Gforce 95

O que mais influencia o número de octanas é a taxa de compressão e não a cilindrada.

Estava a referir-me a carros pouco potentes.

Já agora um contributo para a definição de octanagem:
Normalmente motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Mas a maior potência e rendimento é sempre obtido a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

Já alguém experimentou a Galp GForce 95?

Eu não, sou um tipo com mais de 2 dedos de testa e vou é agora mandar um chute nos octanos, que venham os propanos e butanos!

Já agora, para quem anda nessas estupidezes de 95 e 98, impurezas, etc:

I.O. 95 PM que dizer: Índice de Octanagem: 95 Peso Molecular.

Basicamente, a gasolina é uma mistura de 2,2,4-Trimetilpentano, um isómero do octano e de n-heptano. Como isómero de octano, tem os mesmos átomos na molécula e o mesmo peso molecular: C8H18, com 8x12 + 18x1 = 114 g/mol.

Portanto, uma gasolina com mais octanagem tem mais 2,2,4-Trimetilpentano, o que é uma gasolina bem melhor. O limite químico de octanagem é, portanto, 114.

Quanto ao GPL, é apenas propanos e butanos (C3H8 e C4H10), o normal gás natural doméstico. A combustão não é tão boa como a dos seus primos de C7 e C8, por isso é que se consome mais um pouco.

Agora parem de culpar inertes e de andar a dizer asneiras. Podem meter aditivos, agora uma gasolina 95 será sempre uma gasolina de 95, pelas razões que digo. E eu cá não vou em conversas com tipos do marketing...

A GForce 95 já existe desde Março...

vou fazer um copy-paste dos "teste" que fiz com essa gasolina no meu Clio:

No Clio, meti 36 litros (a reserva acendeu 100metros antes de chegar ás bombas) e assim que o pus a trabalhar, notei logo que tinha um trabalhar mais suave. Os naturais engasganços dos carros a carburador quando estão frios diminuiram consideravelmente. A nivel de prestacções não notei nada e consumos é muito cedo ainda. Com este depósito ainda só fiz 80Km.

150Km feitos com o Clio. Confirma-se, está um pouco mais suave no arranque a frio, e até pega melhor mesmo depois de uma semana parado. O próprio som do motor parece ligeiramente mais silencioso e sincronizado, não ouço as válvulas a bater. Em estrada não notei qualquer diferença. Nos consumos também não deve haver grandes alterações.

443Km e média de 8.24lt/100. A média final manteve-se na mesma e as únicas diferenças que notei foi mesmo no trabalhar mais sincronizado e nos arranques a frio. A nível de consumos, que é o mais importante para a carteira... nada!

Última edição:
A GForce 95 já existe desde Março...

vou fazer um copy-paste dos "teste" que fiz com essa gasolina no meu Clio:

No Clio, meti 36 litros (a reserva acendeu 100metros antes de chegar ás bombas) e assim que o pus a trabalhar, notei logo que tinha um trabalhar mais suave. Os naturais engasganços dos carros a carburador quando estão frios diminuiram consideravelmente. A nivel de prestacções não notei nada e consumos é muito cedo ainda. Com este depósito ainda só fiz 80Km.

150Km feitos com o Clio. Confirma-se, está um pouco mais suave no arranque a frio, e até pega melhor mesmo depois de uma semana parado. O próprio som do motor parece ligeiramente mais silencioso e sincronizado, não ouço as válvulas a bater. Em estrada não notei qualquer diferença. Nos consumos também não deve haver grandes alterações.

443Km e média de 8.24lt/100. A média final manteve-se na mesma e as únicas diferenças que notei foi mesmo no trabalhar mais sincronizado e nos arranques a frio. A nível de consumos, que é o mais importante para a carteira... nada!

Quando puseste o carro a trabalhar, ainda estava a trabalhar com a gasolina antiga, porque as tubagens ainda estavam cheias da gasosa antiga...

Boa sugestão psicológica, não ? [;)]

Bom,vamos cá ver uma coisa:

Eu não me "importo" de pagar mais por um produto efectivamente superior, mas quem me garante que é superior?

Existe alguma entidade que regula as "superiores" qualidades dos combustíveis premium?

Quem me garante que não me estão a vender gasolina 95 normal por Premium?

Esta é a transparência que eu gostava de ver!
O teu bom senso e paciência apenas...

Ao longo do tempo fui alterando de posto de abastecimento, pois notava que em alguns a gasolina parecia "mais fraca"...

Neste momento o unico onde me estou a dar bem é na BP de caneças...

Acho que começaram a adulterar a gasolina de 98 octanas em quase todo o lado, poucos são os postos onde se nota a diferença...

Mas quando se apanha nota-se bem essa falta de força patente na 95...

É mesmo subidas que com 95 se fazem em 2ª, com 98 fazem-se em 3ª...

Mas boa mesmo boa, era a BP100, essa sim, deixa saudades...

Até 2009 mudam as gasolinas todas e não vai faltar muito para verem na dita 95 G-Force escrito 10 ppm e isto vai aumentar os preços do combustível porque a sua refinação é mais cara mas ao menos até a malta que mete gasolina no supermercado vai começar a poluir menos e com os aditivos extra para a redução do consumo (que se nota em algumas viaturas) ainda menos se polui. [;)]

Bom,vamos cá ver uma coisa:

Eu não me "importo" de pagar mais por um produto efectivamente superior, mas quem me garante que é superior?

Existe alguma entidade que regula as "superiores" qualidades dos combustíveis premium?

Quem me garante que não me estão a vender gasolina 95 normal por Premium?

Esta é a transparência que eu gostava de ver!

Se estiver a ver bem o filme, só se for o consumidor pq do ponto de vista fiscal ou ambiental, não há razão para o Estado se preocupar com isso...

Se calhar a ASAE por estarem a vender gato por lebre...[:)]

O meu por acaso gastava menos com BP 100 (fazia mais 30-50 km por depósito). Mas o custo na carteira era o mesmo, lá isso era!!

Eu se levantar o pé do acelerador consigo +200Km por depósito...[:)]
Com qq gasolina...

Última edição:
o meu uno fire de 89 veio naturalmente preparado para a super! ora o mecânico da fiat disse-me que pode levar 95 sem problema! o facto é que com a 98 ele parece-me ser mais despachado, e até se nota quando largo a embraiagem, em que começa logo a andar, tipo motor diesel, com a 95 teria de acelerar, senão ia abaixo!

Eu sei de uma gasolina que rende altamente. Bué de Kms mais e o carro não se queixa. Compra-se em espanha. Quanto ao índice de octanas, pessoal é tudo para queimar! [:D]

Voltar
Superior