Google Chrome Operating System

Primeiro: estás a falar a sério quando falas em Autocad num netbook?

Segundo, tal como já foi explicado, as webapps podem funcionar offline, basta que tenham suporte ao gears..

Estou, e outras aplicações (SPSS, Netbeans, Packet Tracer) que vejo frequentemente na Faculdade, instalado em vários Netbooks.

E funcionam melhor do que se julga! [;)]

Este tópico de facto tornou-se num must...

1º - Só compra e só usa quem quer, quem acha o conceito útil, usa, quem não acha útil, não usa, poderia ser mais simples que isto? Ninguém é obrigado a aderir, é apenas um conceito novo em desenvolvimento!

2º Já há zonas no mundo onde a ubiquidade da internet wireless é uma realidade, não é preciso cabos, não é preciso pens, apenas é preciso um modem wireless e já está, internet a toda a hora em todo o lado. Estas zonas crescem de dia para dia e serão uma grande tendência no futuro. Por isso faz cada vez mais sentido browsers mais rápidos e SOs que permitam às pessoas fazerem aquilo que elas querem.

3º Para aqueles que são tanto contra a publicidade, fazem alguma ideia como é que têm tantos conteúdos gratuitos quando ligam o browser? Já pararam alguma vez na vida para pensar nisso? Já imaginaram uma internet onde 90% dos utilizadores usassem adblocks e afins? Parem para pensar nisso 1 minuto que seja e contem-me as vossas conclusões...

4º O Google em busca da world domination... [:)][:)] claro que sim, o próximo grande passo será contaminar todos os poços de água do mundo...

Claro, o conceito é algo de inovador, mesmo que baseado em Linux. A novidade é o facto de não ter instaladas aplicações, estas são baseadas na Internet.

Mas como referi, a Internet ainda não chega a todo o lado nem é fiável para um uso confortável.

Só mais uma dica para quem acha a Google tão malévola...

Os produtos que a Google tem lançado ultimamente, nomeadamente, o Google Chrome, o Android, o Chrome OS e o Wave são todos eles open source. Quem tiver duvidas sobre o que quer que seja pode inspeccionar o código, está lá tudo.. Quem não gostar de alguma coisa, pode alterar essa parte do codigo e compilar..

Conhecem mais alguma empresa, dentro das grandes, que faça isto de forma tão aberta? Eu não..

Quanto ao conceito do SO, como é óbvio não se trata de um SO para competir com o Windows em pé de igualdade. Destina-se a um segmento de mercado.

Para já os conceitos que lhe servem de base são interessantes para esse segmento, ou seja:

1º O SO é tão simples quanto possível do ponto de vista do utilizador. Não é preciso andar a instalar coisas, não é preciso actualizar o que quer que seja, a ideia central é que o utilizador só precisa de ligar, e tem o netbook pronto para usar na web e depois quando acabar desliga-o.

2º Tal como no browser Chrome a segurança é levada a um novo patamar. Todos os processos são isolados, tudo está "sandboxed", etc.. etc...

3º O armazenamento é feito na nuvem... Assim, quando usarem o vosso desktop, ou smartphone, têm tudo o que fizeram, ou viram no netbook logo disponível também.

Depois como o SO em si ocupa menos de 300MB e funciona em ARM além de processadores x86, os netbooks com o Chrome OS, podem muito bem ter uma memoria flash de um par de GB em vez de um disco rigido tradicional, e um processador ARM que é bem mais barato e gasta uma fracção da energia de um Intel Atom.. Pelo que se podem imaginar netbooks ainda mais baratos, muito mais finos, sem necessidade de arrefecimento activo (sem ventoinhas), e com baterias muito mais pequenas, ou se forem do mesmo tamanho, com autonomias de umas largas horas a mais do que os actuais netbooks.

É claro que para quem usa os netbooks para autocad, edição de video, ou para fazer previsões climáticas com modelos meteorológicos, talvez não seja suficiente. Mas para os outros, que usam os netbooks como um meio barato de ir à net de uma forma mais decente do que a que permite um iPhone, ou um HTC, um netbook com o Google Android OS pode muito bem ser uma bela solução.

3º Para aqueles que são tanto contra a publicidade, fazem alguma ideia como é que têm tantos conteúdos gratuitos quando ligam o browser? Já pararam alguma vez na vida para pensar nisso? Já imaginaram uma internet onde 90% dos utilizadores usassem adblocks e afins? Parem para pensar nisso 1 minuto que seja e contem-me as vossas conclusões...

Se não houvesse publicidade as empresas iriam encontrar uma outra forma de se financiarem. Existe muito software gratuito que não tem publicidade, incluindo sistemas operativos.

É claro que para quem usa os netbooks para autocad, edição de video, ou para fazer previsões climáticas com modelos meteorológicos, talvez não seja suficiente. Mas para os outros, que usam os netbooks como um meio barato de ir à net de uma forma mais decente do que a que permite um iPhone, ou um HTC, um netbook com o Google Android OS pode muito bem ser uma bela solução.

Melhor do que um netbook com Linux?

Melhor do que um netbook com Linux?

Antes de mais, o Android é Linux...

De qualquer forma, eu não uso nenhuma das distros Linux que existem actualmente no meu netbook por três questões muito simples.

1º Nenhuma suporta a 100% o hardware. Nomeadamente coisas como ligar e desligar o WiFi e o Bluetooth com as teclas FN, nenhuma distro faz.

2º A bateria passa de 8 horas de utilização leve (browser + wifi), para umas 3 horas e pouco.

3º O portátil aquece muito mais e a ventoinha está sempre a trabalhar em velocidades elevadas.

Aquilo que a Google promete é um sistema em que eu nem sequer tenho que me preocupar com drivers.. E espero que consigam afinar o kernel Linux de forma a ser mais contido nas baterias, o que não deve ser uma coisa do outro mundo, uma vez que o OS X por exemplo, também é um sistema baseado em Unix e é de longe o SO mais amigo dos portáteis de entre todos os principais SO's...

Se não houvesse publicidade as empresas iriam encontrar uma outra forma de se financiarem. Existe muito software gratuito que não tem publicidade, incluindo sistemas operativos.

Dá-me lá uma ideia do porquê de os jornais (para dar um exemplo que anda na calha) disponibilizarem os conteúdos gratuitos na net quando se quiseres ler off-line terias de pagar por eles... De que outra forma poderias ler os jornais de forma gratuita na net?

Será assim tão difícil perceber isso?

Quanto ao software, fazes ideia de como esses SOs gratuitos se financiam?

Antes de mais, o Android é Linux...

De qualquer forma, eu não uso nenhuma das distros Linux que existem actualmente no meu netbook por três questões muito simples.

1º Nenhuma suporta a 100% o hardware. Nomeadamente coisas como ligar e desligar o WiFi e o Bluetooth com as teclas FN, nenhuma distro faz.

2º A bateria passa de 8 horas de utilização leve (browser + wifi), para umas 3 horas e pouco.

3º O portátil aquece muito mais e a ventoinha está sempre a trabalhar em velocidades elevadas.

Aquilo que a Google promete é um sistema em que eu nem sequer tenho que me preocupar com drivers.. E espero que consigam afinar o kernel Linux de forma a ser mais contido nas baterias, o que não deve ser uma coisa do outro mundo, uma vez que o OS X por exemplo, também é um sistema baseado em Unix e é de longe o SO mais amigo dos portáteis de entre todos os principais SO's...

Como a base do Google OS é Linux (kernel), não terás os mesmos problemas de drivers? E de wireless? E de bateria?

Dá-me lá uma ideia do porquê de os jornais (para dar um exemplo que anda na calha) disponibilizarem os conteúdos gratuitos na net quando se quiseres ler off-line terias de pagar por eles... De que outra forma poderias ler os jornais de forma gratuita na net?

Como é que toda a comunidade Linux se financia? Digo toda, pois existem muitos milhares de aplicações para Linux e centenas de distribuições Linux....gratuitas.

Os jornais e revistas estão a passar por uma grave crise devido à disponibilização de notícias e artigos gratuitos na internet. Não é uma coisa de agora.

Não é difícil de perceber que as pessoas não gostam e não precisam de ver anúncios. Para além disso grande parte da população não confia nos anúncios (cenários catastróficos se não usar anti calcário? yeah right!).

Depende dos SOs. Há uns que passam pela carolice de pessoas que se juntam e decidem criar um SO, outros porque têm pessoas que lhes dão dinheiro (malta com sorte) e outros porque têm empresas por detrás que ganham dinheiro de outras formas.

Como é que toda a comunidade Linux se financia? Digo toda, pois existem muitos milhares de aplicações para Linux e centenas de distribuições Linux....gratuitas.

Pequenas coisas nascem de contribuições que algumas pessoas fazem com o seu tempo livre..

Grandes projectos financiam-se de inúmeras formas, por exemplo:

- O Firefox indirectamente é pago pela publicidade. Porque a sua principal fonte de receitas é a Google graças às buscas iniciadas no campo de pesquisa na barra do Firefox.

- O Ubuntu, vende assistência técnica, e tem um patrão com bolsos muito fundos.

- A Debian é um projecto colaborativo que funciona apenas de contribuições voluntárias.

Etc.. etc...

Como a base do Google OS é Linux (kernel), não terás os mesmos problemas de drivers? E de wireless? E de bateria?

Espero que não... Porque ao contrario do Ubuntu, ou da Fedora, que são de pequenas empresas, ou projectos colaborativos, a Google tem peso suficiente para que os fabricantes de hardware se dêm ao trabalho de fazer drivers de qualidade para esse SO, e tem o dinheiro para por uma equipa de engenheiros a trabalhar no código apenas para eliminar os desperdícios de energia. Projectos como o Ubuntu não têm recursos para isso..

Claro que é gratuito... mas gratuito não significa que os engenheiros que estão a trabalhar nesses projectos vivem do ar, trabalham em máquinas caídas do céu e comem aranhas ao jantar... tem que haver financiamento! [;)]

O facto do Google Maps, do Facebook, do MSN, dos jornais, dos jogos on-line serem gratuitos não significa que a empresa não tenha de pagar aos engenheiros que desenvolvem essas aplicações... e o dinheiro tem de vir de algum lado!

Curiosamente, das maiores patrocinadoras de desenvolvimentos em Linux (e do Firefox, etc.) é a mesma empresa que pelos vistos tem como plano o domínio do mundo!! [:D][:D]

A conclusão a que chego com este tópico é que os nossos engenheiros até percebem muito de computadores, mas de facto de negócios percebem muito pouco...

Claro que é gratuito... mas gratuito não significa que os engenheiros que estão a trabalhar nesses projectos vivem do ar, trabalham em máquinas caídas do céu e comem aranhas ao jantar... tem que haver financiamento! [;)]

Claro que é gratuito, até porque a Google desenvolve e usa Linux na sua infraestrutura e sistemas de produção. Mas também não te esqueças que a MAIORIA são pessoas que trabalham em empresas como a IBM, Sun ou mesmo a MS que desenvolvem para a comunidade Open-Source em part-time e a custo ZERO.

Pode existir algum financiamento, mas será apenas uma pequena parte do que é contribuido pelas pessoas ligadas ao movimento.

A estratégia do Google acredito que não passe pelo controlo das pessoas, apenas no estudo dos seus comportamentos, de forma a potenciar a receita.

O facto do Google Maps, do Facebook, do MSN, dos jornais, dos jogos on-line serem gratuitos não significa que a empresa não tenha de pagar aos engenheiros que desenvolvem essas aplicações... e o dinheiro tem de vir de algum lado!

Curiosamente, das maiores patrocinadoras de desenvolvimentos em Linux (e do Firefox, etc.) é a mesma empresa que pelos vistos tem como plano o domínio do mundo!! [:D][:D]

A conclusão a que chego com este tópico é que os nossos engenheiros até percebem muito de computadores, mas de facto de negócios percebem muito pouco...

Em resposta a alguns comentários, deixo apenas uma pergunta...

Para que serve um netbook sem internet? Eu pessoalmente tenho um e sem net não lhe encontro grande utilidade.

Quanto às questões da privacidade... A Google até ver não é das piores. E se pensarem bem, não há forma de evitar que as nossas comunicações de uma forma ou de outra sejam visiveis. Seja no MSN, nos emails, a usar o Firefox (sim, o firefox envia o URL de todos os sites que voces visitam para chekar se é um site de phishing ou não), seja no que for a privacidade online é algo difícil de conseguir.

Mas pelo menos a Google é uma das empresas mais transparentes nesse ponto.. Ainda recentemente lançaram uma ferramenta que permite a qualquer um consultar os dados que a google tem guardados a seu respeito. Desde as pesquisas Web, videos vistos no Youtube, etc.. etc... Digam-me lá onde é que posso por exemplo consultar as informações que a Microsoft guarda sobre mim, da utilização que eu faço dos serviços do MSN e do Live e da minha utilização do Windows/IE?? Ou a Apple??

Vejo essa página apenas como um "compilatório" de atalhos para aceder às diversas opções e settings dos produtos google. As informações realmente importantes e o perfil que traçam de ti eles não mostram.

Este tópico de facto tornou-se num must...

1º - Só compra e só usa quem quer, quem acha o conceito útil, usa, quem não acha útil, não usa, poderia ser mais simples que isto? Ninguém é obrigado a aderir, é apenas um conceito novo em desenvolvimento!

2º Já há zonas no mundo onde a ubiquidade da internet wireless é uma realidade, não é preciso cabos, não é preciso pens, apenas é preciso um modem wireless e já está, internet a toda a hora em todo o lado. Estas zonas crescem de dia para dia e serão uma grande tendência no futuro. Por isso faz cada vez mais sentido browsers mais rápidos e SOs que permitam às pessoas fazerem aquilo que elas querem.

4º O Google em busca da world domination... [:)][:)] claro que sim, o próximo grande passo será contaminar todos os poços de água do mundo...

Claro Rasec, só compra quem quer, só acho é que pelas características descritas é muito limitado. Porra se (ao que parece) nem posso ter uma musiquinha alojada no disco para ouvir quando quiser...

Trabalhando tu na venda de publicidade online também não me admira que defendas a necessidade de existir publicidade (este forum precisa de publicidade por exemplo) só não gosto quando esta é invasiva e quando uma organização mantém por 32 anos um registo de todos os sites que visite, mesmo que nada tenha a ver com serviços google, vasculha o meu mail etc.

Nota que eu uso o gmail porque o considero um bom serviço, o que é perigoso e lhes dá muito poder é identificar por meio de um ID unico tudo o que um utilizador faz.

Quando o George W. Bush, com a mania de capitalizar o medo criado depois dos ataques do 11 de Setembro, passou aquele "Patriot Act" que lhes permite vasculhar os mails trocados pelas pessoas sem precisar de autorização de tribunais, e que obrigava os motores de busca a conceder acesso ao que as pessoas pesquisavam, adivinhem quem entre os três grandes, Google, Yahoo! e Microsoft, foi a/o ÚNICA/O a recusar tal acesso, por violar a ética de privacidade e confiança estabelecido com os utilizadores?

Sim, a Google.

Por norma, empresa que lança os seus softwares em open-source, não tem nada a esconder. Source do Windows 7, onde está? Por alguma coisa é que surgiram outra vez rumores que há uma backdoor no W7, e que a própria NSA participou(!) na criação do W7.

O ChromeOS é uma ideia que eu já adivinhava há uma ano atrás, depois de anunciado o Android... vem aí um Google Phone (hardware mesmo!) que irá mandar o GSM para os porcos e usar Google Voice, e mais tarde, porque não, Google Netbooks com ChromeOS a preços bem baratos, para que as pessoas usem os produtos Google... por algum motivo é que a Google está a trabalhar arduamente para fazer com que algumas cidades americanas estejam TODAS cobertas por wireless LIVRE!

Pensem nisso... uma cidade com wireless livre da google... um google phone... mais um Google netbook....

Claro Rasec, só compra quem quer, só acho é que pelas características descritas é muito limitado. Porra se (ao que parece) nem posso ter uma musiquinha alojada no disco para ouvir quando quiser...

Trabalhando tu na venda de publicidade online também não me admira que defendas a necessidade de existir publicidade (este forum precisa de publicidade por exemplo) só não gosto quando esta é invasiva e quando uma organização mantém por 32 anos um registo de todos os sites que visite, mesmo que nada tenha a ver com serviços google, vasculha o meu mail etc.

Nota que eu uso o gmail porque o considero um bom serviço, o que é perigoso e lhes dá muito poder é identificar por meio de um ID unico tudo o que um utilizador faz.

Ainda não fizeste o shift do teu mindset [:D][:D], não é preciso teres uma musiquinha alojada no disco "desse" pc, podes perfeitamente tê-la alojada on-line a ouvir essa musiquinha em qualquer dispositivo que queiras (leitor mp3, qualquer pc que uses, consolas, etc). Basta estares ligado à web.

Isto não vai acontecer de um dia para o outro, mas é a tendência para o futuro, poderes aceder aos teus conteúdos a partir de qq dispositivo e de qualquer lugar!

Já agora, eu não defendo a necessidade de existir publicidade, eu defendo sim uma internet com conteúdos gratuitos, e neste momento só conheço uma forma de isso acontecer...

Por fim "só compra quem quer" nem é bem o caso, porque o SO será livre.

Última edição:

Para que serve um netbook sem internet? Eu pessoalmente tenho um e sem net não lhe encontro grande utilidade.

Quanto às questões da privacidade... A Google até ver não é das piores. E se pensarem bem, não há forma de evitar que as nossas comunicações de uma forma ou de outra sejam visiveis. Seja no MSN, nos emails, a usar o Firefox (sim, o firefox envia o URL de todos os sites que voces visitam para chekar se é um site de phishing ou não), seja no que for a privacidade online é algo difícil de conseguir.

Desculpa mas isso é mentira.

O filtro de Phishing/Malware é baseado em blacklists descarregadas periodicamente sendo o "match" feito localmente.

Só quando visitas efectivamente um site marcado como phishing é que existe o envio de alguns dados. E já agora esses dados não são enviados para a Mozilla mas sim para os administradores dessas backlists, por outras palavras, a Google.

Mas pelo menos a Google é uma das empresas mais transparentes nesse ponto.. Ainda recentemente lançaram uma ferramenta que permite a qualquer um consultar os dados que a google tem guardados a seu respeito. Desde as pesquisas Web, videos vistos no Youtube, etc.. etc... Digam-me lá onde é que posso por exemplo consultar as informações que a Microsoft guarda sobre mim, da utilização que eu faço dos serviços do MSN e do Live e da minha utilização do Windows/IE?? Ou a Apple??

Isto é uma piada? Até tens uma intervenções com piada, sempre tendenciosas, e já se percebeu para que lado.
No entanto o que referes não é mais de que uma compilação do que tens instalado e das tuas contas, not a big deal.
Dados REALMENTE importantes como os psicográficos, como por exemplo, o que andas a pesquisar (local, hora, tema), onde andas a navegar, quanto tempo passas em determinado site e que tipo de informação vês, histórico do typing no browser, documentos (e o que contém) que guardas no google apps, locais pesquisados no Earth, scan dos emails (ou achas que a publicidade contextual no Gmail é feita como, sem fazerem scans aos emails) etc... Por isso meu caro nem sonhas a informação que está guardada e ninguém te diz.

Ainda não fizeste o shift do teu mindset [:D][:D], não é preciso teres uma musiquinha alojada no disco "desse" pc, podes perfeitamente tê-la alojada on-line a ouvir essa musiquinha em qualquer dispositivo que queiras (leitor mp3, qualquer pc que uses, consolas, etc). Basta estares ligado à web.

Isto não vai acontecer de um dia para o outro, mas é a tendência para o futuro, poderes aceder aos teus conteúdos a partir de qq dispositivo e de qualquer lugar!

Já agora, eu não defendo a necessidade de existir publicidade, eu defendo sim uma internet com conteúdos gratuitos, e neste momento só conheço uma forma de isso acontecer...

Por fim "só compra quem quer" nem é bem o caso, porque o SO será livre.

Isso parece ter a ver com um topico que criei à algun tempo.

Voltar
Superior