Guiana Francesa

pensante

Banido
A Guiana Francesa é uma "França dos Trópicos" ,ou seja, tem um nível de vida, de segurança, infra-estruturas e de bem-estar semelhante à França?
Ou se pelo contrário é uma região tipicamente sub-desenvolvida, ou seja, com insegurança, caótica a nível de serviços de saúde e com elevado nível de pobreza?

Sempre tive curiosidade em saber e não consigo encontrar respostas, alguém tem uma opinião válida e fundamentada sobre o assunto?

O nível de vida e protecção social é semelhante. As leis são as mesmas. Há muitos franceses que, na reforma, preferem instalar-se na Guiana gozando do melhor clima.

Por acaso acho este tema algo curioso. Ate que ponto são diferentes estes países pequenos dos países europeus que os regem.

Tambem na America do Sul estou-me a lembrar do Suriname que é território Holandês ou o Haiti território francês ou Gibraltar territorio Inglês.

Existem imensos territorios espalhados pelo Mundo que pertencem a Inglaterra França Holanda Espanha etc. Tambem gostava de saber até que ponto a qualidade de vida é diferente do seu território Continental.

Tenho a ideia que são regiões autónomas como a Madeira e os Açores por exemplo. Mas não sei muito mais.

Última edição:
A economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e extração mineral. O departamento registra notável imigração ilegal, principalmente de brasileiros, haitianos, surinameses, atraídos pela possibilidade de obter renda em euros.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_francesa

bem se regista uma notável imigração ilegal é porque deve ter melhor nivel de vida do que os paises vizinhos.

Emigrantes do Suriname? Mas o Suriname é território Holandês.

Também temos a Martinica que é uma região ultramarina Francesa, com leis Francesas e Euro como moeda onde segundo se consta se está muito bem. Nem passaporte é preciso para lá irmos.

NAO ME LEMBRES DA MARTINICA, RUM!!! depois daquela pesquisa toda...

basta irmos a um mapa ou procurarmos por territórios administrativos. aparecem logo uma série de países.

sei que há muitos reformados franceses a quem o estado francês lhes paga reformas melhores para irem viver por X anos para o tahiti. isso é que era bom por aqui!

Agora tive a ver um mapa de PIB mundial e esses territorios apareciam com o PIB da França da Inglaterra ou dos States.

Ou seja, o nivel de desenvolvimento desses países tambem contribuem para a estactistica dos países que os regem. Logo a qualidade de vida nao sendo tão boa como em França ou Inglaterra deve ser bem melhor que os países que os rodeiam.

estive há 2 anos de férias na Ilha da Reunião - http://www.reunionisland.net/

Também território francês, mas no Oceano Índico, gostei muito mesmo, e em alguns pontos, em especial nas montanhas, é praticamente a mesma coisa de estar num país europeu evoluído, têm um problema é muito mais caro que França, e a moeda é o eur.

Última edição:
Por acaso acho este tema algo curioso. Ate que ponto são diferentes estes países pequenos dos países europeus que os regem.

Tambem na America do Sul estou-me a lembrar do Suriname que é território Holandês ou o Haiti território francês ou Gibraltar territorio Inglês.

Existem imensos territorios espalhados pelo Mundo que pertencem a Inglaterra França Holanda Espanha etc. Tambem gostava de saber até que ponto a qualidade de vida é diferente do seu território Continental.

Tenho a ideia que são regiões autónomas como a Madeira e os Açores por exemplo. Mas não sei muito mais.

O Haiti é independente há mais de 200 anos.[:D]

O Suriname é independente há 30.

Voltar
Superior