Higiene

Bom, deixo aqui um tópico que foi aqui colocado sobre uma coisa tão elementar na higiene como o Lavar de Mãos

Lavar as mãos (correctamente), também reduz infecções nos hospitais...

A agora faço uma observação, se lavar mãos é importante e é descrito como tal, não percebo porque razão de descura propositadamente algo de tão básico.

uma das causas é que na rua não se tem uma torneira sempre que apertamos a mão a alguem.

Já agora acrescento uma coisa curiosa, há mãos e mãos...ou seja á mais que por mais que se lavam tem sempre mais bacterias e microbios que outras mãos com menos lavagens.[;)]
Eu por acaso tenho sorte nas mãos que tenho[:cool:]

É bom ter hábitos de higiene, mas com bom senso.

Por um lado, estamos sempre em contacto com bactérias, por mais higiene que tenham. Por outro lado, nem sempre os ambientes estéreis são bons para a saúde. Muitas alergias devem-se a excesso de higiene.

O que é que as bactérias da boca têm haver com a gripe?
:confused:

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/16326

Como indicado pela Colgate:

Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Mas se quiseres mais:

http://www.colgate.com.br/app/Colga...e/BrushingandFlossing/CuidadoscomaEscova.cvsp

Com que freqüência devo trocar minha escova dental?
A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.

Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Pior que os manipulos das casas de banho públicas só mesmo os corrimões das escadas rolantes!

escalator2.jpg

Outro local limpinho:

897440765_5836bcc399.jpg

Última edição:
Já agora, sabiam que higiene a mais não é bom para o organismo? Porque assim, ha privação de desenvolver anti-corpos para um tipo de doença. Talvez por isso ha pessoas que á minima coisinha ficam uma semana na cama

Basicamente tomo duche quando acordo e quase sempre antes de jantar, dependendo do tempo que tenho, de resto lavo as mãos antes de comer.
Quando vou a um WC publico mijar não lavo as mãos:
1º Não mijo para as mãos
2º O "vascão" [:D], está mais limpo que as minhas mãos, visto que depois do banho é logo acondicionado e se tiver algum uso que não o acima indicado eu tomo outro duche a seguir.
Lavo os dentes 2 a 3 vezes por dia, mas com lavagens de 4min, e não de passar a escova como muitos.

Tomo banho todos os dias, lavo as mãos sempre que vou à casa de banho e antes de comer, lavo os dentes 3x dia e a escova mudo-a de 2 em 2 meses.

Última edição:
Mas se quiseres mais:

http://www.colgate.com.br/app/Colga...e/BrushingandFlossing/CuidadoscomaEscova.cvsp

Com que freqüência devo trocar minha escova dental?
A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.

Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Acredita no que quiseres (e nas fontes que quiseres... por mais duvidosas que sejam, como é este caso).
A verdade é que essa de trocar de escova após uma gripe não tem sentido nenhum. A gripe é causada por um vírus. As bactérias que existem nas escovas (desde a primeira escovagem) são as mesmas que todos temos na boca (e não nos livramos delas - e ainda bem!).
[;)]

A higiene é sem duvida alguma uma das grandes conquistas da humanidade, um factor importantíssimo na longevidade cada vez maior que atingimos...

...no entanto não posso deixar de dizer que a condição ideal não é a desinfecção ou a esterilidade do meio:

Num organismo saudável, existem mecanismos mais do que suficientes para debelar potenciais infecções de agentes normais, e que sempre existiram, muitos até há mais tempo que nós...só quando o potencial de patogeneicidade é elevado é que são necessárias medidas externas( antibióticos...)

A exposição a agentes patogénicos ou agentes infecciosos é saudável, mantém o nosso sistema imunitário em alerta, e literalmente ensina ao sistema imunitário quais os agentes a combater, quando combater, em que extensão combater, quais os inofensivos, mantendo esta informação ao longo de toda a vida da pessoa...

O ultra proteccionismo que afecta cada vez maior quantidade de crianças em todo o mundo leva a que seja cada vez mais tardia a exposição benigna a estes agentes, levando a que o sistema imunitário ainda imaturo devido á falta de contacto com estes agentes apesar da idade avançada do individuo, reaja de forma mais violenta, provocando doenças que resultaram em parte de cuidados de higiene "excessivos"

É saudável em larga medida, e faz parte do crescimento/aprendizagem das crianças tocar em coisas, levar as mãos a boca, comer areia/terra...

Como em tudo moderação é a palavra chave...nada de extremismos quer de uma parte quer de outra

Bem, se calhar fiz da maneira errada este tópico, devia ter posto uma votação, pois não quero apontar o dedo a ninguém, dêm sugestões.
Eu quando vou à casa de banho lavo as mãos depois, e só se as tiver muito sujas é que as lavo antes.
Tomo sempre banho de manhã, e lavo os dentes, no máximo, 3 vezes por dia, pois quando tou na faculdade e tenho que almoçar na cantina, não os lavo e é raro lavar as mãos antes da refeição quando lá vou.
E mudar de escova é às vezes de seis em seis meses[8b] sei que deve ser mais cedo.

Outra altura adequada para lavar as mãos é depois de mexer em dinheiro, pois como está em contacto com as mãos de muitas pessoas é normal que tenha muitas bactérias. E acho que há pessoas que apanham infecções na pele e nos olhos devido ao dinheiro. Eu nem sempre faço isto, só quando dá jeito.[8b]
Não esquecer que usamos as mãos para coçar e assim é fácil espalhar bactérias pelo corpo.

Há colegas que têm os teclados dos portáteis com um resíduo gorduroso (pode ser gordura natural das mãos). Pelo menos o meu não tem em demasia. Uma vez tava um colega a comer batatas fritas e a mexer no teclado com a mão que tirava as batatas.

E acho que pelo menos nos restaurantes, quem trabalha na cozinha deveria utilizar luvas descartáveis.
Numa pro-teste de 96 ou 97 saíu um estudo acerca da higiene dos produtos vendidos em restaurantes de fast food. Era normal nas saladas existirem bactérias do tipo e-fecalli (penso que se chamavam assim) devido ao pouco cuidado aquando da sua confecção. Não sei se ainda hoje em dia é assim, mas não é por isso que me abstenho de lá ir.

desculpem o testamento

Numa pro-teste de 96 ou 97 saíu um estudo acerca da higiene dos produtos vendidos em restaurantes de fast food. Era normal nas saladas existirem bactérias do tipo e-fecalli (penso que se chamavam assim) devido ao pouco cuidado aquando da sua confecção. Não sei se ainda hoje em dia é assim, mas não é por isso que me abstenho de lá ir.

desculpem o testamento

Se no Macdonalds isso está assim, agora imagina como estará nos outros restaurantes... A comida do Mac, por aquele preço, é das mais seguras que podes comer.

Voltar
Superior