GPS para Opel Astra - qual?

DavidM26

New member
Bom dia.

Tenho um astra gtc de 2007 e estava interessado em lhe meter um gps em forma de android.

Estou aqui indeciso entre estes dois:

https://www.ebay.com/itm/BLACK-7-AN...695783?hash=item3ad6e8fa27:g:7csAAOSwJH5aVbW3

https://www.ebay.com/itm/Black-Car-...571945?hash=item4d6d7fc569:g:EokAAOSwhcdakUbP

O primeiro parece ser mais simples e um pouco mais barato, mas o segundo parece trazer uns extras. Eu só estava interessado no GPS, mas features a mais a mim agradam.

Sendo eu um noob nisto, as minhas dúvidas são estas:

Aquilo do OBD scan é útil? O segundo também faz referência a um CAN BUS decoder, para que serve, e é mais complicado de instalar?

Obrigado a todos e peço desculpa pela noobice.

o segundo com o OBD scan é a melhor opção https://www.ebay.com/itm/Black-Car-...571945?hash=item4d6d7fc569:g:EokAAOSwhcdakUbP

basicamente tens um dongle que liga á porta OBD2 do carro e depois emparelha via bluetooth e com o programa Torque podes ver erros que ocorram quando o carro tem alguma coisa, e ver outras coisas que não tens no quadrante, é explorares a coisa vale bem apena ter isso no carro, é basicamente uma maneira de ver o que se passa com o carro sem recorres á oficina para fazer um diagnostico, podes fazer logo ali no carro...

de resto quanto mais funcionalidades melhor...

o segundo com o OBD scan é a melhor opção https://www.ebay.com/itm/Black-Car-...571945?hash=item4d6d7fc569:g:EokAAOSwhcdakUbP

basicamente tens um dongle que liga á porta OBD2 do carro e depois emparelha via bluetooth e com o programa Torque podes ver erros que ocorram quando o carro tem alguma coisa, e ver outras coisas que não tens no quadrante, é explorares a coisa vale bem apena ter isso no carro, é basicamente uma maneira de ver o que se passa com o carro sem recorres á oficina para fazer um diagnostico, podes fazer logo ali no carro...

de resto quanto mais funcionalidades melhor...

Soa-me muito bem então. Obrigado pela resposta!

CAN BUS decoder é um 'sistema' que faz com que os comandos do volante do rádio original fiquem a funcionar por exemplo.
Coisas como o aviso de portas abertas que também aparecem no rádio, entre outras coisas.

Mas é preciso algum tipo de programação ou é algo plug & play?

Obrigado

é tudo plug and play não te precisas de preocupar com nada, sacas o radio origem, e instalas o novo, apenas tens de passar o a antena GPS pelo pilar A do lado do passageiro até ao radio que a antena GPS fica junto ao espelho retrovisor...

mais tarde se quiseres adicionar camera de marca atrás também é bastante simples a instalação...

como podes ver na imagem o nº 21 é a caixa CAN BUS que vai permitir que tal como o radio de origem mantenhas os comandos do volante...

s-l1600.jpg

Estou a perceber, parece-me fácil a instalação também. A câmara de estacionamento traseiro também já está a caminho mas deduzo que seja só fazer o furo, passar o cabo por dentro e liga-lo ao rádio.

De novo, muito obrigado pela ajuda!

Estou a perceber, parece-me fácil a instalação também. A câmara de estacionamento traseiro também já está a caminho mas deduzo que seja só fazer o furo, passar o cabo por dentro e liga-lo ao rádio.

De novo, muito obrigado pela ajuda!

sim a camera traseira há de trazer o esquema de ligações e como é montada, basicamente depende de modelo para modelo a minha é ligada ao farol de marcha atrás e depois vai o fio de sinal de video até ao radio, assim que engreno a marcha atrás acende o farol e liga a camera e fico a ver o que está atrás do carro, muito bom para auxiliar a estacionar...

quando tiveres tudo vais ver que isso é fácil de montar sem grandes dificuldades...

sim a camera traseira há de trazer o esquema de ligações e como é montada, basicamente depende de modelo para modelo a minha é ligada ao farol de marcha atrás e depois vai o fio de sinal de video até ao radio, assim que engreno a marcha atrás acende o farol e liga a camera e fico a ver o que está atrás do carro, muito bom para auxiliar a estacionar...

quando tiveres tudo vais ver que isso é fácil de montar sem grandes dificuldades...

Normalmente, é necessário ir buscar corrente à luz de marcha trás para a camera ter energia, tal como se faz nos sensores de estacionamento, de resto é só passar os cabos até ao rádio.
Ao fazeres marcha trás, o rádio mostra logo a imagem da camera.

Normalmente, é necessário ir buscar corrente à luz de marcha trás para a camera ter energia, tal como se faz nos sensores de estacionamento, de resto é só passar os cabos até ao rádio.
Ao fazeres marcha trás, o rádio mostra logo a imagem da camera.

normalmente, mas há situações que não o próprio cabo de sinal de video tem a alimentação em conjunto para ligar ao radio e o canbus no radio faz o resto, dai eu ter dito depende de camera para camera...

Voltar
Superior