Geartronic Volvo

Afinal retifico. 60mil ou 4 anos (e a lexus não é meiga nos espaçamentos de manutenção). O óleo é anual ou 15mil km.

Sinceramente... 60.000km para a caixa auto, até acho "adequado"... isto num uso convencional.

Quanto ao óleo anual... muitas marcas sempre o mantiveram.... e outras que foram para os 2 anos, ultimamente regressaram para a muda anual (principalmente neste novo motores a gasolina).

Sinceramente... 60.000km para a caixa auto, até acho "adequado"... isto num uso convencional.

Quanto ao óleo anual... muitas marcas sempre o mantiveram.... e outras que foram para os 2 anos, ultimamente regressaram para a muda anual (principalmente neste novo motores a gasolina).

O serem 2 anos são justificados pelos menores custos para as empresas de renting e aluguer. Se em cada 100 carros 1 der o berro, não tem problema quando comparado com o volume de negocio criado.
A maioria dos problemas de bronzes, consumos de oleo, formação de borra são ocasionados pelas trocas tardias.
Como as tolerâncias dos motores são cada vez menores, os óleos têm ainda um papel maior a sua protecção. Já repararam nas viscosidades dos oleos recentes? 0W30, 0W20. Já se fala em alguns motores de 0W15 e recentemente anunciaram estarem a desenvolver um 0W9.
Com isto as marcas estão a encurtar os espaçamentos e os km's. Trocas anuais são frequentes e os 30mil em muitas marcas já passaram para 20mil, sendo que os japoneses são os mais conservadores com 15mil ou 1 ano.

O serem 2 anos são justificados pelos menores custos para as empresas de renting e aluguer. Se em cada 100 carros 1 der o berro, não tem problema quando comparado com o volume de negocio criado.
A maioria dos problemas de bronzes, consumos de oleo, formação de borra são ocasionados pelas trocas tardias.
Como as tolerâncias dos motores são cada vez menores, os óleos têm ainda um papel maior a sua protecção. Já repararam nas viscosidades dos oleos recentes? 0W30, 0W20. Já se fala em alguns motores de 0W15 e recentemente anunciaram estarem a desenvolver um 0W9.
Com isto as marcas estão a encurtar os espaçamentos e os km's. Trocas anuais são frequentes e os 30mil em muitas marcas já passaram para 20mil, sendo que os japoneses são os mais conservadores com 15mil ou 1 ano.

Julgo que a Toyota nunca saiu dos 15 mil km ou 1 ano.

já agora, contente com a máquina? é uma V60 também ? com esta caixa de 8 mudanças automática presumo (nos D4 só há automático, o configurador as revisões parece confirmar isso e tudo).

Sim. É uma V60 D4 automatica de outubro de 2018 portanto não tendo sido logo as primeiras em Portugal que acho foram em julho/agosto, foi perto disso. Por motivos óbvios tenho usado bastante menos no último ano do que seria normal, mas genericamente muito contente.

Pontos fortes:
- Muito espaço tanto no habitáculo como na bagageira
- Bom conforto
- Continuo a achar o carro muito bem conseguido em termos de desenho exterior. Dá gosto de olhar ainda hoje
- Motor muito equilibrado. Não é um desportivo mas porta-se bem com um carro deste tamanho

Quais são as coisas que menos me agradam:
- A chapeleira é uma seca. Não faz sentido não subir sozinha quando abres a mala como nos BMW
- Já que falaste na caixa... não é tão boa quanto as ZF. Mas não chateia
- O cruise control adaptativo é um bocado intrusivo. Trava demasiado forte sem necessidade. Mas não sei se há melhor.

Mas em geral, os pequenos detalhes que não me agradam são largamente ultrapassados pelos pontos fortes do carro. Hoje escolheria outra vez.
-

Sim claro... mas aí está... houve uma altura há uns bons anos, que a muitas marcas foram para 2 anos ou 30.000km ou mesmo 50.000km (como aconteceu).

Outras como Toyota, Ford... etc, mantiveram-se nas mudas anuais...

Certo é... que mais recentemente e de facto, se volta novamente para as mudas anuais... fruto também das "emissões", daí também esses óleos mais finos, para criar menos atrito.. etc etc...

E sim... já há de facto essa viscosidade baixa... veja-se por exemplo...

XPR-0W10.jpg

synthetic-racing-only-sae-0w-10-motor-oil-.jpg

Ou ainda o 0W16... que já tem uns bons anos na Ravenol (como exemplo)...

vhs-canvas-ff015169212875f59672db290a9dfe96.jpg

Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.

http://www.aisinaftermarket.jp/en/products/atf/images/atf_a2_CFEx_AFW+.pdf

https://www.be.aisin-europe.com/files/2615/1738/1938/FAQ_Aisin_ATF_CVTF_Low.pdf

Ora aí está... e outras marcas como referi... é aqueles valores..

E depois, tem-se a AISIN a dizer que deverá ser outro.

Tal como acontece com as ZF (em BMW), em que a BMW diz que é para a vida... e a ZF já diz outra coisa. [;)]

Não faz sentido realmente. Na prática seguir por exemplos os ªa`volta de 100mil km
que a ZF dizem recomendar (pelas minhas pesquisas) e capaz de ser boa pratica.

Sim. É uma V60 D4 automatica de outubro de 2018 portanto não tendo sido logo as primeiras em Portugal que acho foram em julho/agosto, foi perto disso. Por motivos óbvios tenho usado bastante menos no último ano do que seria normal, mas genericamente muito contente.

Pontos fortes:
- Muito espaço tanto no habitáculo como na bagageira
- Bom conforto
- Continuo a achar o carro muito bem conseguido em termos de desenho exterior. Dá gosto de olhar ainda hoje
- Motor muito equilibrado. Não é um desportivo mas porta-se bem com um carro deste tamanho

Quais são as coisas que menos me agradam:
- A chapeleira é uma seca. Não faz sentido não subir sozinha quando abres a mala como nos BMW
- Já que falaste na caixa... não é tão boa quanto as ZF. Mas não chateia
- O cruise control adaptativo é um bocado intrusivo. Trava demasiado forte sem necessidade. Mas não sei se há melhor.

Mas em geral, os pequenos detalhes que não me agradam são largamente ultrapassados pelos pontos fortes do carro. Hoje escolheria outra vez.
-

Boa informação, é a ideia que tinha no geral mais umas coisas que fico a saber que só tendo se sabe como a chapeleira ou o cruise adapativo ser como dizes. Mas já experimentei por exemplo um Mercedes C de 2019 e achei o mesmo desses adaptativos no geral, não sei se será particularmente intrusivo na Volvo como dizes, mas talvez sim.

Em renting nao sei quanto pagas e como se compara, mas há um ponto algo negativo nesta V60 que é ser mais cara que a A4 e Série 3 com os mesmos anos e kilometragem. Mas tambem parece ter mais extras de base. Tudo bem, a V60 é um carro mais recente no mercado que a A4 e Série 3 vai depender se já for o novo ou o "velho".

Em renting nao sei quanto pagas e como se compara, mas há um ponto algo negativo nesta V60 que é ser mais cara que a A4 e Série 3 com os mesmos anos e kilometragem. Mas tambem parece ter mais extras de base. Tudo bem, a V60 é um carro mais recente no mercado que a A4 e Série 3 vai depender se já for o novo ou o "velho".

No meu caso é um carro de frota de uma empresa grande pelo que há coisas que não estarão acessíveis à maioria como consumidores individuais.
Na altura que comprei posso dizer que não conseguia um série 3 comparável pela mesma renda. Tinha de abdicar de equipamento para chegar lá.

No meu caso é um carro de frota de uma empresa grande pelo que há coisas que não estarão acessíveis à maioria como consumidores individuais.
Na altura que comprei posso dizer que não conseguia um série 3 comparável pela mesma renda. Tinha de abdicar de equipamento para chegar lá.

Para particulares em semi novos parece-me ao contrário, fizeste bem.E uma carrinha muito bem conseguida e na altura essa BMW estava quase a ser substituída.

Voltar
Superior