Ibizas do aço

Qualquer carro a gasóleo deita um bocado de fumo quando se acelera mais. Então eu conheço mercedes 220cdi, 270cdi, audis 1.9 tdi, bmw 320d, 330d, passat 1.9 tdi, e todos quando se carrega no acelerador a fundo, seja em aceleração, seja numa recuperação mandam fumo. Pouco mas mandam. E nenhum está reprogramado.
Será que estão todos prestes a partir o motor? Não me parece!

Devem ter algo de errado

Mais uma vez digo, a minha Ibiza, seja em arranques seja em reprises, nunca deita fumo

Devem ter algo de errado

Mais uma vez digo, a minha Ibiza, seja em arranques seja em reprises, nunca deita fumo

Também não vais atrás do carro para veres isso. Quem vai a conduzir os carros que referi também não se dá conta que mandam fumo. E é daquele fumo que desaparece logo, não é espesso.

O problema é que um diesel sem fumo não anda, aliás anda mas não no máximo, o que se passa é que o pessoal quer sempre tirar o máximo do turbo e do intercooler, depois quando partem é ai jesus

Conheço alguns com Ibizas que parecem tractores, manda uma jarda que até mete medo, depois existem os que metem a fumar só porque é fixe, e têm uma repro minima e material stock

Dá para sacar cavalos e andamento num diesel, apenas a forma como o sacam é que não é correcta, e dá nestas fumaças

Não é preciso fumar para andar. Aquele gasóleo preto que ali vês, não está a dar potência nenhuma porque nem sequer está a ser correctamente queimado. Aquilo é simplesmente pura ignorância.

Não é preciso fumar para andar. Aquele gasóleo preto que ali vês, não está a dar potência nenhuma porque nem sequer está a ser correctamente queimado. Aquilo é simplesmente pura ignorância.

Dá sempre para derreter uns pistões, uma injectora, ou injectores, e dar sempre mais um lucro ao mecânico. Afinal as repros, não é só pagar o software e acabou por ali, à que fazer render o peixe. Até há casos em que as pás do turbo da parte quente desaparecem com tanto gasóleo por queimado.

Já fui atrás da minha, não manda nem vestígios de fumo

Vou-te explicar, isso que estás a dizer é impossível. A tua ibiza é a gasóleo? Motor tdi? E não manda fumo?
Os tdi são motores fumarentos por norma, é uma imagem de marca deles. Andam bem mas fumam um bocado quando se calca a fundo. Imagina que vais em 3ª a 40 km/h com trânsito lento, se de repente quiseres ultrapassar e calcas a fundo, tenho a certeza que ele vai largar uma pinta de fumo.

Vou-te explicar, isso que estás a dizer é impossível. A tua ibiza é a gasóleo? Motor tdi? E não manda fumo?
Os tdi são motores fumarentos por norma, é uma imagem de marca deles. Andam bem mas fumam um bocado quando se calca a fundo. Imagina que vais em 3ª a 40 km/h com trânsito lento, se de repente quiseres ultrapassar e calcas a fundo, tenho a certeza que ele vai largar uma pinta de fumo.

É uma SDi, manca portanto

Dá sempre alguma potencia. O carvão nos gases é gasoleo mal queimado, ou seja, não foi totalmente queimado mas queimou algum.

E para estes animais só interessam cavalos.

É não aspirada, isso explica alguma coisa. Um motor turbo manda sempre mais fumo, é normal.

Nem sempre. Se tiver a pressão de turbo correcta, IC correcto, e a repro correcta, a mistura é feita correctamente, e não há fumo negro. O turbo é mesmo para aumentar o volume de ar na admissão, para a combustão ser mais eficaz e mais limpa. Mas o que mais se vê por ai, são repros a deitar muito diesel, provavelmente com turbos pequenos ou IC mal calculados. No 24horas le mans não se via os TDIs e HDIs a ***** fumo, e os cavalos estavam la.

Inda ontem vi um BMW, nuns semáforos, que quando passou a verde, deixei de ver a estrada. Nao sei se ser o 520, 525, 530... até já nem sei se era um serie 5. Sei que era francês, e largava tanto fumo como esses dois ibizas juntos. Se fosse esses ibizas, são chamados azeiteiros poluidores, mas como era um BMW, novo ainda por cima, o pessoal do café inda dizia ''granda maquina!''. Querendo ou não, esta historia dos fumarentos, é uma discussão muito ''clubista'' em que só se fala de ibizas, mas até papa smarts fumarentos já apanhei.

Inda ontem vi um BMW, nuns semáforos, que quando passou a verde, deixei de ver a estrada. Nao sei se ser o 520, 525, 530... até já nem sei se era um serie 5. Sei que era francês, e largava tanto fumo como esses dois ibizas juntos. Se fosse esses ibizas, são chamados azeiteiros poluidores, mas como era um BMW, novo ainda por cima, o pessoal do café inda dizia ''granda maquina!''. Querendo ou não, esta historia dos fumarentos, é uma discussão muito ''clubista'' em que só se fala de ibizas, mas até papa smarts fumarentos já apanhei.

Até podia ser um Panamera TDI que ao deitarem fumo fazem-nos recuar décadas até ao tempo das locomotivas.
Ao menos essas (apesar do fumo igualmente escuro) eram a carvão, o gasóleo é 1000x pior para a saúde.

Até podia ser um Panamera TDI que ao deitarem fumo fazem-nos recuar décadas até ao tempo das locomotivas.
Ao menos essas (apesar do fumo igualmente escuro) eram a carvão, o gasóleo é 1000x pior para a saúde.

Correcto, concordo contigo. Mas fala-se nos ibizas, e não nos carros diesel, o que acho uma analogia um bocado tendenciosa.

Correcto, concordo contigo. Mas fala-se nos ibizas, e não nos carros diesel, o que acho uma analogia um bocado tendenciosa.

É o peso da generalização, um pouco o que aconteceu aos Hondas (Civic e CRX por exemplo) há uns anos quando se falava de carros tunning.
Mas o tunning embora ferisse a vista não fere a saúde como estes cancerígenos do asfalto. Para mim são bem piores, ainda hoje vinha um A3 TDI à minha frente e deixei a estrada toda para o gajo tal era a fumarada. Um tubinho a sair do escape para o nariz do gajo era remédio santo.
O ****** fazia questão de calcar quando passava por pessoal que ia a pé, isso a mim é que me revolta de todo.

É como o GPL já referiu. É o peso das generalizações. Aqui na minha terra, seat's todos quitados é muito fácil de encontrar. Principalmente iguais aos do vídeo.

É o peso da generalização, um pouco o que aconteceu aos Hondas (Civic e CRX por exemplo) há uns anos quando se falava de carros tunning.
Mas o tunning embora ferisse a vista não fere a saúde como estes cancerígenos do asfalto. Para mim são bem piores, ainda hoje vinha um A3 TDI à minha frente e deixei a estrada toda para o gajo tal era a fumarada. Um tubinho a sair do escape para o nariz do gajo era remédio santo.
O ****** fazia questão de calcar quando passava por pessoal que ia a pé, isso a mim é que me revolta de todo.

Ele não merecia que o tirassem do carro e lhe espetassem duas bofardas bem dadas?
É cada anormal neste mundo.

Ele não merecia que o tirassem do carro e lhe espetassem duas bofardas bem dadas?
É cada anormal neste mundo.

Já me fizeram essa ***** por duas vezes, uma delas foi uma pick up da Nissan na Póvoa que deixou toda a gente que ia no passeio quase asfixiada porque a rua era entre prédios.
Outra foi nos Aliados outro anormal numa Hiace que parecia que o quarteirão estava a arder, aquela porcaria é nojenta.
O artista de hoje parecia muito divertido com essa brincadeira, ia devagar e só quando passava pelas pessoas que iam a pé é que fazia questão de os deixar na escuridão.
Mas como já vi um tipo em Famalicão numa Vectra a "fumar" dois polícias que estavam no passeio já me acredito em tudo, eles até já pensam que é normal os carros deitarem aquele fumo.
Não tenho nada contra modificar os carros ou o prazer que isso lhes dê, agora poluição é que não. Seja gasóleo ou gasolina, o nosso gozo não pode afectar o bem estar dos outros.

Voltar
Superior