Humm... UMM... HUMMFP!

bizarro

Well-known member
Depois de alguns km a bordo de um Samurai onde fui muito feliz (gostei imenso do carro) e de este ter sido vendido iniciei a pesquisa por um Novo 4x4.

Tinha definido como prioridade a comprar de um carro que me permitisse ir a Marrocos (até abri um tópico e tudo! [:D].

Das várias opções existentes, apenas 2 me cativavam realmente. Um deles algo limitado em TT e a outra opção é reconhecido como algo "problemático". Se a isto juntarmos alguns anos em cima.. é mais uma fonte de despesa que de diversão.

Quando comecei a ver os valores dos carros em causa, os respectivos estados de conservação e o que isso significava em termos de investimento, adiei um pouco essa vontade.

Em parte, o negócio que me apareceu para este modelo ajudou à decisão. É um jipe que sempre quis ter, com bastantes limitações para viagens e estrada, mas é um Puro e Duro a 100%.

Até agora as voltinhas têm-se resumido a uns km em terra batida, pois não tenho tido companhia para grandes aventuras, mas este fim de semana já lhe faço um test drive completo!

geral_1.JPG

geral_2.JPG

A esticar as molas...

Imagem0149.jpg

Já fiz algumas experiências com o UMM fora de estrada.

Relativamente ao Samurai é curioso verificar como as baixas neste carro são mesmo curtas e necessárias.

O Samurai conseguia fazer percursos de areia em primeira sem grande dificuldade.

O UMM mesmo em primeira perde imensa força e é necessário ligar as baixas para andar à vontade. Com as baixas ligadas (e como são muito mais curtas que o Samurai) os obstáculos são ultrapassados com muito mais calma e estilo do que no Samurai.

É, também, muito mais confortável que o Samurai. A suspensão absorve melhor as irregularidades, só se notando maior desconforto nos bancos de trás.

Em termos de condução em pisos rápidos é muito mais engraçado de conduzir que o Samurai e dá mais confiança, infelizmente o 2.3d não dá para grandes velocidades. Gostava de experimentar um 2.5 td para sentir as diferenças.

Da experiência que fiz em pisos mais torcidos, a suspensão limita (normal das molas de carroças..) um pouco as aventuras, uma vez que as rodas têm tendência a levantar do solo com alguma facilidade com as consequentes perdas de tracção.

Em lama porta-se relativamente bem com a ajuda (e muito..) dos pneus. Meti-me numa aventura sozinho que quando dei pelo buraco onde estava nem sei como sai de lá. Falta-me explorar lamaçais um pouco maiores para ver como é que se porta comparativamente com o Samurai.

Em alcatrão é ir pelas nacionais, já que nos 70 - 80 km/h dá para andar lá dentro.. mais do que isso é uma tortura para o carro e respectivos ocupantes!

Mas com o espírito certo, vai-se bem!

Conclusão:

- Aprovadissimo!! [:blush:][:blush:]

Próxima fase: montagem de faróis auxiliares!

Os UMM's em vermelho ficam muito bem. Está porreiro o teu. :)

Quantos kms é que tem?

Eu sempre gostei muito dos UMM... ainda hei-de ter um dos últimos modelos já com o tablier moderno.

1278774617_104559480_2-UMM-TDI-de-1993-Branco-Castelo-Branco-1278774617.jpg

Fosse ele mais económico e fizesse eu menos km no dia a dia, eu andava com ele todos os dias.. dá uma condução bastante tranquila.

Este conta com 224 mkm, praticamente todos ao serviço dos Bombeiros.

Desconfio que o motor já não é o de origem por três razões:

- Custa-me a crer que um carro que andou mais de 20 anos ao serviço dos bombeiros com as dificuldades de dinheiro para manutenção, com saídas de emergência a fundo sem qualquer pré-aquecimento tenha saúde;

- Tendo em conta a utilização, o motor responde muito bem. Muito solto e com um andamento muito saudável;

- O motor tem uns números escritos à mão em amarelo, pelo que ou houve reparação ou foi comprado a um sucateiro.

[:blush:]

Sim, os Alter atmosféricos eram 2.5D.

Ó Bizarro tens a certeza que o teu é 2.3? [:confuso]

Este Alter é dos primeiros de todos, é de 1985, sendo a sua desifnação de Alter I. Se repararem na porta atrás é, ainda, como nos cornil, com a janela a abrir para cima e a parte de baixo em compasso.

Exemplo do Cournil:

39269946_6.jpg

Os primeiros modelos vinham com os dois motores, ou com o 2.3d ou com o 2.5d, era à escolha do freguês! [:D] O meu é 2.3d, pelo menos segundo o livrete.

O carro nas fotos tem bom aspecto, mas tem alguns pontos (principalmente algumas ferrugens) que precisam de ter retocadas, mas está bastante saudável!

Última edição:
Esclarecido!

Os 2.5 tinham 75cv não era? e os 2.3? uns 65?...

Esta falta de potência nota-se mais em estrada... fora de estrada fazem menos falta os cavalos... a não ser na areia, estou correcto?

Cumprimentos e bons passeios com o UMM [;)]

Esclarecido!

Os 2.5 tinham 75cv não era? e os 2.3? uns 65?...

Esta falta de potência nota-se mais em estrada... fora de estrada fazem menos falta os cavalos... a não ser na areia, estou correcto?

Cumprimentos e bons passeios com o UMM [;)]

Depende da versão 2.3 que tenha lá dentro, ou tenho 66 ou 70cv.. é a loucura! [:blush:]

O carro surpreende-me pelo andamento que consegue ter, muito solto. Nota-se a falta de força principalmente nas subidas mais longas em estrada, mas confesso que estava à espera de pior. Nem sei se não mora lá outro motor..

Da experiência que fiz, curiosamente em areia, com tracção às 4 o carro morre e muito. Em lama vai aguentando-se bem. Se fores percursos para fazer em primeira com mais valas/subidas, também perde um bocadinho.

Curiosamente assim que se ligam as redutoras aguenta-se muito bom e é tudo feito de forma muito tranquila.

Ou seja, em altas fora de estrada nota-se a falta de força do carro, mas com as baixas esse problema é totalmente resolvido.

Última edição:
Muito porreiro... [;)]

Para ser melhor devia era ser o descapotavel...[;)]

e o turbo [;)]

Em Lisboa, na Almirante Reis, costumam estar 2 exemplares perfeitamente recuperados [:D] [;)]...

Ele agradece todos os elogios! [:D]

Também gostava que fosse o turbo, mas olha qu o 2.3d dá uma condução muito despreocupada e tranquila!

Relativamente ao descapotável, é fácil de fazer! É só preciso alguns € para a capota e respectiva armação.

Já começa a dar chatisses...

O meu pai saiu hoje com o bicho e entrou um mudança e já não sai... ficou permanentemente em terceira! [:)]

A ver o que ai vem..:sh)

Já começa a dar chatisses...

O meu pai saiu hoje com o bicho e entrou um mudança e já não sai... ficou permanentemente em terceira! [:)]

A ver o que ai vem..:sh)

Nada de especial.. apenas umas folgas da caixa que impediam o normal funcionamento da mesma! Ficou resolvido com um toque e tem andado sem se queixar.

Hoje estive de volta dele um bocadinho à tarde e fui dar uma voltinha fora de estrada. Descobri um local muito interessante a 5 minutos de casa! [:)] Acho que já tinha visto umas fotos do Xonix por lá, mas com lama está um espectáculo!

Fica um video do esticar de molas.

http://www.youtube.com/watch?v=EvUL0K82NI8

Hummm pista da Serra de Carnaxide deve tar mm boa ag c estas chuvadas [;)] belo UMMer tuga... grandes máquinas sejam eles quais forem apr:)

Tens razão Guzz tb já vi esses 2 mt bem recuperados [:cool]

Voltar
Superior