Ibiza 130 ou 75????

CMateus

New member
Bom dia.
Estou a pensar adquirir uma carro comercial em segunda mão. Uma amiga minha vende-me uma ibiza de 75cv, com 17Kkm de 05/05. Mas eu gostava de adquirir um carro que ande melhor, uma vez que vai ser para o manter durante muitos anos ( e não só…). Tenho algumas questões, se me puderem ajudar agradecia.
Que tal é o motor 1.4 TDI (3 cilindros e 75cv)?
As ibizas de 130 que vejo à venda são quase todas de 2003 com cerca de 20/30 Kkm. Sabem-me dizer se os modelos desse ano tem alguma anomalia?
Já agora sabem dizer-me também quais os consumos das ibizas de 130? Tanto a andar na poupa, como a puxar!!?
E por ultimo qual a vossa opinião:
Ficavam com a de 75, que tem garantia e a saber de onde vem, ou esperavam por uma de 130 em bom estado que pode ou não aparecer??

Usado por usado, mas depressa ia para o de 75 Cv porque coneces o dono anteriror!

Eu, nunca comprava um de 130 usado, a não ser que conhecesse muito bem o dono...

Não são carros assim muito muito para o fiável, mas existe bem pior!

..eu ia no 75...mas sem grandes dúvidas..
o 130 pode ser um tiro no escuro!!

mas por exemplo pra mim 75 cv chegavam bem prás encomendas...

boa compra!!

comprei um de 130 usado e ate agora 5*. em termos de consumos, a andar depressa nunca passei dos 6.8l/100, e devagar ja consegui fazer 5.8l/100 (percurso misto).

em termos de anomalias, nunca ouvi falar em problemas com os modelos de 2003, ha excepçao de andarem bem [:I]

cumps

Depende mto do que tu procures num carro... Potencia, prazer de condução, adrenalina, vai pro de 130... Se axas que um de 75 "chega pras encomendas", se so quiseres o carro pra andar por ai sem grandes pressas, compra...

Pessoalmente kando comrpei o meu, tava indeciso entre o ibiza 130 e o corolla 1.4 d4d... Comprei o corolla... mas isto sou eu... ;)

O de 130 cv é um pouco comilão, o de 75 cv é um bom motor e já tem algum "andamento" e é bastante económico, agora tens de ver e pensar muito bem e ver qual é o que se adapta a ti.

Na circunstâncias que referiste, eu teria tendência para ir para o de 75 cv.
Agora é facil compreender que os 130cv são uma atracção. Mas olha que as coisas às vezes têm que ser bem medidas...;)

A minha cara metade tem um 206 HDI que ja serve muito bem para o dia-a-dia e alguma diversão.

Já conduzi igualmente um Ibiza 1.4 TDI e tendo mais 7cv e 50Nm que o Peugeot, mexe-se muito bem, gasta pouco, ou seja, é um carrinho muito á maneira...

O de 130cv, é outro mundo, mas como já te disseram se comprares num stand nunca sabes de onde veio...pode ser um risco, mas que é uma tentaçao é. E com o pé levesinho consegues muitos bons consumos. Tenho um amigo que tem um Golf 130 e de Cascais a Lisboa em andamento misto conseguiu fazer 4.8l/100km...Eu nem quis acreditar

citação:Originalmente colocada por CMateus

As ibizas de 130 que vejo à venda são quase todas de 2003 com cerca de 20/30 Kkm. Sabem-me dizer se os modelos desse ano tem alguma anomalia?

E já agora, de uma velhinha que só sai com ele para ir às compras. [}:)][}:)][}:)]

Acredita quem quer!

Se a menor potência do 75 não for problema, força. Mexe-se realmente bastante bem (evidentemente nada comparável ao 130). Só há uma coisa que me faria ficar longe desse 1.4: o ruído do TDI. Peço desculpa aos apreciadores e, reconhecendo o bom andamento, não suporto o barulho desse motor.

Porque acham que o de 130 tá mais puxado?
É que andar a puxar um Ibiza 1.9 130cv com 330NM é andar sempre acima dos 180 e não deve ser nem preciso puxar mto.
Enquanto k o de 75, certamente é necessário puxar bem mais por ele.
Além da diferença de CC's!
Qto a consumos já é outra historia!

com sorte apanhas um que já fez a rodagem na vasco, já vem reprogramado e com um turbo diferente ! :D

mal por mal o de 130 sempre, mas a ficar escrito no contrato que é mediante teste de compressao, vistoria na Seat e comprovação de kms reais [8)]

citação:Originalmente colocada por antoniop

Se a menor potência do 75 não for problema, força. Mexe-se realmente bastante bem (evidentemente nada comparável ao 130). Só há uma coisa que me faria ficar longe desse 1.4: o ruído do TDI. Peço desculpa aos apreciadores e, reconhecendo o bom andamento, não suporto o barulho desse motor.

Raelmente, parece um cacilheiro...[xx(]

O problema que podes desconhecer é que muitos ibizas de 130 nao estao de origem. Sao carros (alguns como e obvio) que sao reprogramados e muitas vezes andam em picanços.

A probabilidade de arranjar 1 bastante danificado é alguma.

Abraços

com sorte apanhas um que já fez a rodagem na vasco, já vem reprogramado e com um turbo diferente !

mal por mal o de 130 sempre, mas a ficar escrito no contrato que é mediante teste de compressao, vistoria na Seat e comprovação de kms reais
--------------------------------------------------------------------
Eu sou da zona norte.Quanto muito tema rodagem feita na IC.
Já vi uma de 130 perto de minha casa e estava impecável. Era de um particular e datava do 03, tinha 30Kkm.O gajo pede 16K€. É normal aceitarem esse tipo de contractos que referiu acima. Obrigado.

citação:Originalmente colocada por CMateus

com sorte apanhas um que já fez a rodagem na vasco, já vem reprogramado e com um turbo diferente !

mal por mal o de 130 sempre, mas a ficar escrito no contrato que é mediante teste de compressao, vistoria na Seat e comprovação de kms reais
--------------------------------------------------------------------
Eu sou da zona norte.Quanto muito tema rodagem feita na IC.
Já vi uma de 130 perto de minha casa e estava impecável. Era de um particular e datava do 03, tinha 30Kkm.O gajo pede 16K€. É normal aceitarem esse tipo de contractos que referiu acima. Obrigado.

e aí no norte nao se fazem comparativos ?

alguns dos carros mais fortes até andam aí por cima.... [:p]

se nao têm nada a temer, ha que fazê-los :)

Os Ibiza TDi de 130cv de 2003 são exelentes motores quer em termos de fiabilidade quer prazer de condução! As de 2003 teem caixa de 6vel. longa onde neste campo são melhores que as FR de 2004 e em caso de repro o motor caixa sai mais beneficiado caso exista!
Os consumos normais rondam os 5.5 a 7 litros 100km

O Ibiza TDi 1.4 de 75cv é um motor de um excelente binario, onde as prestações são muito boas para a cilindrada. Detem de uma caixa curta onde os andamentos se tornam vivos numa condução dinamica.
Os consumos rondam os 4.0 a 5.5 litros 100km

Em termos de manutenção/fiavel o 1.4 é mais economico e menos dispendioso embora os componetes em ambos os motores sejam iguais( correias, filtros, etc etc)[8D];)

Voltar
Superior