Head hunters

marcoaraujo

New member
Já recorreram a estas empresas (head hunters, executive search e similares)? Qual a vossa opinião? Existem muitas empresas nesta área em Portugal? Se sim, podem fornecer uma listagem (já pesquisei no google mas não encontrei grande coisa). Estou a falar de empresas que proporcionam ofertas de emprego qualificado e não as tipicas empresas de trabalho temporário.

Encontrei dois sites extrangeiros onde surgem ofertas de emprego que em alguns casos passam os 300,000€ anuais:

www.6figurejobs.com
Executive Jobs, Management Jobs & Executive Recruitment

No entanto (e pouco obviamente) a larga maioria das ofertas são para os EUA e UK. Existe algo do género por cá?

Também já fui contactado por alguma mas nunca me ofereceram nada que me fizesse dar o salto, mas é sempre conveniente deixarmos lá uma boa imagem, nunca se sabe o que nos podem oferecer amanhã!

Será que esses são mesmo bons? É que fui contactado por eles ainda nem 1 ano de experiência tinha, para Director de Produção [:D]

Fiquei um bocado pasmado, pois era óbvio que me faltava muita experiência para tal, embora fosse para uma empresa com 50 empregados!

Alguém me tinha recomendado, não sei é quem terá sido....

Eles não têm culpa se quem te recomendou deu informações empoladas, erradas ou insuficientes. Eles contactam para confirmar isso mesmo... ter uma entrevista com o potencial candidato e verificar a exactidão dos dados que possuem e adequação da pessoa ao cargo em questão.

Do contacto que tive com eles pareceram-me bastante profissionais. Mas já foi há uns 6 anos.

Eles não têm culpa se quem te recomendou deu informações empoladas, erradas ou insuficientes. Eles contactam para confirmar isso mesmo... ter uma entrevista com o potencial candidato e verificar a exactidão dos dados que possuem e adequação da pessoa ao cargo em questão.

Do contacto que tive com eles pareceram-me bastante profissionais. Mas já foi há uns 6 anos.

Provavelmente foi isso então. É que pareceu mesmo que houve ali um erro de selecção.

Seja como for ainda hoje me mandam mails, estão a par da minha situação, etc..

Nunca se sabe... [;)]

Eles contactam varias pessoas recomendadas ou que poderão encaixar no perfil.

Depois fazem uma entrevista para filtrar os potenciais candidatos.

Já recorreram a estas empresas (head hunters, executive search e similares)? Qual a vossa opinião? Existem muitas empresas nesta área em Portugal? Se sim, podem fornecer uma listagem (já pesquisei no google mas não encontrei grande coisa). Estou a falar de empresas que proporcionam ofertas de emprego qualificado e não as tipicas empresas de trabalho temporário.
Faz uma pesquisa como deve ser no Google e vais encontrar dessas empresas em Portugal.

Não são grande coisa, mas é o que há.

No UK este tipo de empresa faz a gestão da tua carreira, tal e qual como se fosse um agente.

Lidei com as 2 realidades e Portugal parece um país Africano...

Faz uma pesquisa como deve ser no Google e vais encontrar dessas empresas em Portugal.

Não são grande coisa, mas é o que há.

No UK este tipo de empresa faz a gestão da tua carreira, tal e qual como se fosse um agente.

Lidei com as 2 realidades e Portugal parece um país Africano...

Coisa que em Portugal pura e simplesmente não existe, ou quase.

Quantos recursos não andamos nós a desperdiçar?

Provavelmente foi isso então. É que pareceu mesmo que houve ali um erro de selecção.

Seja como for ainda hoje me mandam mails, estão a par da minha situação, etc..

Nunca se sabe... [;)]

Sim, eles dividem tudo por áreas e fazem um acompanhamento das pessoas que têm em "carteira", solicitam actualizações de currículos, etc.

O que eu achei curioso foi a salinha de espera que têm, para que os candidatos nunca se cruzem e nunca conheçam a identidade uns dos outros [:D]

São bons serviços. Quando acabei o meu curso em Toronto, recorri a um serviço de head hunters para ajudar-me a procurar para um emprego nos EUA(estava na Canadá com um visto de estudante. Logo, era bastante dificil trabalhar lá nessa situação). Acabei por mudar para Nebraska com a ajuda dessa empresa.

Coisa que em Portugal pura e simplesmente não existe, ou quase.

Quantos recursos não andamos nós a desperdiçar?

100% de acordo. A problema é que ainda temos muitos empresários com mentalidades provincianos no sentido de "Bem, conheco o fulano lá na esquina e, ele tem um 'jeito'.".

Ainda temos muito para percorrer para nos profissionalizar nesse sentido. Valorizar a experiencia e não o "jeito".

Que eu saiba eles é que nos procuram a nós e não o contrário.

Era o que eu ia dizer. Eles é que recorrem a nós (a não ser que vocês sejam 1 empresa) e não o oposto - por isso é que são "hunters".

Já fui contactado umas quantas vezes e chegou a entrevistas nas empresas clientes...mas não chegou a vias de facto por culpa minha...fiz mal :(

Não sei sequer se as seguintes existem todas, mas tenho aqui um lista que me deram. É questão de pesquisar:

Hegon Zehnder
Hire and Trust
RHM
Hidrick and Strugles
Jason Associates
Hays Finance
Hays Executive
Mercury Urval
Ray Human Capital
Ray and Burdenestein
Talent and Search
Boyden Portugal