Voltar
Superior