guia do automovel

Sou assinante do guia do automóvel há 20 anos e comprador assíduo já antes disso, recebi hoje o meu exemplar...foi com tristeza que, ao abrir a 1ª página, li o editorial, o exemplar que recebi será o último.......................lentamente todos os pequenos prazeres que tinha na vida estão a ser-me retirados, partindo do principio que tal é comum a 90% da população, que futuro terá um país de pessoas deprimidas, sem horizontes a quem retiraram todas aquelas pequenas coisas que nos tornam pessoas felizes no nosso dia a dia...........

Não tem a ver apenas com a situação do país. Com a massificação da informação online de fácil acesso (e grátis), é natural que uma revista como aquela não resistisse para sempre. A função original do guia é servir de base para possíveis compradores e vendedores. Hoje em dia, quantos é que se lembram de pesquisar a informação nesse formato? Muito poucos..

Algum tempo que não a comprava, mas desde 1989 foi a minha revista de eleição. Tenho muitos, mas mesmo muitos números.

E não comprava porque simplesmente as noticias são repetidas da AH. Ensaios e comparativos são na sua maioria muito semelhantes aos existentes na AH.

É o mal de não diversificarem...

Mas é (era) uma revista com o melhor conteudo em preços e tabelas de usados.

É uma pena, era assinante e sempre foi a minha revista favorita, por várias razões: era a única com teste ao usado (que achava imensa piada); tinha testes e comparativos de automóveis "da vida real" e não aqueles maquinões que o comum dos mortais nunca irá conduzir e muito menos comprar; e apesar de tudo continuava a ser a que mais e melhor informação dava, desde cotações de usados, informações sobre impostos, etc.
É verdade que foi perdendo progressivamente qualidade, páginas e os ensaios eram os mesmos do resto do grupo Motorpress.
Mas fiquei triste na mesma... sinais dos tempos...

Chegou a ser líder de mercado e a basear muitas discussões (negócios?) sobre preços de carros usados. Numa outra conjuntura e vigor do mercado automóvel deve voltar. Um pouco à semelhança da Volante que já "abriu" e "fechou" algumas vezes.

Falando na Volante, a renovada aposta do Balsemão desta vez durou pouco tempo, o que não deixa de ser surpreendente visto que até tem um programa de TV, que aprecio. Não é nenhum Top Gear, mas não deixa de ser melhor programa que outros com muito mais audiência!...

Eu nem sei à quantos anos era assinante mas tenho ideia que tenho todas as revistas a partir do numero 90 e qualquer coisa (e mais uma ou outra para trás).

Chegou a ser uma das revistas mais conhecidas e mais consultadas aquando a compra e venda de automóveis.

A nível de tabelas era mt completa. Ora isso tinha vantagens e desvantagens. Vantagens pois para consulta era mt boa, desvantagens porque cerca de metade ou mais da revista eram tabelas. Liam-se "meia dúzia" de páginas e o resto era sempre igual.

Para mim a GA do automóvel "morreu" quando deixaram de publicar os excelentes gráficos de acelerações, velocidades máximas, recuperações, etc. Quando era miúdo passava "horas" a olhar para os gráficos e a compara-los entre diversos modelos. Até nos usados tinham gráficos de testes de potência. Depois passou tudo para uns menos agradáveis números, tirando os gráficos, velocidade máxima e afins. Perdeu imensa piada.

Mas apesar de tudo continuei a subscrever e é com imensa pena que li a noticia no editorial. Aproveitei e subscrevi a AH durante 2 meses e qualquer coisa com o restante da assinatura.

A nível de entretenimento, acho que a Top Gear acaba por ser aquela que "enjoa" menos. Consigo praticamente ler aquilo tudo do principio ao fim sem me fartar e dar por mim a desfolhar páginas em segundos. É pena é que não se foquem em carros mais acessíveis e os testes acabam por ser um pouco como no programa de tv, com um pouco de "palhaçada" à mistura e pouco objectivos mas sem duvida que é engraçada.

Guia do Automóvel. Acabou?

Guia do Automóvel. Acabou?

Sabem por acaso o que está a acontecer? A revista Guia do Automóvel já não é publicada há 2 meses.

Voltar
Superior