A parte material parece-me mais simples. 3 casas = 3 irmãs ( a 1ª casa está atribuida desde sempre e a casa da praia por mim fica para todos sem stress, desde que a ocupação seja planeada)
O problema parece-me o $$$. A da 1ª casa gere o multibanco do pai muito antes de ele morrer. (eu consigo imaginar os abusos). Um dos filhos ate chegou a ameaçar usucapiao ha tempos....
Agora, vou ter legitimo acesso à conta bancária e vou vasculhar tudo! Tudo o que seja gastos injustificados ou sem ser para beneficio das 3.... voltam a por no monte
Nao consigo crer que se vao atrever a dizer "nao, porque não"
Se isto der para o torto, vamos para tribunal e impugno tudo que foi decidido e alego (e bem) que se aproveitaram de uma pessoa que nao estava capaz ( a minha mae tem um longo historial psiquiatrico)
A minha mãe anda numa "universidade senior"... pinturas, ingles, historia, etc... no final do ano recebe um diploma. A esperta foi a casa da minha mae e levou o diploma para tirar uma copia...
A minha mãe tem assinado varias cartas (das obras apenas suponho) e so lhe dizem "é preciso"
É essa a ideia. A auto-proclamada cabeça de casal tem que apresentar contas anuais e ter tudo arquivado. Vou pedir extractos da conta desde os ultimos 6 anos (se possivel 10). Sei que tem elevados custos bancários. Se a minha tia nao tiver arquivadas todos os extractos mensais do banco. Vou exigir que os custos bancários sejam por conta dela
Vou exigir faturas das obras (que duvido que existam), e denuncio às finanças se elas quiserem brincar
Eu tenho uma ideia de tudo o que nos faz sentido, onde procurar e exigir. Expus aqui o caso, só para nao exigir coisas que eventualmente nao seja lei, como o exemplo da compensação da casa antecipada 40 anos. Sei que legalmente volta ao monte, mas nao sei se posso pedir compensação. (acho que toda a gente aqui sabe quanto custa pagar uma casa ao banco e os custos acrescidos)
So mais uns fait divers para entreter :
- Quando meu avô ainda era vivo e estava acamado entre o sofa e o quarto, disse que estava farto de ver futebol e queria tirar a SportTV. O meu primo ao meu lado diz para mim "
tiro tiro...vai é ja para minha casa" (a 1ªcasa mesmo ao lado)
- Um dia o meu primo estava a discutir com a minha mãe e diz que se quisesse a 1ª casa ja era deles por usucapiao ( aqui percebi porque ha tantas noticias más na CMTV )
- Existe outro imovel mixuruca numa aldeia e está alugado ha mais de 40 anos. Uma andou 2 decadas a receber a renda , e agora recebe a esperta. A minha mae contou-me que ela diz que vai receber mais 1 ou 2 anos e depois larga.... [

]
ACHO que ja descobri uma solução para as casas

A minha mae fica com uma, e a esperta com outra. A da 1ª fica sem nenhuma.
A minha mae fica tambem com a 1ª casa durante 40 anos, depois passa para a esperta mais 40 anos e finalmente vai para a outra e ficam ambas com 3 casa [

][

][

]