Golf iii GTD

esse opel já tinha visto, é impressão minha ou a pintura naquele lado direito não está grande coisa?
Para ir para a rover vi há uns dias um rover 200 1.2 a gasolina por uns 1000 euros mas acho que ainda baixa o preço. tal como tinha dito gosto do carro mas só oiço dizer que é um mau negocio porque aquele motor queima as juntas e que a rover faliu é dificil arranjar peças...

EDIT: edgarmarques só posso comprar no algarve...

Não vejo ninguem aconselhar o golf, é melhor esquecer e procurar algo dentro do que têm estado a falar?

Última edição:
O Rover que coloquei é o 1.6 e não o famoso 1.4. Não sei se o mesmo problema se verifica.

De qualquer das formas é interessante verificar que o Opel custa o dobro do Rover...

Conheco muito bem o mk3 GTD, considero um excelente carro para a sua altura (projeto de 1991), do melhor que se fazia no segmento, ainda hoje bastante valorizados no mercado de usados.

Tendo em conta a época tinha um comportamento muito bom, seguro e previsível, é um carro que dá até dá bastante gozo de conduzir. Ótima construção com materiais típicos alemães à prova de desgaste.

Quanto ao motor, apesar de ser uma evolução do 1.6TD andava menos que o mk2 1.6 GTD intercooler (80cv), no entanto isso não impedia de estar entre os melhores da sua época, andava bastante bem para 75cv a caixa curta ajudava em muito, apesar de ser um fator contra para quer fazer auto- estrada (120 Km/h ás 3000rpm). Faz bons consumos, em torno dos 6 litros. Para quem não sabe os quadrantes do mk3 dão a volta ao contador aos 300 mil, contando depois os KM sem dizer o "Total" por cima dos mesmos.

No entanto à que ter em atenção que o mk3 recebeu o motor TDI no ano de 1994, o que tornou nesse ano o motor do 1.9TD obsoleto comparativamente ao TDI, o que foi perfeitamente normal para um motor que marcou uma época de evolução tremenda, mesmo tratando se da versão inicial de 90cv.

Problemas crónicos:
A corrosão assombra qualquer carro antigo, este não é exceção, locais críticos: soleira da porta todas (basta-te abaixares para ver e levantares um pouco a borracha da porta), embaladeiras das cavas, na borracha do vidro traseiro, nas armações dos vidros das portas, ao pé do pneu suplente, por baixo do carro, entre outros locais.
Os 1.9TD (conhecido pelo código: AAZ) são reconhecidos por ter problemas no carreto da cambota o que pode levar a uma reparação dispendiosa ou em último caso (mais grave) a substituição do motor. O que acontece é que o escatel do carreto mói o e ganha folga, acabando por descomandar o motor, se não for detetado a tempo o motor embrulha todo. Acontece normalmente por volta dos 300 mil Km. Apenas por curiosidade os primeiros TDI 90cv (código:1Z) apesar de ter isto reforçado também deram alguns prolemas da mesma forma, o problema só ficou resolvido mais tarde noutros TDIs com a cambota, carreto e escatel reforçados.

Parece assustador no entanto não tenhas receio, o resto dos problemas que existem são os normais da idade e desgaste e basta ter em atenção aos estado da cambota, nisto é muito importante um bom mecânico que conheça o ponto fraco deste motor e tenha isso em atenção em cada revisão, seguindo isto facilmente terás um carro que é um poço de fiabilidade. O golf mk3 juntamente com o mk2 foram dos modelos que mais construíram para a imagem da marca VW.
Quanto ao preço, quanto mais baixo melhor, no entanto está na média do que é o mercado de usados deste modelo.

Por fim, deixo uma nota importante: como é obvio estamos a falar de um carro com 18 anos de idade e tudo dependerá da estimação e cuidado que lhe foi administrado aos longo desses anos, por isso analisa bem o estado do carro e tem em atenção que estes modelos foram alvo de muitos martelanços de Km, principalmente os importados

Última edição:
Muito obrigado pela informação DragonH.
O que me preocupa mais é mesmo o motor e como tem muito km tenho receio de acontecer algum mal maior e ficar ainda mais dispendioso do que se comprar um carro mais recente... pois quanto ao tratamento que recebeu ao longo dos anos não tenho qualquer informação, eu vi o carro num stand e o vendedor diz que o carro era de um amigo dele e que está impecavel... mas é vendedor [:D]
quanto aos problemas do motor acima descritos não há como detectar sem mecanico? não há "sintomas" que levem a apontar para tal?
pareceu-me é que o carro tremia um pouco é mau sinal? mas secalhar era impressão minha já era de noite havia pouca e luz e foi muito rapido, amanha irei ver melhor o carro e fazer um teste drive

EDIT: o carro tem um tecto eléctrico mas parece estar tudo impecavel não vejo marcas de infiltrações nem corrosões mas tal tal como já disse era de noite...

De noite todos os gatos sao pardos [:D] O carro tremer pode ser muita coisa, como pode nao ser nada..... pode ser pneus descalibrados ou direcao desalinhada ( simples resoluçao ) como algo mais complicado e dispendioso.

No entanto, como os carros que estao no stand sao sempre de amigos/conhecidos e de velhotes é de desconfiar.... um carro com quase 20 anos, tao desejado como foi contar "apenas" com 260 mil, do meu ponto de vista é algo duvidoso [;)]

Estive até à bem pouco tempo, exactamente na mesma posição que tu. Andava doido à procura de um Golf Diesel, que estivesse razoavelmente bom a nível geral com um orçamento bastante semelhante.

Vi montes de Golf's mk2/mk3 e posso-te dizer que a conclusão que tirei, foi que não era uma boa opção. Existem alternativas melhores e mais fiáveis, se não tiveres necessariamente que ter um carro a Diesel. Pensa bem se um investimento de um carro a Gasóleo é a melhor opção para ti, pois para muita gente não é.

Conheco muito bem o mk3 GTD, considero um excelente carro para a sua altura (projeto de 1991), do melhor que se fazia no segmento, ainda hoje bastante valorizados no mercado de usados.

Tendo em conta a época tinha um comportamento muito bom, seguro e previsível, é um carro que dá até dá bastante gozo de conduzir. Ótima construção com materiais típicos alemães à prova de desgaste.

Quanto ao motor, apesar de ser uma evolução do 1.6TD andava menos que o mk2 1.6 GTD intercooler (80cv), no entanto isso não impedia de estar entre os melhores da sua época, andava bastante bem para 75cv a caixa curta ajudava em muito, apesar de ser um fator contra para quer fazer auto- estrada (120 Km/h ás 3000rpm). Faz bons consumos, em torno dos 6 litros. Para quem não sabe os quadrantes do mk3 dão a volta ao contador aos 300 mil, contando depois os KM sem dizer o "Total" por cima dos mesmos.

No entanto à que ter em atenção que o mk3 recebeu o motor TDI no ano de 1994, o que tornou nesse ano o motor do 1.9TD obsoleto comparativamente ao TDI, o que foi perfeitamente normal para um motor que marcou uma época de evolução tremenda, mesmo tratando se da versão inicial de 90cv.

Problemas crónicos:
A corrosão assombra qualquer carro antigo, este não é exceção, locais críticos: soleira da porta todas (basta-te abaixares para ver e levantares um pouco a borracha da porta), embaladeiras das cavas, na borracha do vidro traseiro, nas armações dos vidros das portas, ao pé do pneu suplente, por baixo do carro, entre outros locais.
Os 1.9TD (conhecido pelo código: AZZ) são reconhecidos por ter problemas no carreto da cambota o que pode levar a uma reparação dispendiosa ou em último caso (mais grave) a substituição do motor. O que acontece é que o escatel do carreto mói o e ganha folga, acabando por descomandar o motor, se não for detetado a tempo o motor embrulha todo. Acontece normalmente por volta dos 300 mil Km. Apenas por curiosidade os primeiros TDI 90cv (código:1Z) apesar de ter isto reforçado também deram alguns prolemas da mesma forma, o problema só ficou resolvido mais tarde noutros TDIs com a cambota, carreto e escatel reforçados.

Parece assustador no entanto não tenhas receio, o resto dos problemas que existem são os normais da idade e desgaste e basta ter em atenção aos estado da cambota, nisto é muito importante um bom mecânico que conheça o ponto fraco deste motor e tenha isso em atenção em cada revisão, seguindo isto facilmente terás um carro que é um poço de fiabilidade. O golf mk3 juntamente com o mk2 foram dos modelos que mais construíram para a imagem da marca VW.
Quanto ao preço, quanto mais baixo melhor, no entanto está na média do que é o mercado de usados deste modelo.

Por fim, deixo uma nota importante: como é obvio estamos a falar de um carro com 18 anos de idade e tudo dependerá da estimação e cuidado que lhe foi administrado aos longo desses anos, por isso analisa bem o estado do carro e tem em atenção que estes modelos foram alvo de muitos martelanços de Km, principalmente os importados

AAZ [;)]

E sim, de facto esse motor padeceu desse mal.

Na família, há um Golf adquirido novo em 1993 com esse motor e o mesmo sofreu desse mesmo problema aos 200.000km (estava nos 190mil e muitos).

A reparação ainda ficou pesadita na altura, visto que motor teve de ser aberto.

não, amanha é que vou fazer o teste.

Pois antes de começar a procurar carro sempre tive em mente um golf III a diesel mas como não cheguei a encontrar nada desisti até que apareceu este. Eu queria um diesel económico porque não queria gastar mais de 60 euros por mês em combustível, só ia para a gasolina se encontra-se algo jeitoso por uns 1100 euros.
O golf não é boa opção porque? que alternativas?

EDIT: tinha postado a resposta anterior deu erro e não postou voltei a escrever e a postar e postou as duas

Já agora, a juntar à lista, tenho ideia de haver muitos problemas com o tecto de abrir nos Golf III a nível de infiltrações e corrosão.

Sim nos teto de abrir como são elétricos poderam com o tempo os tirantes partir, no fundo é o que poderá acontecer aos vidros elétricos das portas nada de mais, a corrosão também poderá aparecer neste sitio é verdade, quanto a infiltrações no teto de abrir não considero um problema, aquilo tem 4 escoadores, um em cada canto o que acontece é que a sujidade poderá entupir os escoadores com lixo, no entanto ai depende do sitio onde o carro ande, não é problema típico deste carro é de todos os que tenham teto de abrir é mesmo que que acontece nas caleira de dos telhados, a resolução é simples, usar um arame fino e um compressor para desentupir.

Muito obrigado pela informação DragonH.
O que me preocupa mais é mesmo o motor e como tem muito km tenho receio de acontecer algum mal maior e ficar ainda mais dispendioso do que se comprar um carro mais recente... pois quanto ao tratamento que recebeu ao longo dos anos não tenho qualquer informação, eu vi o carro num stand e o vendedor diz que o carro era de um amigo dele e que está impecavel... mas é vendedor [:D]
quanto aos problemas do motor acima descritos não há como detectar sem mecanico? não há "sintomas" que levem a apontar para tal?
pareceu-me é que o carro tremia um pouco é mau sinal? mas secalhar era impressão minha já era de noite havia pouca e luz e foi muito rapido, amanha irei ver melhor o carro e fazer um teste drive

EDIT: o carro tem um tecto eléctrico mas parece estar tudo impecavel não vejo marcas de infiltrações nem corrosões mas tal tal como já disse era de noite...

Em primeiro lugar, vai ver o carro de dia, de noite não vês nada, muito menos os podres que estão normalmente em recantos mais escondido. Em segundo nunca mas nunca confiar no vendedor, quase de certeza que tudo o que sai da sua boca é inventado, ele está ali para fazer negócio…
250mil Km para esse carro até não é muito para esse motor, à carros desses com 500 mil km a ou mais a circular.
Quanto ao problema da cambota se estiver com uma folga considerável é fácil de ver, basta por o carro a trabalhar e olhar para a correia de alternador e ter em atenção se na roldana da cambota (mais em baixo) roda certa ou se anda a bailar de forma descentrada. Se não souberes ver pede a um mecânico.

Última edição:
AAZ [;)]

E sim, de facto esse motor padeceu desse mal.

Na família, há um Golf adquirido novo em 1993 com esse motor e o mesmo sofreu desse mesmo problema aos 200.000km (estava nos 190mil e muitos).

A reparação ainda ficou pesadita na altura, visto que motor teve de ser aberto.

Certo AAZ, gafe minha no teclado. Obrigado.

pois eu gosto muito mas muito mais do golf, eu adoro a VW. mas em que aspectos o corsa é vantajoso em relação ao golf? é mesmo o motor ser fiavel?

não, amanha é que vou fazer o teste.

Pois antes de começar a procurar carro sempre tive em mente um golf III a diesel mas como não cheguei a encontrar nada desisti até que apareceu este. Eu queria um diesel económico porque não queria gastar mais de 60 euros por mês em combustível, só ia para a gasolina se encontra-se algo jeitoso por uns 1100 euros.
O golf não é boa opção porque? que alternativas?

EDIT: tinha postado a resposta anterior deu erro e não postou voltei a escrever e a postar e postou as duas

Lembra-te que um carro a Diesel não significa automaticamente poupança, especialmente com a idade que tem e quilometragem. Pode implicar manutenção frequente, e é sabido que esta é geralmente mais cara em carros a gasóleo. O que inicialmente significa poupar, rapidamente se transforma em gastar mais que o previsto.

Mas, sem querendo te desmotivar, se conseguires leva mecânico. Se o carro estiver realmente bom a nível geral e achares que é o melhor para ti, então força.

pois eu gosto muito mas muito mais do golf, eu adoro a VW. mas em que aspectos o corsa é vantajoso em relação ao golf? é mesmo o motor ser fiavel?

A fiablidade do motor 1.5 izuzo não está a baixo do 1.9 VW.
Na globalidade em todos os aspetos o corsa B é muito mais fraco que o Golf mk3, tanto que são de segmentos diferentes.

Voltar
Superior