Gasolina 95 vs 98

Amigos, sem querer ser de alguma forma má língua, gostava de aproveitar esta polémica para recorrer à vossa imensa sapiência e saciar uma dúvida que me apoquenta.

Sucede que já soube de diversas fontes que muitas bombas de gasolina apenas diferenciam entre 95 e 98 no preço, pois, a fazer fé no que me dizem, são os mesmos tanques a encher os depósitos e eles até mudam gasolina de um depósito para o outro para balancear os níveis.

Será que isto apenas é um boato de má língua atiçada pelos elevados preços nos combustíveis ou terá algum fundamento?

pelo menos eu já meti das duas e não notei nada de diferente,por isso acho a tua duvida bastante valida

Vamos lá a colocar a coisa nos eixos.

Se um fabricante diz que a gasolina deve ser de 98, o melhor é ser 98 a que colocam lá. Um dia destes estão a meter gasóleo, só porque é mais barato.

Porém há uma situação excepcional. A maioria dos carros 'normais' modernos tem um "knock sensor" ou sensor anti-detonação que verifica se o combustível está ajustado à taxa de compressão, avançando ou recuando os tempos de ignição. Tudo isto, para evitar que o combustível no cilindro detone antes do tempo. E o motor perca rendimento ou mesmo parta umas pecitas. [:D]

Há carros especiais, em que estão afinados para um determinado índice. Nesse caso, há porcaria e da grossa.

Portanto, isto não é um mito.

1. Se o motor for de 95, pode-se meter 98 à vontade. O que se desperdiça é dinheiro.

2. Se o motor for de 98, mas tiver um knock sensor, ao meter 95 o carro perde um pouco de rendimento, logo gasta mais, acabando por não compensar,

3. Se o motor gastar exclusivamente 98, meter 95 leva a que com o tempo alguma desgraça aconteça ao motor... Além da perda de rendimento notória...

Normalmente os gasolina de injecção directa é que têm que levar mesmo 98.

Depois há casos como o 1.1 da PSA que pode levar 95 mas para melhor tratamento e prestações, leva 98. É o que diz no livro.

Eu no meu 1.2 16v que tem taxa de compressão de 10,3 , não noto a mínima diferença de 95 pa 98....talvez um pouco mais suave no arranque a frio...

no corolla 1.3 xli que tivemos o meu pai deu-lhe um avanço (creio eu, se n foi avanço foi atrazo) ao distribuidor para que ele pudesse consumir da 98!

resultados:

melhores consumos
melhor resposta
mais resposta de caixa
mais força em baixas (o carro não "batia" tanto)
mais gozo de condução! [:D] discutível

peso na carteira? não se sentia!!!! feitas as contas era ela por ela! portanto só trazia vantagens em meter 98! :)

Vamos lá a colocar a coisa nos eixos.

Se um fabricante diz que a gasolina deve ser de 98, o melhor é ser 98 a que colocam lá. Um dia destes estão a meter gasóleo, só porque é mais barato.

Porém há uma situação excepcional. A maioria dos carros 'normais' modernos tem um "knock sensor" ou sensor anti-detonação que verifica se o combustível está ajustado à taxa de compressão, avançando ou recuando os tempos de ignição. Tudo isto, para evitar que o combustível no cilindro detone antes do tempo. E o motor perca rendimento ou mesmo parta umas pecitas. [:D]

Há carros especiais, em que estão afinados para um determinado índice. Nesse caso, há porcaria e da grossa.

Portanto, isto não é um mito.

1. Se o motor for de 95, pode-se meter 98 à vontade. O que se desperdiça é dinheiro.

2. Se o motor for de 98, mas tiver um knock sensor, ao meter 95 o carro perde um pouco de rendimento, logo gasta mais, acabando por não compensar,

3. Se o motor gastar exclusivamente 98, meter 95 leva a que com o tempo alguma desgraça aconteça ao motor... Além da perda de rendimento notória...

Ora nem mais...

Se compensa ou não eu também não sei, pois o preço é um pouco mais elevado.
Mas noto que o meu carro consome menos SC98 do que SC95, agora em relação a prestações não noto diferença, puxa sempre bem [:blush:]
Eu no meu tenho metido sempre SC98.

No Z3MC - 3.2l, IL6, a marca admite tanto 98 como 95 mas refere no manual que a potência nominal e consumos auferidos pela marca são obtidos com gasolina 98 e não 95. Em andamento normal a diferença praticamente não se nota...mas se for para andar a sério já se nota alguma...não é abismal mas existe...assim como nos consumos e sempre favorece a força linear que este motor tem.

A um motor que se não só se aconcelhe, MAS que seja obrigatório (s2k por exemplo) se se colocar a sc95 , não a longo, mas mesmo a curto prazo, o motor vai ás couves [;)] .

Para a maioria dos motores que rodam na estrada (se não uns 75%) não vale a pena colocar a sc98.

Exemplo pratico, daewoo kalos 1.2 da minah irmã. Quando compramos o charuto a primeira má impressam foi o cunsumo (rondar os 9 litros).

Todo tipo de experiencias foram feitas, sc95, sc98 até a BP 100, resultado:

Neste motor nenhuma diferença, andamento igual, consumo igual, apenas na hora de atestar é que se notava e bem na carteira.

Com o itroen xsara 1.4 dos meus pais também não se noto nada que justifique usar 98.

Agora tenho um velhinha suzuki GS500, se meter sc95, a mota tem dificuldade em subir de regime e gasta muito mais, com sc98 já faz a vontade.

Para terminar e para responder ao Carlos.L , eu tenho um 307 1.6 hdi e vontade de abastercer com gasolina não me falta, pois no meu caso, é mais barata, SIM, mais barata 4 centimos, falo do preço em espanha claro está.

Na maior parte dos casos não se nota nada, porque como já foi dito, a maioria dos carros estão preparados digamos assim, para funcionar em pleno com SC95, e nesses, ao colocar a SC98 não há ganhos e se os houver são mínimos ao ponto de não compensar minimamente o dinheiro extra gasto.

E muitas pessoas que notam alguma diferença, na maior parte dos casos é psicológico, na prática não há diferença.

Boas,

cá em casa tenho 2 exemplos:

- Alfa 146 1.4 TS que com 98, no arranque o motor engasgava-se até acertar o ralenti, ficava uns segundos a falhar. Na Alfa disseram que era por o motor estar afinado para 95, desde então sempre levou 95 e nunca mais falhou um arranque;

- Peugeot 206 1.1, sempre meti 95, mas noto que usando a GForce, o carro tem um trabalhar mais suave, menos grilar e, por exº, com os mesmos 20€ (menos combustivel, portanto), ando os mm kms, pelo que mostra que o carro talvez gaste um pouquinho menos. E noto q o motor desenvolve melhor, no meu caso n é psicológico, pois já fiz várias vezes o teste 95 normal / 95 GF e noto sempre a mudança de temperamento.

Cumps

As pessoas esquecem-se é que as contas fazem-se aos € / litro e não ao que deixam na bomba.

Dito isto é só fazer as contas, o problema é que muita gente nem as sabe fazer

Tenho um amigo meu que tem um civic de 95 1.6 de 110cv acho eu. Ele mete 98 porque diz que o carro faz mais quilômetros e puxa mais...

Eu tenho um twingo 1.2 60cv de 8 válvulas e no outro dia meti 15 litros de 98 junto com a de 95. O depósito durou me mais 30/40 kilometros mas acho que foi mais porque tive o pé mais calmo! O carro puchava igual... Sinceramente não percebo porque é que dizem que 98 puxa mais... Se o carro pede 95 é 95 que se põe... Não compensa a 98. Agora se pedir 98 convem por 98

o que acontece em alguns carros que recomendam 95 como mínimo é que apesar de suportarem essa gasolina, o ponto de ignição em cargas médias/altas é atrasado para evitar detonação. Mesmo nos que recomendam 98 (modernos) não há perigo em meter 95, mas perde-se muito pois o ponto é atrasado em muitos graus face ao ideial.. isto nota-se em carros com potências específicas elevadas, ou com turbo, ou nos carros a carburador ou inejecção monoponto..nos motores turbo a pressão de sobrealimentação é muitas vezes inferiro quando se usa 95, para evitar a tal detonação (que muuuito raramente é antes da faísca da vela jotape loool...)
em carros pouco puxados que recomendem 95 não há diferença a menos que conduzam no deserto do sahara ou assim...:)

Tenho um amigo meu que tem um civic de 95 1.6 de 110cv acho eu. Ele mete 98 porque diz que o carro faz mais quilômetros e puxa mais...

Eu tenho um twingo 1.2 60cv de 8 válvulas e no outro dia meti 15 litros de 98 junto com a de 95. O depósito durou me mais 30/40 kilometros mas acho que foi mais porque tive o pé mais calmo! O carro puchava igual... Sinceramente não percebo porque é que dizem que 98 puxa mais... Se o carro pede 95 é 95 que se põe... Não compensa a 98. Agora se pedir 98 convem por 98

le o post que eu deixei mais acima!

o que acontece em alguns carros que recomendam 95 como mínimo é que apesar de suportarem essa gasolina, o ponto de ignição em cargas médias/altas é atrasado para evitar detonação. Mesmo nos que recomendam 98 (modernos) não há perigo em meter 95, mas perde-se muito pois o ponto é atrasado em muitos graus face ao ideial.. isto nota-se em carros com potências específicas elevadas, ou com turbo, ou nos carros a carburador ou inejecção monoponto..nos motores turbo a pressão de sobrealimentação é muitas vezes inferiro quando se usa 95, para evitar a tal detonação (que muuuito raramente é antes da faísca da vela jotape loool...)
em carros pouco puxados que recomendem 95 não há diferença a menos que conduzam no deserto do sahara ou assim...:)

ahahhaha! eu devo comprar agora um ibiza 1.4 de 85cv no site da autohoje está a dizer que a gasolina aconselhada é 95 acham que 98 fará diferença?

ahahhaha! eu devo comprar agora um ibiza 1.4 de 85cv no site da autohoje está a dizer que a gasolina aconselhada é 95 acham que 98 fará diferença?

Muito sinceramente, acho que te fará diferença é na carteira, pq pelo que já li sobre este tema, a 98 só compensa em motores de maior performance ou turbinados (ex: motor 1.4 T-Jet q debita 155cv com a 98 e 150cv com a 95, no GP Abarth).
Num motor atmosférico de baixa cilindrada, acho que é jogar €€ fora. E com uma diferença tão grande de preços, eu mantinha-me pela 95 no teu caso.

Cumps

Teroricamente as gasolinas 98 só compensam se o motor tiver uma alta taxa de compressão...

Independentemente disso, de 95 para 98 são 3 octanas, pouco mais de 3% de diferença ( se assumirmos que no processo de fabrico elas tem mesmo 95 e 98 octanas)...

Mais de 3% de diferença faz o conjunto de temperatura/pressão do ar e quase ninguém se queixa....

Por isso acho muito complicado num carro normal, em condução normal notar a diferença no combustível...l

Última edição:
Voltar
Superior