Google Chrome Operating System

Comentários???

Pela minha parte.. Se for tão bom como o Google Chome no que toca à simplicidade, rapidez, e sobretudo no que toca à segurança, o Windows XP que tenho no meu netbook vai levar um chuto.

x2, eu ja uso o browser desde que saiu e até ao momento nada a apontar, simples, prático, rapido e aquela opção de carregar em TAB para fazer uma busca num site é demais ...

Se o sistema operativo for tão bom como browser pode ser o inicio da queda da microsoft ...

Confirmo. O Safari em Mac e o Chrome e o Internet Explorer em Windows tem tempos de arranque a "frio" (ou seja, quando não estão já em cache) muito rápidos, quase instantaneos.
O Firefox de facto no primeiro arranque é razoavelmente lento nos três sistemas operativos em que já o experimentei, se depois fechar e voltar a abrir como já está em memória fica bastante mais rápido.
Nao diria que demora 20 segundos, mas de cabeça apontaria facilmente para um intervalo 5~10 segundos, pode não parecer muito mas acaba por ser comparativamente a outros browsers.

Cumprimentos

O IE é mais rápido no arranque devido ao facto de estar parcialmente integrado nos drivers partilhados com o Explorador do Windows. Ou seja o tempo de arranque do Windows aumenta para carregar o IE. Ao abrires o IE, carrega apenas o GUI (parte visual) e integra-se com os drivers previamente carregados.

Os restantes browsers como é normal, não se integram desta forma.

Se o sistema operativo for tão bom como browser pode ser o inicio da queda da microsoft ...

sinceramente, não acredito. há exemplos de SO's (ubuntu, p.e.) excelentes e no entanto a microsoft continua.
software informático = microsoft, para a maior parte dos utilizadores. basta veres o que se passa no tópico "informática" aqui do off-topic.

google-chrome-os-rafaeldesigner.jpg

[:)]

sinceramente, não acredito. há exemplos de SO's (ubuntu, p.e.) excelentes e no entanto a microsoft continua.
software informático = microsoft, para a maior parte dos utilizadores. basta veres o que se passa no tópico "informática" aqui do off-topic.

Mas não tem a popularidade nem o nivel de confiança que a Google transmite, não estou a dizer que esses SOs que exemplificaste não sejam tão bons ou tenham menos know-how que a Google, mas a Google ... é a Google ... tem status, if you know what I mean [:D]

[;)][;)]

nahh se porque mas na me parece, isso de na ter nada guardado no pc na me agradaaa, entao e sê fico sem acesso a intermet como é? fico ali com um grande tijolo preto que pisca umas luzes

mais a serio.. para quem precisa de trabalhar a serio com um pc e nao brincar na net nao serve, nao editas videos, nao deves conseguir abrir a maioria das coisas que tens no pc que te fazem falta, etc

so vejo uma utilizaçao para mim, ter no inicio do pc a escolha dos 2 so e dependendo do que preciso ligar o rapido ou o lento

nahh se porque mas na me parece, isso de na ter nada guardado no pc na me agradaaa, entao e sê fico sem acesso a intermet como é? fico ali com um grande tijolo preto que pisca umas luzes

mais a serio.. para quem precisa de trabalhar a serio com um pc e nao brincar na net nao serve, nao editas videos, nao deves conseguir abrir a maioria das coisas que tens no pc que te fazem falta, etc

so vejo uma utilizaçao para mim, ter no inicio do pc a escolha dos 2 so e dependendo do que preciso ligar o rapido ou o lento

O SO será apenas para netbooks e webtablets... Que sinceramente não são o tipo de PC's ideais para editar vídeos nem nada que se pareça. É possível que no futuro venham a aparecer versões do Chrome OS destinadas a PC's de trabalho, mas não será em menos de 3 ou 4 anos, possivelmente mais tempo. Até lá o objectivo é única e simplesmente PC's destinados a navegar na web.

E já agora, as aplicações WEB também funcionam offline. O Gmail, Google Docs, Google Reader, etc.. etc..Funcionam todos offline. Basta que tenhas o Google Gears, instalado.

O SO será apenas para netbooks e webtablets... Que sinceramente não são o tipo de PC's ideais para editar vídeos nem nada que se pareça. É possível que no futuro venham a aparecer versões do Chrome OS destinadas a PC's de trabalho, mas não será em menos de 3 ou 4 anos, possivelmente mais tempo. Até lá o objectivo é única e simplesmente PC's destinados a navegar na web.

E já agora, as aplicações WEB também funcionam offline. O Gmail, Google Docs, Google Reader, etc.. etc..Funcionam todos offline. Basta que tenhas o Google Gears, instalado.

É isso que eu espero ...

Pensei que eles iam entrar mais forte no mercado.

Assim sendo, não descurando que certamente irão conquistar uma fatia de mercado, a Microsoft continuará a ser rei por mais uns bons anos.

Então o Google Chrome OS é um Web Browser que não demora 45s a arrancar desde que se liga o PC....

pode ser interessante.... ou nem tanto...

É o acesso barebones, simples, grátis e fácil, a um computador perfeitamente operacional com todos os serviços Google e restantes webapps! [;)]

É um projecto ambicioso à sua maneira... não se espera fazer muitas das coisas que se faz em Windows ou outro, mas na verdade pode tomar de assalto o mercado que utiliza "casualmente" o PC, basicamente o mesmo que fez dos EEE e semelhantes um sucesso.

Pensei que eles iam entrar mais forte no mercado.

Assim sendo, não descurando que certamente irão conquistar uma fatia de mercado, a Microsoft continuará a ser rei por mais uns bons anos.

O Windows em alguns ambientes é uma plataforma demasiado forte para que quem quer que seja pense em destrona-la nos próximos anos.

No entanto há um segmento onde o SO é o menos importante e o browser é o essencial. Que é o pessoal que tem o PC para aceder à web e mais nada.. E a Google quer começar por ai, quer que as pessoas se familiarizem com alternativas e depois, logo se vê...

E este sistema pode ser imensamente interessante para netbooks.. Se resolver os problemas que os sistemas Linux têm colocado, podes vir a ter netbooks ainda mais baratos, fáceis de usar, rápidos, etc.. E sabendo que o Google Chrome OS, por ter um kernell Linux tem suporte nativo à plataforma ARM, podes ter netbooks com um processador super económico, com bateria a durar um dia inteiro ao preço da uva mijona..

O objectivo para já é equipar apenas PC's de entrada de gama.. Com o tempo vamos ver como a coisa evolui.

Resolvi experimentar na VirtualBox a imagem que circula na net do Chromium OS.

Deixo aqui alguns screenshots para terem uma ideia do que é o sistema, mas tenham em atenção o seguinte antes de tirarem conclusões:

1º Trata-se de uma build feita a partir do código que a Google disponibilizou, ou seja, não é uma versão oficial do Chrome OS. Muitas coisas que se podem ver nos videos oficiais da Google não funcionam, como as side bars, o overview mode, os mouse gestures, etc.. etc..

2º Trata-se de uma versão pré-alpha.. Não está pronta para o lançamento, ainda faltam provavelmente muitas funcionalidades.

Portanto, há que dar um desconto às falhas e aguardar pacientemente pelo lançamento oficial antes de tirar conclusões definitivas.

Dito isto, devo dizer que o boot é praticamente instantâneo, mesmo dentro de uma virtual machine.

1º Loguin screen:

login.png

Como podem ver o login é feito com os dados de acesso à vossa conta do Google. Ou seja, como era de esperar, existe logo desde o arranque do OS uma fortíssima integração com os serviços online da Google.

2º Isto é o que aparece quando fazem login e entram no sistema, ou seja, o desktop:

primeiro.png

Ou seja, tal como anunciado, o sistema é a Internet (literalmente)... [:D]

Tirando alguns pormenores, como o indicador da bateria, o relógio, o icone das opções de rede e um pequeno menu que permite aceder às opções o Chromium OS é idêntico ao Chrome browser.

3º O menus de aplicações:

aplicacoes.png

Como podem imaginar pelos ícones e legendas, todas as aplicações se baseiam em serviços Web.. E é de esperar que sejam adicionadas outras já existentes como o Photoshop Online, ou o Microsoft Office Live (que a Google descreve como sendo uma killer app do Chrome [:)]), e outras que ainda hão-de aparecer.

Relembro ainda que o Chrome através do Gears oferece suporte para que as Web Apps possam funcionar offline, como já acontece com o Gmail, Google Docs, Reader, etc.. etc...

4º As aplicações, na sua maioria abrem como páginas Web, tal como podem fazer agora no vosso browser. Algumas apps abrem em pequenas janelas flutuantes que é possível minimizar para o fundo do ecran ou colocar ao lado do browser:

aplicacoes2.png

5º PAra facilidade de acesso podem tornar algumas webapps permanentes, e assim terão sempre um acesso imediato ao email, ou aos documentos, ou ao twitter, etc.. etc...

pin.png

6º As opções do SO resumem-se para já a isto:

opcoes.png

O conceito para já é interessante... Agora é acompanhar o desenvolvimento e ver onde isto vai parar...

Se oferecer integração com os serviços do windows live então é perfeito para mim. 90% do tempo que estou ao pc estou na net. Apenas outros 10% a jogar. Só que se só oferecer integração com contas google tou tramado. Tenho uma, mas nunca usei, nem preciso. Porque tenho outras duas (hotmail e live) para uso pessoal e trabalho.

Voltar
Superior