Grand Punto - Esp

Já agora qual é essa necessidade de ter um ESP desligável que até é uma das queestões na compra de um carro!!

Boas.
Tens razão. Eu no meu - q n é Fiat- tenho a função de desligar, mas quando penso em fazer isso, algo me diz p ñ o fazer pois posso vir a arrepender-me...

Eu entendi, e não ponho em causa o que escreveste. Simplesmente acho que é um sistema que supostamente não devia ser necessário, porque quando carregamos com força no pedal do travão, é mesmo para ele parar na menor distância possivel, não devia precisar de nenhum sistema para fazer isso. Até parece que, se não tivesse aquele sistema, o travão não aplicava toda a força que pudesse, mesmo que eu carregasse a fundo![8b]

Já agora um esclarecimento o sistema é activado em função da "rapidez" com que se retira o pé do acelerador e se activa o travão e da velocidade a que se circula, deste modo o sistema quando detecta uma travagem de emergência acciona os travões na força maxima, liga os 4 piscas e "puxa" os cintos de segurança (os que têm pré-tensores)

Os 1º Citroen C2 (não sei se isso já foi resolvido) tinham um problema de excesso de sensibilidade a 120/130 era muito facil activar o sistema e complicado resolver a situação :( os carros travam mesmo a fundo :sh)

Já agora qual é essa necessidade de ter um ESP desligável que até é uma das queestões na compra de um carro!!

Posso dar a minha opinião. Para mim é uma questão de não tirar controlo ao condutor. Cada vez mais nos dias de hoje, o condutor é mais assistido e tem menos capacidade de decisão. Para mim isso é castrar as opções.

Tudo bem mas concordo que é um elemento de segurança importante e para muitos condutores é bom que não o possam desligar, se é que me percebem [:D]

O ESP entra em acção na altura em que o condutor perde o controlo do carro, por isso acaba por não retirar emoção. A chover ele até deixa o carro escorregar. Só quando se vai perder o controlo é que ele actua.
É claro que há ESP's que nem isso deixam.

No Mazda 3 só me entro 3 vezes em acção.

Uma porque provoquei o carro (forcei o carro e quando ele perdeu a traseira o ESP reagiu primeiro que eu a travar o carro)

Outra porque estavam -1º e a chover (Da segunda entrei numa rotunda rápido, e como estava um bocado de gelo a roda de tras direita fugiu. Imediatamente o ESP travou a roda para ela não fugir mais).

A outra foi numa curva apertada em que tive que travar a fundo para não bater. O carro acendeu logo a luz. Provavelmente porque deve ter equilibrado a pressão nos travões para corrigir a trajectoria.

O GPunto nunca me entrou em acção.

Sendo assim acho que não faz nenhum sentido desligar o ESP, porque conduzir nos limites não é para qualquer um nem para quelquer estrada.

Posso dar a minha opinião. Para mim é uma questão de não tirar controlo ao condutor. Cada vez mais nos dias de hoje, o condutor é mais assistido e tem menos capacidade de decisão. Para mim isso é castrar as opções.

Tudo bem mas concordo que é um elemento de segurança importante e para muitos condutores é bom que não o possam desligar, se é que me percebem [:D]
tirar controlo ao condutor? Antes pelo contrário ele devolve é o controlo.

Mas tb já estou habituado que aqui só há pilotos.

O ESP entra em acção na altura em que o condutor perde o controlo do carro, por isso acaba por não retirar emoção. A chover ele até deixa o carro escorregar. Só quando se vai perder o controlo é que ele actua.
É claro que há ESP's que nem isso deixam.

No Mazda 3 só me entro 3 vezes em acção.

Uma porque provoquei o carro (forcei o carro e quando ele perdeu a traseira o ESP reagiu primeiro que eu a travar o carro)

Outra porque estavam -1º e a chover (Da segunda entrei numa rotunda rápido, e como estava um bocado de gelo a roda de tras direita fugiu. Imediatamente o ESP travou a roda para ela não fugir mais).

A outra foi numa curva apertada em que tive que travar a fundo para não bater. O carro acendeu logo a luz. Provavelmente porque deve ter equilibrado a pressão nos travões para corrigir a trajectoria.

O GPunto nunca me entrou em acção.

Sendo assim acho que não faz nenhum sentido desligar o ESP, porque conduzir nos limites não é para qualquer um nem para quelquer estrada.

na semana passada fui fazer uma estrada bem sinuosa ao final de tarde, bem...a luzinha de aviso de ESP em acção não parou de piscar [br:)]

Mas os limites ate são bem razoáveis, é preciso provocá-lo bastante para isso acontecer.

[;)]

Sâo. Pensava que não tinhas o Sport.

Sabes alguma coisa dos preços dos pneus? Tenho que ver isso. Estou com curiosidade de saber quando vou ter que largar.

Sâo. Pensava que não tinhas o Sport.

Sabes alguma coisa dos preços dos pneus? Tenho que ver isso. Estou com curiosidade de saber quando vou ter que largar.

é um Sport Azulinho New Orleans [;)]

antes de comprar a carroça andei a ver nuns sites e vi preços a rondar os 1110/120€ por pneu.

Estou a pensar enche-los com azoto da 1ª vez que os for cruzar (frente para tras e tras para a frente) para tentar rentabiliza-los ao máximo.

Ja agora, utilizas a pressao 2.4 à frente e 2.2 atrás que vem referenciada no manual?

É que eu acho exagerada, o carro fica algo saltitante.

Sinceramente ainda nem vi a pressão dos pneus. Já devia ter visto, porque apesar de ter 4 meses já vai com 10.100km.

Este fim de semana vou ver isso e o nivel do oleo. Levou 400ml aos 4.700km, e não sei se vai precisar de mais oleo.

O ESP tem uma margem de actuação. Uns actuam um pouco mais cedo, outros mais tarde. Quando falei em tirar controlo, controlo é no sentido de cada vez o condutor decidir menos o que quer fazer, ter menos intervenção na condução. Por exemplo, ao considerares uma caixa automática, deixas de ter controlo sobre a embraiagem propriamente dita.
Estás a perceber o que quero dizer?

tirar controlo ao condutor? Antes pelo contrário ele devolve é o controlo.

Mas tb já estou habituado que aqui só há pilotos.

A resposta acima serve para aqui também.
Quanto à tua interpretação de aqui só haver pilotos, é contigo.
Só não tens o direito de me julgar pelos outros, tendo ainda por cima feito isso com base numa má interpretação do que disse.

Cumps [:cool:]

Voltar
Superior