[Antevisão] GPL, que futuro?

eu vou pela lógica do "gasta mais a gasolina, logo consome mais, seja a gasolina ou gpl". isso não está em discussão. se gasta mais gasolina, também gasta mais gpl, daí os gastos serem sempre maiores num carro que consuma 10 ou 12 do que num que é mais poupado e consome apenas 6. tanto vais gastar muito num combustível como no outro se o carro faz médias grandes. o preço do combustível é que é diferente nos valores por litro.
Retorno do investimento era o que se estava a falar.
E sim, o retorno do investimento da instalação do GPL é mais rápido nos carros mais gastadores.

pelo facto de abasteceres mais vezes? é isso? se assim é, tem lógica. mas também gasta mais aos 100, seja a gpl ou gasolina. era aí que eu queria chegar.

Gastas 70 a 80 euros mensais e queres meter o carro a GPL? Atestas uma vez por mês?

LooL és daqueles que agora porque a gasolina ficou cara, acha que descobriu a pólvora ao converter para GPL sem pensar em fazer as contas.

Como é que andas no dia a dia? Percursos curtos? Motor sempre frio?

1000km por mês, já corrigi o lapso atrás.

Atesto 1 vez todos os meses mais ou menos. Desde que o comprei em 2012 tinha ideia de meter GPL pois achava que compensaria mas nunca avancei. Sim vejo preços da gasolina exorbitantes e não estou para andar a pagar só porque sim.

pelo facto de abasteceres mais vezes? é isso? se assim é, tem lógica. mas também gasta mais aos 100, seja a gpl ou gasolina. era aí que eu queria chegar.
Nao pah....se o carro gasta mais, obviamente que como a gasolina é mais cara que o GPL, vai compensar mais rapidamente.

Não é só os KM/ano que tem influência...os consumos tambem !!!

Então afinal compensa ou não?
Ou vou ter que trocar de carro para um GPL

No teu caso e para os kms que fazes não compensa.

E a menos que na troca para outro carro a GPL a mesma seja ela por ela em termos de valores, ainda será pior negócio porque vais demorar ainda mais a recuperar o investimento (diferença entre o teu carro e o "novo")

Se gastas 80€ p/mês em gasolina e te custa dar esse € então deixa-te estar porque vais ter despesa bem maior no imediato se investires num kit de GPL ou na troca de carro.

No teu caso e para os kms que fazes não compensa.

E a menos que na troca para outro carro a GPL a mesma seja ela por ela em termos de valores, ainda será pior negócio porque vais demorar ainda mais a recuperar o investimento (diferença entre o teu carro e o "novo")

Se gastas 80€ p/mês em gasolina e te custa dar esse € então deixa-te estar porque vais ter despesa bem maior no imediato se investires num kit de GPL ou na troca de carro.

Compreendo, mas também não espero ter a retoma ao fim de 1 mês ou 1 ano.

Então afinal compensa ou não?
Ou vou ter que trocar de carro para um GPL

Basta fazer algumas contas de merceeiro, assim já vês se compensa

Gasolina 1.60€ se o carro gastar 6.5 lts 6.5x1.60=10.4€

Gpl 0.67€ deve gastar 7.5 7.5x0.67=5.025€

Se tiveres em conta as revisões do Gpl, velas mais caras e alguma gasolina extra vais poupar metade....

Se gastas 80€ por mês poupas 40€ então 1500€/40€ =37.5 são 3 anos.

Para fazer 1000km por mês, ou são feitos em 4 ou 5 viagens maiores onde tiras proveito disso, ou então a poupança vai ser marginal/nula.
apesar de não haver muitos problemas num sistema GPL bem montado e assistido, são sempre mais peças mecânicas e eletrónicas, portanto o risco existe.

Atenção que nem todos os carros a GPL precisam de velas especificas para trabalhar bem. Um bom instalador há-de saber quais

Já vão aqui umas quantas cenas acerca do GPL que deus me livre [:D]

Esqueçam, um sistema GPL bem instalado e a pessoa não vai ter chatices durante uns bons 5 anos no minimo dos minimos.

Mais depressa avaria outra coisa qualquer.

Já agora, estamos a falar de que carro, neapo ?

"Clio III fase II de 2006. De que me serve calcular os km que faço por ano? A mim interessa-me é saber o que poupo em gasolina, gasto 70 a 80€ mensais, não é muito difícil ver que em ano e meio a instalação fica paga. Mas se serve de algo devo fazer entre 800 a 1000km por mês."

Voltar
Superior