Nos últimos dias tenho visto muitos hibridos, sendo a maioria Honda e com matricula a partir de 2008 até ao ano passado.

Será uma boa alternativa ao diesel? A manutenção é cara ou barata? Quanto ao IUC ja ouvi dizer que são muito caros!
Alguém sabe alguma coisa sobre este genero de carros!?!
Como alternativa ao diesel, e se falarmos apenas do custo de combustível vs consumo, dificilmente compensa, especialmente em trajectos de auto-estrada e/ou ritmos mais elevados. Não é esse o terreno preferido deles.
Se discutirmos suavidade e ruído, já poderemos entrar por outro tipo de argumentação.
O custo de manutenção tem de ser analisado em "janelas" de tempo, porque se é verdade que um híbrido não tem FAP, turbos e afins, tem uma coisa chamada baterias. E o pack de baterias para um Civic Hibrido custa 2.600€ + IVA na Honda (PT).
Claro que num carro comprado novo e vendido com 7 anos, as baterias nunca sairão (em teoria) do período de garantia, um período muito maior do que o dado a turnos, FAP, injectores, etc.
Mas eu não assumiria automaticamente que o híbrido seja mais barato de manter.
A questão do IUC parece-me ser a mais pacífica, pois os híbridos têm normalmente emissões combinadas de CO2 ao nível do diesel equivalente (ou menos), e o resto é em função da cilindrada - igual ao diesel.
Acima de tudo, diria que um híbrido não ocupa exactamente o mesmo lugar de um diesel, nem o contrário.
Sao filosofias muito distintas.