[Saúde] GAS e arrependimento pós compra: quem sofre?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início
P

Pastis

Guest
Para quem não sabe, o GAS é a abreviação de Gear Acquisition Syndrome.
Inicialmente era um termo usado por músicos mas já se propagou por todas a áreas, informática, telemóveis, máquinas fotográficas, carros tudo.

No fundo, representa aquela tesão do mijo para comprar mrds diferentes ( mas não necessáriamente novas) constantemente. Não tanto as últimas novidades mas antes o mudar só porque sim, para experimentar.
A internet amplificou esse sindroma e actualmente conheço muita gente com ele ( incluindo-me a mim) sobretudo em telemóveis e tablets.

O meu probelam é que depois de comprar sofro sistematicamente dum arrependimento doloroso que só passa com novos GASes[:D]

Tenho esse problema com colunas de som e já tive tb com computadores mas passou-me um pouco. Cheguei a mudar de portátil de 6 em 6 meses, e no dia a seguir à compra colocava-o logo em venda[:D]

tenho isso com coisas baratas, pechinchas mesmo.
Por exemplo quando os hipermercados fazem aquelas bancas de produtos mesmo muito baratos. Compro duas canecas por um euro, ou algo assim, e fico todo feliz. Mais tarde percebo que esse euro foi bastante caro porque não preciso de canecas.
A minha namorada abomina essa minha faceta.

Faço o mesmo em sites como o Dealextreme, só para receber coisas no correio. O que vale é que é uma mania barata.

Eu sofro quando gasto, por isso já evito gastar...[:D]

Só tenho panca do ebay para ir recebendo umas coisas no correio, mas é tudo barato...:sh)

tenho isso com coisas baratas, pechinchas mesmo.
Por exemplo quando os hipermercados fazem aquelas bancas de produtos mesmo muito baratos. Compro duas canecas por um euro, ou algo assim, e fico todo feliz. Mais tarde percebo que esse euro foi bastante caro porque não preciso de canecas.
A minha namorada abomina essa minha faceta.

Faço o mesmo em sites como o Dealextreme, só para receber coisas no correio. O que vale é que é uma mania barata.

Barato pensas tu, se contares todos os "tostôes" que gastaste nisso se calhar não foi assim tão barato.

O meu caso é o inverso, a minha namorada é um pouco assim, mas não é bem em coisas caras e não é constantemente. É gastar por gastar. Do genero foi oferecer um tablet (dos de 70€) ao sobrinho de 10 anos, e eu disse para não lhe dar que é dinheiro deitado ao lixo. Não durou nem 10 dias, partiu o touch. Um arranjo é 100 e tal, mandar vir do ebay 20 e pouco. Por aquele preço o tablet já não valia nada, mas tê lo agora arrumado ou a fazer de pisa papeis... mais dinheiro tem que se gastar [:D]

Outra... ia dar baixa de uma pen da tmn (eescolas) porque nem sequer a utilizava (andava a pagar 5€ por mês a uns 5 anos para a ter arrumada na gaveta.... e por causa do contrato de fidelização). Foi lá e conversaram na a aderir a um tarifário de 2.5/3€ (e na altura nem disseram que dava só pra uma 3 horas) [8b], mas lá insisti que foi lá desactivar la.

E ela a pensar são só 3€, mas agora faz a contas a 3€ x 12 meses = 36€

É por isso que te digo isso, as vezes as penchichas custam caro no fim, basta fazer as contas. As vezes com "tostôes" podias comprar uma coisa que querias muito ou ir algum lugar, talvez ficasses mais bem servido e utilizar efectivamente o que compraste.

Última edição:
Já fui bem pior, desde que comecei a reconhecer os sintomas que comecei a combater isso com racionalidade. Creio que foi o Buyology que me fez começar a entender e mudar a minha interação com o instinto de comprar, mas há muitos e bons livros sobre o tema.

Por exemplo ler sobre a ciência da organização de um supermercado leva-te a perceber como tudo funciona e como podes dar a volta a situação, ou como os aeroportos estão organizados de forma a fomentar a necessidade de consumismo, etc. É um tema interessante!

Eu conheço é muito pessoal com uma variante desse GAS, o Gaja Acquisition Syndrome

E os sintomas batem certo, aqueles que casaram estão todos arrependidos
[:D]

Sofro mais disso em algumas saídas com pessoal. Por exemplo, Bairro Alto. Vai-se, gasta-se dinheiro, chego a casa, arrependo-me de o ter gasto e de não ter feito nada de extraordinário.

Pior que isso só mesmo quando ia a festas e apanhava bebedeiras, perdia as festas, gastava dinheiro em álcool, e depois vinha o sentimento de arrependimento.

É um tipo de síndroma que vejo muito à minha volta.

Então nos telemóveis/gadgets é mato...

Também vou resistindo às compras de "valor" significativo, sendo que tento rentabilizar o uso de equipamentos, principalmente de grande investimento.

Apesar de ter um segmento D impecável, e fazer apenas cerca de 10.000kms/ano, ando com a panca de comprar um novo segmento E. Vou-me entretendo a ver possíveis compras e adiando a compra, porque na realidade não tenho necessidade nenhuma de a fazer. Isto acontece-me com computadores, tablets, telemóveis, etc. Vou sempre espreitando o mercado mas só avanço quando realmente preciso.

Sofro mais disso em algumas saídas com pessoal. Por exemplo, Bairro Alto. Vai-se, gasta-se dinheiro, chego a casa, arrependo-me de o ter gasto e de não ter feito nada de extraordinário.

Pior que isso só mesmo quando ia a festas e apanhava bebedeiras, perdia as festas, gastava dinheiro em álcool, e depois vinha o sentimento de arrependimento.

Em saídas só "choro" o dinheiro quando o serviço foi mau, seja em bares ou restaurantes.

Já "chorei" por pagar 20€ e já me ri por pagar 100€.

Para já só deste tlmv, um Sapo A5, queria um touch porque todos tinham e tal, depois com a pressa comprei isto e não vale grande coisa...
De resto não costumo ter mais vicios desses, mesmo porque também não tenho €€ :D:D

Barato pensas tu, se contares todos os "tostôes" que gastaste nisso se calhar não foi assim tão barato.

O meu caso é o inverso, a minha namorada é um pouco assim, mas não é bem em coisas caras e não é constantemente. É gastar por gastar. Do genero foi oferecer um tablet (dos de 70€) ao sobrinho de 10 anos, e eu disse para não lhe dar que é dinheiro deitado ao lixo. Não durou nem 10 dias, partiu o touch. Um arranjo é 100 e tal, mandar vir do ebay 20 e pouco. Por aquele preço o tablet já não valia nada, mas tê lo agora arrumado ou a fazer de pisa papeis... mais dinheiro tem que se gastar [:D]

Outra... ia dar baixa de uma pen da tmn (eescolas) porque nem sequer a utilizava (andava a pagar 5€ por mês a uns 5 anos para a ter arrumada na gaveta.... e por causa do contrato de fidelização). Foi lá e conversaram na a aderir a um tarifário de 2.5/3€ (e na altura nem disseram que dava só pra uma 3 horas) [8b], mas lá insisti que foi lá desactivar la.

E ela a pensar são só 3€, mas agora faz a contas a 3€ x 12 meses = 36€

É por isso que te digo isso, as vezes as penchichas custam caro no fim, basta fazer as contas. As vezes com "tostôes" podias comprar uma coisa que querias muito ou ir algum lugar, talvez ficasses mais bem servido e utilizar efectivamente o que compraste.

E é por coisas assim que acho que muita mulher deve ser deixada e abandonada até amadurecerem. Sao adultas só de BI. Não se sabem controlar mas depois tentam controlar os outros.

On topic: Estou no polo oposto. Por ja saber que me vou arrepender, guardo as compras todas para a ultima da hora, ou passo meses a desejar algo que podia ir comprar, mas nao compro porque sei que a partir do momento que compro, arrependo-me.[:D]

Eu devo sofrer do anti-síndroma de GAS: não me atraem minimamente as "novidades", pois acho que dão demasiado trabalho e originam novas necessidades artificiais. :sh)

Conheço um tipo que é assim [:D]

Tem 5 portateis, todos da marca da maça. Se os utiliza? Obvio que nao.

Telemoveis é de perder a conta..... a ultimamente que o vi, trazia um Iphone 4 + 1 Iphone 4S + 1 HTC......... Tentem lhe ligar para qualquer um dos numeros a ver se ele responde [:)]

Tablets sao algumas 3.

Consolas : 1 Xbox, 1 PS2, 1 PS3, 1 Wii e anda com a pancada de ir buscar a PS4 apenas por ter [:D]

Eu há coisas em que defino ciclos de vida para o que compro, e só quando se aproxima o fim do ciclo pondero nova compra, e outras que se me der na telha compro, uso durante uns tempos, e depois encosta e não se pensa mais nisso, mas como este tipo de coisas é mais raro, nem me preocupa muito.

Por exemplo, telemóveis duram 2 anos, Pcs 3 a 4, os carros tenho definido não menos de 4 anos, mas aqui confesso que por vezes me dá vontade de trocar só por trocar. aqui funciona o truque de pensar que se aguentar mais um pouco com o que tenho, depois o salto qualitativo será maior...

Eu racionalizo muito as compras mais significativas, fruto da educação que tive, mas à medida que a minha situação financeira foi melhorando, passei da compra de produtos com melhor relação qualidade/preço, para outros com mais enfoque na qualidade.

Talvez quando começar a comprar topos de gama comece a pensar se realmente os €€ adicionais se justifiquem, e aí fique arrependido.

Por acaso sou bastante racional nas minhas compras (também não tenho muito para gastar...)

Compro porque de facto o dinheiro é para ser gasto, se não o gastarmos enquanto estamos vivos então também não o vamos gastar do outro lado [:D]

A última compra menos racional que fiz foi mesmo um carro telecomandado para putos...um Ferrari 458....e não há hipótese de me arrepender porque sempre que o vejo vou lá brincar um bocado e até penso em como poderia aumentar o andamento do bicho apr:)[:D]

Por acaso sou bastante racional nas minhas compras (também não tenho muito para gastar...)

Compro porque de facto o dinheiro é para ser gasto, se não o gastarmos enquanto estamos vivos então também não o vamos gastar do outro lado [:D]

A última compra menos racional que fiz foi mesmo um carro telecomandado para putos...um Ferrari 458....e não há hipótese de me arrepender porque sempre que o vejo vou lá brincar um bocado e até penso em como poderia aumentar o andamento do bicho apr:)[:D]

Simples [:D] Tens de voltar a ter mais GAZes e compras um motor mais potente e uma transmissao diferente [:p]

Voltar
Superior