GPL - Dúvida sobre sistemas

Boa tarde, com o preço da gasóleo sempre a subir (muito mais do que a gasolina) GPL parece-me uma boa opção para fazer muitos km em EN e AE.

Tenho várias questões.

1 - Preços em média de cada tipo de kit

2 - Tipos de kit (desculpem a ingnorância mas só li por aí na net que existe aspirado para motores antigos com carburador e outros para sistemas de injecção)

3 - O GPL anda à volta de €0,67, quais são as vossas previsões em termos de aumentos nos próximos tempos (1,2, 3 anos),
Será que chegará algum dia perto do gasóleo e gasolina ? Eu acho que não porque estes últimos têm subido muito (o gasóleo sobretudo), e para isso era preciso que o GPL aumentasse brutalmente.

4 - Alguém tem dados sobre a evolução do nº de carros a GPL nos últimos anos em portugal? É que se isto alastrar muito (muitas pessoas a transformar carros) o estado vai querer tomar parte disso aumentando o ISP sobre o GPL.

5 - Todos os motores otto podem levar kit gpl ? Se sim até que preço chegará um kit para por exemplo um TSi 170cv ? Deve ser mais fácil, fiável e barato um kit num motor aspirada certo ?

6 - A nível de prestações ficam um pouco inferiores não é verdade ?

Espero que me tirem estas dúvidas porque daqui a um ano o mais tarde quero "despachar" o meu diesel de baixa cilindrada..

Última edição:
1-normalmente o preço é a partir dos 1600€ varia conforme a potencia e numero de cilindros dos motores.(o meu por exemplo ficou em 1880€ devido as factores mencionados anteriormente)

2-os kits mais recentes utilizados ca em portugal (sim porque ja ha mais avancados mas para variar nao sao legais neste canto) sao os kits de injeccao sequencial tem uma centralida que gere toda a injeccao em conjunto com a centralina do carro

3- quanto ao preço nao posso dizer nada sei desde a 4 anos para ca (desde que comecei a usar gpl) subiu 20cent coisa pouca em comparacao com a gasolina e diesel.

4-o parque automovel tem vindo a aumentar , quanto ao ISP axo que o governo nao pode mecher uma vez que este e imposto pela UE (mas nao tenho a certeza do que escrevi)

5-ha motores que é muito complicado(senao imposssivel) de instalar, penso que sao os motores de injeccao directa .que axo que e o caso dos motores TSI (mais uma vez neste ponto nao tenho certezas)

6-quanto as prestaçoes isso ja depende muito da potencia e binario dos carros ,por exemplo no meu antigo carro (90cv com um sistema antigo de gpl instalado)notava que tinha mais força em baixas mas em altas perdia, neste carro com mais potencia e com o kit mais recente nao noto grande diferença ou mesmo nenhuma so na carteira .

para teres uma ideia neste momento gasto cerca de 8,70 em cidade sem preocupaçao no acelerador ,num volvo S70 glt

passa por www.autogas.co.pt

Espera pelo e-Blase. Ele percebe bem disso [:D]

EDIT: Não estou com isto a dizer que o joao.abreu não percebe.

Última edição:
...

3 - O GPL anda à volta de €0,67, quais são as vossas previsões em termos de aumentos nos próximos tempos (1,2, 3 anos),
Será que chegará algum dia perto do gasóleo e gasolina ? Eu acho que não porque estes últimos têm subido muito (o gasóleo sobretudo), e para isso era preciso que o GPL aumentasse brutalmente.
..

Penso que o valor do imposto está assegurado por bruxelas durante mais 2 ou 3 anos.

Face à gasolina o GPL dificilmente não compensará algum dia, pois a diferença é enorme e o consumo é quase idêntico.

Face ao diesel colocam-se outras questões:

Neste momento um carro diesel consome pouco combustível caro.

O GPL consome muito combustivel barato.

É aqui que está a diferença.

Se imaginares um carro diesel a gastar 6 litros e um a GPL a gastar 10 (não é nada de disparatado, ainda por cima nos exemplos que dás), quando o gasóleo aumenta 5 cêntimos, aumentas 25 cêntimos no valor de 100 kms.

Se o GPL aumentasse os mesmos 5 cêntimos, aumentarias o dobro no custo por 100 kms.

Aqui existe a vantagem de que o GPL não tem subido com muita frequência, mas ainda assim percentualmente tem subido bastante (só que sobre um valor baixo).

A partir daqui é uma incógnita. O GPL depende do petróleo, e sendo em Portugal as coisas como são (a procura desmesurada do lucro por parte das petrolíferas) de um momento para o outro pode dar um salto apreciável.

Faz-me lembrar a apresentação que o Top Gear fez sobre o GPL em que terminaram com uma pergunta "Confia no seu governo ?".

Se imaginares um carro diesel a gastar 6 litros e um a GPL a gastar 10 (não é nada de disparatado, ainda por cima nos exemplos que dás), quando o gasóleo aumenta 5 cêntimos, aumentas 25 cêntimos no valor de 100 kms.

Portanto 6*5= 25, é só fazer as contas como o nosso primeiro [:D] [;)]

Boas! Olha tenho 2 Merc C180 e c200 Kompressor e não quero mais nada! Preços já foi tudo dito e quanto a consumos os meus a GPL gastam menos e andam o mesmo...

Basicamente tens 2 tipos de sistemas de GPL em Portugal:
Os aspirados e os de injecção sequencial.

Os aspirados devem ser apenas utilizados em carros de carburador. Há quem os monte em carros de injecção, mas têm diversos problemas, desde fazer perder rendimento (quer a GPL quer a gasolina) até desafinações algo frequentes e ratéres, que estragam muita coisa.

Para os carros de injecção, os recomendados são os de injecção sequencial, com um custo à volta dos 1600 euros (incluindo legalização).

A maior parte dos motores actuais podem ser convertidos, com uma excepção ou outra (raro).

Mas para te inteirares melhor deste assunto, recomendo duas leituras:

Este tópico ou o forum da especialidade (autogas).

Como já foi dito atrás o preço dos kits varia em função do número de cilindros e potência do carro. O meu custou 1700€ (4 cilindros, 102cv e depósito tórico de 40 litros úteis). É um kit de injecção sequencial que mantém todas as características do carro e é fácil de afinar a centralina.

Os kits aspirados são para esquecer, são utilizados em carros com carburador e mesmo aí dão muito trabalho com as afinações e são eles os responsáveis pela famosa perda de potência. Custam cerca de 500€.

Quanto ao preço que o GPL poderá atingir é impossível de determinar, no entanto os aumentos têm sido muito baixos visto que são em percentagem e sobre um valor baixo. Quando tive o primeiro carro a GPL nos anos 90 o GPL custava cerca de metade do preço do gasóleo e agora passados estes anos todos continua a ser metade.

Em princípio todos os motores são transformáveis, contudo há alguns que devido às suas particularidades criam problemas e não estou a falar de válvulas macias pois esse problema é facilmente ultrapassado.

Com os kits de injecção devidamente afinados a perda de potência é inexistente.

Para os motores de injecção directa já há kits da BRC pode pedir informações e preços :

http://www.autogerv.com/15/injeccao-directa-a-gpl---grupo-vw-e-alfa-romeu-.htm

Se vai despachar o seu diesel de baixa cilindrada para mudar para um carro de 170Cv, não deve esperar poupar dinheiro no combustível.

Boa tarde, com o preço da gasóleo sempre a subir (muito mais do que a gasolina) GPL parece-me uma boa opção para fazer muitos km em EN e AE.

Tenho várias questões.

Os mais caros, 1600 euros mais IVA. Se for mais caro, é porque já se estão a aproveitar da malta.
2 - Tipos de kit (desculpem a ingnorância mas só li por aí na net que existe aspirado para motores antigos com carburador e outros para sistemas de injecção)
E é isso mesmo. Praticamente há dois tipos, um para motores antigos a carburador, outro para motores recentes a injecção.
Nunca aumentará tanto. Apesar de ser derivado do petróleo, como já aqui foi dito, o sistema de impostos é diferente, e a sua procura não é tão louca como o gasóleo / gasolina.
4 - Alguém tem dados sobre a evolução do nº de carros a GPL nos últimos anos em portugal? É que se isto alastrar muito (muitas pessoas a transformar carros) o estado vai querer tomar parte disso aumentando o ISP sobre o GPL.
Isso é o mesmo que pedires os números do totoloto...
Mas se fizeres bem as contas, se calhar em 2 anos já compensa o investimento.
5 - Todos os motores otto podem levar kit gpl ? Se sim até que preço chegará um kit para por exemplo um TSi 170cv ? Deve ser mais fácil, fiável e barato um kit num motor aspirada certo ?
Sei de um 1.4TSI (não sei se o 140cv) que já levou com um GPL.
O preço deve ser os tais 1600 euros, não sei se mais um pouquinho... informa-te dos preços em instaladores.
Não. Em kits injectores, é perfeitamente impreceptível.
Espero que me tirem estas dúvidas porque daqui a um ano o mais tarde quero "despachar" o meu diesel de baixa cilindrada..
Eu só me arrependo de não ter convertido o meu mais cedo... como tal, para quê esperar?!

Espera pelo e-Blase. Ele percebe bem disso [:D]

EDIT: Não estou com isto a dizer que o joao.abreu não percebe.
Há quem saiba mais! O meu instalador por exemplo [:p]

Tenho várias questões.

1 - Se o carro for de carburador(não aconselho nada porque tenho visto cada um..), 1100€ é o preço comum. Se for de injecção, 1400 > 1700€ dependendo do nº de cilindros, depósito, etc..
2 - ler o ponto nº1
3 - 0.621 se aproveitares os fim-de-semana repsol nos postos aderentes onde descontam 0.05€. Previsões de aumentar? Se aumentar 0.02€ ao ano.... é muito.
4 - Acho que li 40000 em algum sitio
5 - Tsi 170cv? 2000€..... por ser de injecção directa. Atenção que nem todos mexem. Adianto-te já trabalho: um golf tsi 140cv a gpl...... http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=3742&st=0&sk=t&sd=a lê as páginas todas que há lá fotos! [;)]
6 - No meu querido Safrane que mais tarde descobri que tem uma peça que não devia ter e que por isso tira rendimento ao carro, não noto nada!

Já pus muita gente a pensar em GPL e tal.. aos poucos e poucos vejo-os a falar comigo para saber mais. Uma coisa é certa, devia ter posto há mais tempo. E só tenho carta desde 2006 [:blush:]

Então se andar a GPL, óbvio, gasta gás...fixe [;)]
A minha dúvida era pq por exemplo para ligar o carro e por algum tempo seguinte gasta gasolina...tinha essa duvida quanto ao a/c.

N há previsões sobre o preço do GPL-Auto, o q te posso dizer é q o seu preço n varia proporcionalmente c o do petróleo, tem aumentado bastante fruto de um aumento em 40% nos ultimos seis meses do propano/butano. Embora os aumentos sofridos, n espelhem nem pco mais ou menos o seu preço.
O GPL-Auto é mais caro q a gasolina e gasóleo, é o seu menor valor de imposto q faz o seu preço.

O n.º de carros anda acima dos 35000, estabilizou durante vários anos, e nos últimos tem andado a cresecer de maneira lenta mas estável.

Como já foi dito atrás o preço dos kits varia em função do número de cilindros e potência do carro. O meu custou 1700€ (4 cilindros, 102cv e depósito tórico de 40 litros úteis). É um kit de injecção sequencial que mantém todas as características do carro e é fácil de afinar a centralina.

Os kits aspirados são para esquecer, são utilizados em carros com carburador e mesmo aí dão muito trabalho com as afinações e são eles os responsáveis pela famosa perda de potência. Custam cerca de 500€.

Quanto ao preço que o GPL poderá atingir é impossível de determinar, no entanto os aumentos têm sido muito baixos visto que são em percentagem e sobre um valor baixo. Quando tive o primeiro carro a GPL nos anos 90 o GPL custava cerca de metade do preço do gasóleo e agora passados estes anos todos continua a ser metade.

Em princípio todos os motores são transformáveis, contudo há alguns que devido às suas particularidades criam problemas e não estou a falar de válvulas macias pois esse problema é facilmente ultrapassado.

Com os kits de injecção devidamente afinados a perda de potência é inexistente.

Para os motores de injecção directa já há kits da BRC pode pedir informações e preços :

http://www.autogerv.com/15/injeccao-directa-a-gpl---grupo-vw-e-alfa-romeu-.htm

Se vai despachar o seu diesel de baixa cilindrada para mudar para um carro de 170Cv, não deve esperar poupar dinheiro no combustível.

Eu não sei se o vou "despachar" e aquilo foi um exemplo porque é um motor porreiro.

Se mudasse depois logo se viria que carro transformava. Um Golf 1.4 TSi 170cv GT é muito caro, por isso não é opção.

Mas um 1.6 por exemplo é opção.

Ora dsc lá tar a aproveitar o tópico pra fazer questões, mas já agora em vez de criar um novo tópico, aproveito este!

Em primeiro lugar, qual é o tamanho minimo do "tó"??? Gosto do meu carro clean e detesto "tó" no carro... Até os de origem (q eram bem grandes) tirei...

Ouvi dizer q os sistemas actuais já ñ se notava diferenças a nível de potencia, ou mt pca... Mas tb já ouvi dizer q as coisas feitas por quem realmente sabe, era mt fácil conseguir até um rendimento superior a gás do q com gasolina... Alguém me sabe informar como isso funciona e se é realmente real ou apenas mais um mito???

Pra terminar, o meu carro é um ibiza 6k... Será q utilizar o espaço do pneu suplente já me daria uma boa autonomia???

Já agora, têm nocção do peso geral de um sistema de gás (no caso de o deposito utilizar só a zona do pneu suplente)...

Um abraço... []'s

Voltar
Superior