Horarios de trabalho

Brabus

New member
Gostaria que alguem me ilucida-se uma questão que neste momento é uma realidade onde trabalho.

Pois bem, eu faço 29horas semanais(part-time) 5 horas 4 dias e 9 horas 1 dia.
O que dá 29horas semanais. Até aqui tudo bem.

Agora é o seguinte como temos grandes picos de trabalho a partir de um determinado dia do mês e um decrescimo acentuado de trabalho noutro. A soluçao que passaram por arranjar é Horarios Médios.

Ou seja como tem sido habitual desde sempre o horario tem sido o acima descrito porém neste momento tenho um horario do qual chego a fazer 7horas diárias algumas semanas de mais trabalho e em outras de menos, menos horas. Pois o que me foi dito é que o que interessa é sim o número de horas mensais.

Fazendo 7horas diárias o conceito de part-time deixa de exister em determinadas semanas.

Agora gostava de saber até que ponto isto é legal?

Última edição:
Quem me dera a mim ter horario certo [s)] [s)] ... entro as 8:30 e saio quando tiver tudo feito [s)] [s)]

Não sei se essa situação é legal ou não, não te posso ajudar ....

as empresas hoje em dia fazem tudo o que querem, eu tive um part-time durante 6 meses, em que numa semana fazia 20h outras 40 outras 30, depois horários repartidos por exemplo das 10 as 15 depois das 19 as 24... enfim um gajo tem que se sujeitar...

Horários de trabalho fixos?!?! O que é isso? Isso existe?! [:)]

Eu não tenho, e sei que sou explorado por um lado em termos de horários...por outro dúvido que me adaptasse a horários muito rigidos e fixos.

Quero a liberdade de decidir quando chego e quando saío...desde que o trabalho seja feito e que os compromissos sejam cumpridos não vejo qual o mal.

Claro que profissões há em que os horários são fundamentais e são um dos pontos criticos de sucesso.

Gostaria que alguem me ilucida-se uma questão que neste momento é uma realidade onde trabalho.

Pois bem, eu faço 29horas semanais(part-time) 5 horas 4 dias e 9 horas 1 dia.
O que dá 29horas semanais. Até aqui tudo bem.

Agora é o seguinte como temos grandes picos de trabalho a partir de um determinado dia do mês e um decrescimo acentuado de trabalho noutro. A soluçao que passaram por arranjar é Horarios Médios.

Ou seja como tem sido habitual desde sempre o horario tem sido o acima descrito porém neste momento tenho um horario do qual chego a fazer 7horas diárias algumas semanas de mais trabalho e em outras de menos, menos horas. Pois o que me foi dito é que o que interessa é sim o número de horas mensais.

Fazendo 7horas diárias o conceito de part-time deixa de exister em determinadas semanas.

Agora gostava de saber até que ponto isto é legal?

Eles só podem fazer isso desde que tivessem acordado contigo essa flexibilização, e tu tivesses concordado.

Partindo de uma situação em que eles decidiram unilateralmente sem perguntar nada ao funcionário está mal e será no meu entender ilegal.

Eles vão sempre defender-se dizendo que só fazes as horas me´dias mensais que já estavam contradatualizadas, contudo isso levanta outros problemas, se tivesses outra ocupação era evidente que iria brigar, tendo em conta que só esperavas fazer 5 horas por dia.

Entro ente as 7.30/8.00 e saio quando acabar o trabalho, tanto pode ser as 17.30(o horario normal) como pode ser as 20.00 ou 24.00, hoje por acaso já sai lol só estou aqui um pouco na net, mas vou já para casa, nunca tenho horario certo.

Entro ente as 7.30/8.00 e saio quando acabar o trabalho, tanto pode ser as 17.30(o horario normal) como pode ser as 20.00 ou 24.00, hoje por acaso já sai lol só estou aqui um pouco na net, mas vou já para casa, nunca tenho horario certo.

Isso de 7.30/8.00 é que não podia ser para mim...é o principal defeito da vida de trabalhador para mim -> manhãs e levantar cedo não é comigo, mesmo no bules funciono bem pior de manhã...raios para quem inventou a manhã [:)] [:)] [:)]

Já para chegar às 10h aqui ao bules é uma guerra comigo próprio e o levantar lololol

Isso de 7.30/8.00 é que não podia ser para mim...é o principal defeito da vida de trabalhador para mim -> manhãs e levantar cedo não é comigo, mesmo no bules funciono bem pior de manhã...raios para quem inventou a manhã [:)] [:)] [:)]

Já para chegar às 10h aqui ao bules é uma guerra comigo próprio e o levantar lololol

Também estou aqui as 8 para marcar presença, porque só começo mesmo a trabalhar a partir das 9(quando chega o meu irmão[:D])

as empresas hoje em dia fazem tudo o que querem, eu tive um part-time durante 6 meses, em que numa semana fazia 20h outras 40 outras 30, depois horários repartidos por exemplo das 10 as 15 depois das 19 as 24... enfim um gajo tem que se sujeitar...

Pois é o tal nome que apelidaram os tal hórario médio, uma treta!! Pois o conceito de part time deixa de existir pois faz-se muito mais horas!

Obrigado a todos pelas respostas.

já agora.. a carga diária de trabalho são 7 ou 8horas? já ouvi pessoas a dizer as duas.. penso ke sao 7 horas!!
e já agora.. nos dias não uteis qual é a percentagem que o patrao tem ke pagar a mais aos seus funcionários? [;)]

A ***** horaria são 8 horas = tempo inteiro.

Sim a carga horária são 8 horas...mas em certas e determinadas empresas e sectores isso é apenas indicativo [:)]

Supostamente a partir das 8 horas diárias (dependendendo do contrato de trabalho) deveria-se pagar horas extraordinárias...que penso serem pagas a 150% nos dias de semana

Mas tudo isto é meramente indicativo [:)] [8b] [8b]

Sim a carga horária são 8 horas...mas em certas e determinadas empresas e sectores isso é apenas indicativo [:)]

Supostamente a partir das 8 horas diárias (dependendendo do contrato de trabalho) deveria-se pagar horas extraordinárias...que penso serem pagas a 150% nos dias de semana

Mas tudo isto é meramente indicativo [:)] [8b] [8b]

Isto tudo deve-se essencialmente á tão falada crise de emprego! Por isso e muito mais temos que tar sujeitos ao que as empresas decidem e aplicam.

Isto tudo deve-se essencialmente á tão falada crise de emprego! Por isso e muito mais temos que tar sujeitos ao que as empresas decidem e aplicam.

Por acaso mesmo assim não tenho razões de queixa. Com o passar dos anos (também de outra forma não seria de esperar senão estaria a andar para trás) tenho melhorado neste ponto.

Também porque comecei em consultoria e agora tenho funções mais comerciais

já agora.. a carga diária de trabalho são 7 ou 8horas? já ouvi pessoas a dizer as duas.. penso ke sao 7 horas!!
e já agora.. nos dias não uteis qual é a percentagem que o patrao tem ke pagar a mais aos seus funcionários? [;)]

o conceito de carga diaria nao existe, existe sim uma semana horaria de 40 horas, que pode ser flexibilizada nas 3 seguintes para mais ou menos horas totais, desde que a media semanal se fique nas 40h.
o trabaho suplementar é remunerado a 50% na 1ºhora e 75% nas seguintes em dias de semana, podendo chegar aos 100% em domingos ou feriados conforme o CCTV em vigor.
e a proposito, as empresas nao fazem o que querem, mas sim o que a legislaçao diz, e neste (que nao em todos) aspecto, é bem clara.

Voltar
Superior