Herança e Artimanhas

Isto passa-se noutros países desenvolvidos ou só mesmo em Portugal?
Passa-se em todo o mundo é quando menos esperas poderá estar a acontecer com o teu primo... [:p]

Eu tenho uns primos meus numa situação em que há uma empresa que factura uns 800k ano, e umas gaiolecas arrendadas no centro de uma vila. O pai já andou a dar dinheiro a um, depois deu mais a outro passado x anos. E diz que o dinheiro no tempo não interessa, que se deu 30k em 208 e 35k a outro em 2016 que ainda tem de dar 5k ao primeiro. Estás partilhas é que vão ser lindas, ainda por cima um trabalha na empresa, outro não, e no fim, são todos uns burros.

Eu já lhe disse se não me quer emprestar 40k em 2019 e que de dou 45k em 2030... mas ele diz que eu só sou sobrinho ://

A parte material parece-me mais simples. 3 casas = 3 irmãs ( a 1ª casa está atribuida desde sempre e a casa da praia por mim fica para todos sem stress, desde que a ocupação seja planeada)
O problema parece-me o $$$. A da 1ª casa gere o multibanco do pai muito antes de ele morrer. (eu consigo imaginar os abusos). Um dos filhos ate chegou a ameaçar usucapiao ha tempos....
Agora, vou ter legitimo acesso à conta bancária e vou vasculhar tudo! Tudo o que seja gastos injustificados ou sem ser para beneficio das 3.... voltam a por no monte
Nao consigo crer que se vao atrever a dizer "nao, porque não"

Se isto der para o torto, vamos para tribunal e impugno tudo que foi decidido e alego (e bem) que se aproveitaram de uma pessoa que nao estava capaz ( a minha mae tem um longo historial psiquiatrico)
A minha mãe anda numa "universidade senior"... pinturas, ingles, historia, etc... no final do ano recebe um diploma. A esperta foi a casa da minha mae e levou o diploma para tirar uma copia...
A minha mãe tem assinado varias cartas (das obras apenas suponho) e so lhe dizem "é preciso"

É essa a ideia. A auto-proclamada cabeça de casal tem que apresentar contas anuais e ter tudo arquivado. Vou pedir extractos da conta desde os ultimos 6 anos (se possivel 10). Sei que tem elevados custos bancários. Se a minha tia nao tiver arquivadas todos os extractos mensais do banco. Vou exigir que os custos bancários sejam por conta dela
Vou exigir faturas das obras (que duvido que existam), e denuncio às finanças se elas quiserem brincar

Eu tenho uma ideia de tudo o que nos faz sentido, onde procurar e exigir. Expus aqui o caso, só para nao exigir coisas que eventualmente nao seja lei, como o exemplo da compensação da casa antecipada 40 anos. Sei que legalmente volta ao monte, mas nao sei se posso pedir compensação. (acho que toda a gente aqui sabe quanto custa pagar uma casa ao banco e os custos acrescidos)

So mais uns fait divers para entreter :
- Quando meu avô ainda era vivo e estava acamado entre o sofa e o quarto, disse que estava farto de ver futebol e queria tirar a SportTV. O meu primo ao meu lado diz para mim "tiro tiro...vai é ja para minha casa" (a 1ªcasa mesmo ao lado)
- Um dia o meu primo estava a discutir com a minha mãe e diz que se quisesse a 1ª casa ja era deles por usucapiao ( aqui percebi porque ha tantas noticias más na CMTV )
- Existe outro imovel mixuruca numa aldeia e está alugado ha mais de 40 anos. Uma andou 2 decadas a receber a renda , e agora recebe a esperta. A minha mae contou-me que ela diz que vai receber mais 1 ou 2 anos e depois larga.... [:D]

ACHO que ja descobri uma solução para as casas :) A minha mae fica com uma, e a esperta com outra. A da 1ª fica sem nenhuma.
A minha mae fica tambem com a 1ª casa durante 40 anos, depois passa para a esperta mais 40 anos e finalmente vai para a outra e ficam ambas com 3 casa [:D][:D][:D]

Sem que me leves a mal, falas de ganância e tu és o mais ganancioso aqui. Porque não ajustaste as contas no momento de falecimento? A tua mãe tem alguma incapacidade mental ou é só "desleixada"?
a bem, isso não vai lá? Vocês não se davam todos bem antes da morte do teu avô?

Eu acho que te podes estar a esquecer duma coisa, a tua tia da primeira casa foi provavelmente quem cuidou do teu avô nos últimos anos de vida. Isto para mim vale mais de quaisquer 100k, só sabe o trabalho que é quem passa por isso.
Tu parece-me que estiveste sempre de fora, e quem está de fora racha lenha!

Sem que me leves a mal, falas de ganância e tu és o mais ganancioso aqui. Porque não ajustaste as contas no momento de falecimento? A tua mãe tem alguma incapacidade mental ou é só "desleixada"?
a bem, isso não vai lá? Vocês não se davam todos bem antes da morte do teu avô?

Eu acho que te podes estar a esquecer duma coisa, a tua tia da primeira casa foi provavelmente quem cuidou do teu avô nos últimos anos de vida. Isto para mim vale mais de quaisquer 100k, só sabe o trabalho que é quem passa por isso.
Tu parece-me que estiveste sempre de fora, e quem está de fora racha lenha!

É um trabalho que poderá ser pago, apenas. Não é por ser familiar que tem de ser pago a preço especial.

Exigir transparência e resolução de uma herança dentro do espírito da lei é ser ganancioso? É apenas isso que me parece estar a faltar. Familiares que usam e abusam sem passar cavaco a ninguém e um dia ficam sem tapete e ainda pensam que têm razão.

É um trabalho que poderá ser pago, apenas. Não é por ser familiar que tem de ser pago a preço especial.

Exigir transparência e resolução de uma herança dentro do espírito da lei é ser ganancioso? É apenas isso que me parece estar a faltar. Familiares que usam e abusam sem passar cavaco a ninguém e um dia ficam sem tapete e ainda pensam que têm razão.

E pago a quanto? Define-me lá um valor para 24h de supervisão, enquanto manténs a pessoa em casa? A minha família nunca conseguiu arranjar nada a menos de 3k mês, e no mínimo eram 3 empregadas em turnos. Sempre a cheirar na casa onde viviam os outros. Eu estive de fora, mas sempre ao lado da minha tia que cuidou da minha avó, só havia um tio mais conflituoso e mesmo assim sempre foi aceitando...

Viver com alguém nessa situação é um transtorno do caneco...

Eu não estou a dizer que ele está errado, ele tem a sua razão, mas não tomo lados nestas cenas. Não percebo como é que alguém só trata disto após 6 meses. Aliás, nem percebo como é que alguém não prefere fazer partilhas em vida. Partilhas depois da morte ou por testamento são a maior mrd que acontece às famílias.

E pago a quanto? Define-me lá um valor para 24h de supervisão, enquanto manténs a pessoa em casa? A minha família nunca conseguiu arranjar nada a menos de 3k mês, e no mínimo eram 3 empregadas em turnos. Sempre a cheirar na casa onde viviam os outros. Eu estive de fora, mas sempre ao lado da minha tia que cuidou da minha avó, só havia um tio mais conflituoso e mesmo assim sempre foi aceitando...

Viver com alguém nessa situação é um transtorno do caneco...

Eu não estou a dizer que ele está errado, ele tem a sua razão, mas não tomo lados nestas cenas. Não percebo como é que alguém só trata disto após 6 meses. Aliás, nem percebo como é que alguém não prefere fazer partilhas em vida. Partilhas depois da morte ou por testamento são a maior mrd que acontece às famílias.

Não mais do que 1.000 euros que é um valor acima do que cobra uma Unidade de Cuidados Continuados, ou mesmo cerca de 800 euros que será o que cobra em média uma estrutura residencial para idosos.

Se a tua família não arranjou nada a menos do que 3k por mês é porque não procurou muito longe. Eu diria mesmo que nem quiseram sair de casa e daí a três empregadas que referes...[;)]

Não mais do que 1.000 euros que é um valor acima do que cobra uma Unidade de Cuidados Continuados, ou mesmo cerca de 800 euros que será o que cobra em média uma estrutura residencial para idosos.

Se a tua família não arranjou nada a menos do que 3k por mês é porque não procurou muito longe. Eu diria mesmo que nem quiseram sair de casa e daí a três empregadas que referes...[;)]
Quem não queria sair de casa era a avó, que nasceu lá e queria morrer lá, e tinha capital para poder fazer o que queria. Esse valor que falas é completamente irreal, dado que por 800€ ninguém cuida 24h de um idoso e perde a sua vida para passar a viver noutra casa e fazer tudo....
A questão aqui é mesmo cuidar em casa, o enfiar o velho no lar é simples e barato... Provavelmente, não estás a a ver isto. Mesmo concordando bastante contigo noutros temas, nestes temas mais humanos, sei que és obtuso e não vale a pena [:D]

Quem não queria sair de casa era a avó, que nasceu lá e queria morrer lá, e tinha capital para poder fazer o que queria. Esse valor que falas é completamente irreal, dado que por 800€ ninguém cuida 24h de um idoso e perde a sua vida para passar a viver noutra casa e fazer tudo....
A questão aqui é mesmo cuidar em casa, o enfiar o velho no lar é simples e barato... Provavelmente, não estás a a ver isto. Mesmo concordando bastante contigo noutros temas, nestes temas mais humanos, sei que és obtuso e não vale a pena [:D]
É caro, é. Com os meus avós que morreram de velhos, portanto sem doenças a complicar, já há mais de 20 anos não se gastava menos de 2000€ com os dois em casa.

Conheço ambas as situações: cuidar em casa e num lar.

Se tens capital para cuidar em casa, siga. Se não tens capital para cuidar em casa, siga para um lar.

O que não faz sentido é um familiar querer cobrar 3k para tomar conta de um idoso. Se o idoso faz questão disso, das duas uma, ou existe muito boa vontade do familiar que acolhe, ou o idoso tem de bancar a despesa de eventualmente contratar empregadas.

Até porque isso inquina logo qualquer processo de decisão de acolhimento entre vários filhos. Se alguém está a receber 3k para ter o familiar em casa não está a fazer favor nenhum.

Tens procurado residências para idosos recentemente?
E em que zonas?

A experiência que tenho é diferente dessa. [;)]

Conheço ambas as situações: cuidar em casa e num lar.

Se tens capital para cuidar em casa, siga. Se não tens capital para cuidar em casa, siga para um lar.

O que não faz sentido é um familiar querer cobrar 3k para tomar conta de um idoso. Se o idoso faz questão disso, das duas uma, ou existe muito boa vontade do familiar que acolhe, ou o idoso tem de bancar a despesa de eventualmente contratar empregadas.

Até porque isso inquina logo qualquer processo de decisão de acolhimento entre vários filhos. Se alguém está a receber 3k para ter o familiar em casa não está a fazer favor nenhum.
Já concordamos mais, no entanto, não é o familiar que recebe 3k, é a família toda, inclusive esse familiar que vive cm o idoso e recebe os 3k para pagar às empregadas.

o que existiu na minha família foi sempre uma excelente vontade... No entanto, entre pagar a empregadas ou pagar a um familiar, no caso da família concordar, sempre pagar ao familiar.
Nisto das partilhas, eu sou mesmo honesto, acho que quem faz a velhice aos pais (em casa) acho que deve ficar com uma parte superior dos bens.

De qualquer das formas este problema acaba este século, daqui pra frente as pessoas vivem todas em T2 com um filho numa cidade urbana qualquer e os pais depois dos 70's são colocados num lar a definhar. É mais fixe cuidar do labrador bobi que do pai e da mãe. Já não vão existir famílias a coexistir numa mesma habitação, mesmo que possível.
Atencao que isto é só uma análise, pois eu também não pretendo ter pais em casa, dado que isso influencia imenso a privacidade, o conforto da vida do dia a dia, e até em demasia a educação dos netos. É só mm o que constato.

Eu podendo, gostaria de poder pagar a alguém que fique fique com eles na sua propria casa até ao fim, que acho que é a situação ideal

É caro, é. Com os meus avós que morreram de velhos, portanto sem doenças a complicar, já há mais de 20 anos não se gastava menos de 2000€ com os dois em casa.
O obtuso neste assunto vê-se perfeitamente que está de fora, e por isso, racha lenha!!!

E não acredito que sequer com esses 2k os empregados fizessem as 24h diárias, todos os dias da semana, é demasiado pouco.

E em que zonas?

Em Braga sei os valores e por menos de 2k mês não arranja sempre nada de jeito em lares +/-, se for um casal é mais fácil porque partilham quarto, mas é uma vida extremamente triste. Eu espero ir de vela quando já não puder conduzir e der trabalho os outros...

E já agora, desculpas ao Vasco por ter levado isto para o offtopic, mas dei-te as minhas sugestões, se não te satisfazes com uma casa e 1/3 do guito existente, siga com advogado e fecha o tópico, daqui por 15 anos vem dar os updates [:cool:]

Sim tenho, se precisares de lares a 800 euros manda PM. [;)]
Esse idoso que vai para esse lar deve ter menos condições que o meu cão, e é um cão rural!!!
Por 800€, não consigo acreditar que arranjes um lar digno para a velhice de alguém. Mas a palavra digno também tem muito que se lhe diga...

Já concordamos mais, no entanto, não é o familiar que recebe 3k, é a família toda, inclusive esse familiar que vive cm o idoso e recebe os 3k para pagar às empregadas.

o que existiu na minha família foi sempre uma excelente vontade... No entanto, entre pagar a empregadas ou pagar a um familiar, no caso da família concordar, sempre pagar ao familiar.
Nisto das partilhas, eu sou mesmo honesto, acho que quem faz a velhice aos pais (em casa) acho que deve ficar com uma parte superior dos bens.

De qualquer das formas este problema acaba este século, daqui pra frente as pessoas vivem todas em T2 com um filho numa cidade urbana qualquer e os pais depois dos 70's são colocados num lar a definhar. É mais fixe cuidar do labrador bobi que do pai e da mãe. Já não vão existir famílias a coexistir numa mesma habitação, mesmo que possível.
Atencao que isto é só uma análise, pois eu também não pretendo ter pais em casa, dado que isso influencia imenso a privacidade, o conforto da vida do dia a dia, e até em demasia a educação dos netos. É só mm o que constato.

Eu podendo, gostaria de poder pagar a alguém que fique fique com eles na sua propria casa até ao fim, que acho que é a situação ideal

Mas isso já é diferente, os 3k são para gerir os custos de apoio externo. Normal.

Nessa sugestão que dás, como resolver quando 7 filhos querem todos ser o escolhido para tomar conta dos pais e ficarem com uma parte superior do bens?

E em que zonas?

Em parte o que o Obtuso refere têm cota parte de verdade. A 8 anos atrás familiares meus tiveram também que por o meu avô no lar e cobrava 750€ mensais com condições dignas. Era um lar apoiado pela Santa Casa

Voltar
Superior