Gás de garrafa e esquentadores

Carim

New member
[FONT=&quot]Olá a todos![/FONT]
[FONT=&quot]Esta vai ser uma das publicações mais chatas de sempre do fórum, mas aqui vai. Antes de mais obrigado a todos pela paciência e peço desculpas pelas questões tão básicas que vou colocar.[/FONT]
[FONT=&quot]Vou mudar-me para um apartamento sem gás canalizado e o gás de botija é todo um mundo que não domino. O apartamento não dispõe de nenhum electrodoméstico à excepção do fogão. Assim sendo:[/FONT]
[FONT=&quot]-Além do esquentador e das garrafas de gás, o que devo adquirir? Redutor e tubo? Mais alguma coisa? E onde posso/devo adquirir estes componentes?[/FONT]
[FONT=&quot]-O fogão também será alimentado a gás. Isso significa que terei de adquirir dois tubos e um redutor com duas saídas? (Ok, sei que esta pergunta é demasiado idiota, mas eu não pesco mesmo nada disto).[/FONT]
[FONT=&quot]-Estou a planear comprar o esquentador numa grande superfície. Que cuidados devo ter/que características devo assegurar que o esquentador cumpra antes de o adquirir? (ex. vi que muitos esquentadores apresentam descrições como "14L - Gés Butano/Propano". Se comprasse um de 12L, por exemplo, faria diferença? Há questões de "compatibilidade" entre esquentadores e botijas, para lá daquelas que são óbvias?)[/FONT]
[FONT=&quot]-Devo contratar algum técnico especializado para fazer a instalação destas componentes (esquentador/fogão/redutor/tubos) ou os técnicos da grande superfície onde adquirir o esquentador fá-lo-ão?[/FONT]

Obrigado!

Ola.

O fogao esta perto do esquentador? Se sim compras um tubo e dois redutores e uma peça que divide o tudo em duas saidas.

Caso contrário é um tubo e um redutor para o fogao e um tubo e outro redutor para o esquentador.

Na minha casa tenho o fogao perto do esquentador e sai um tudo do gas , leva uma peça que o divide em dois e vai um tubo para o esqu. outro para o fogão.

Isso é ilegal em instalação com mais de 1 metro e meio. Se por acaso tivesse seguros e assim se viessem ver essa ligação não me iam cobrir nada.

7dd4a15a0eb7195f0c25352a8e1b858b.png

^^ é essa peça com tres abraçadeiras. Vem um tudo da garrafa e divide em dois tubos.
Se ficar muito longo o tubo não faças nada disto, compra um redutor para cada garrafa ( compras 2 garrafas de gás).
Ou pedes a uma empresa que montam em cobre... fica uns 500euros?
Se nao tens experiencia nenhuma com estas coisas nem espirito é melhor contratares um tecnico.

O esquentador tem que ter saida em cima....
Se for dos automaticos se nao tiver boa circualçao de ar ele desliga. É melhor contratares alguem.
Deve-se usar propano no esquentador (gasta até ao fim, no butano fica gas no inverno por gastar).

O fogão sendo a gás, não terá já tubo e redutor? Já verificaste?

Quanto ao esquentador a gás, tens sítio perto do esquentador para colocar a botija?

Ao colocares o esquentador, tens de ter em atenção a extração, e colocar o tubo/manga caso ainda não tenha. Estou como o jktfah, "Se nao tens experiencia nenhuma com estas coisas nem espirito é melhor contratares um tecnico." [;)]

Desculpa roubar o teu tópico mas preciso de expor a minha frustração em algum lado...

Ponto 1: não percebo nada de esquentadores, caldeiras, cilindros, etc. É tudo altamente técnico e confuso.

Comprei casa recentemente, tem uma caldeira pequena de um fornecedor que já não existe (Roca). Funciona a gás e tem gás canalizado. A caldeira aquece radiadores e águas de banho.

Perguntei se dava para meter um rain shower ou chuveiro de pressão nos WCs, disseram-me que aquela caldeira não tem força suficiente. Perguntei se podia meter uma caldeira com mais força, disseram-me que como o prédio não tem extração, não se pode meter nenhuma caldeira. A lei mudou e quando aquela avariar estou bem FOD!!DO pois não há alternativas!!

O prédio tem 20 anos. [8b][8b]

Opções que me deram:

1) deixar aquela até avariar, tem pouca força e só dá para 1 banho de cada vez... é o que é.

Quando avariar,

2) trocar aquela caldeira por um cilindro a eletricidade, e remover os radiadores todas de casa (ainda são uns 10). Ainda preciso de fazer obras na cozinha para caber o cilindro e mudar as tubagens todas.
3) Ter aprovação do condomínio para fazer um furo na fachada do prédio, fazer obras na cozinha toda (que acabou de levar obras) e fazer uma puxada da extração de gases para o exterior. Como tenho ali umas vigas de suporte do prédio vai ser uma aventura.

FDX ... [8b][8b][8b]

Se o prédio não tem extração, como é que tens o teu esquentador (pergunta de noob, porque passei de casa com cilindro a eletricidade para uma com esquentador com extração)?

Se o prédio não tem extração, como é que tens o teu esquentador (pergunta de noob, porque passei de casa com cilindro a eletricidade para uma com esquentador com extração)?

Caldeira (não esquentador).

Tem extração (aka saída para um tubo), mas será que é por não ter extração forçada? Explicaram-me mas no meio de 2h de ensaboadela técnica esse pormaior escapou.

Caldeira (não esquentador).

Tem extração (aka saída para um tubo), mas será que é por não ter extração forçada? Explicaram-me mas no meio de 2h de ensaboadela técnica esse pormaior escapou.

Ah, percebi mal a tua frustração [;)]

Se tem tubo de extração, o mesmo não servirá para um esquentador (com ou sem extração forçada)?

Atenção que tenho mais curiosidade e vontade de aprender que capacidade em ajudar-te [:D]

Isso é um bocado estranho, Rasec. Se tens radiadores, a tua caldeira a gás é de pelo menos uns 17 kW, não?
Primeiro, imagine que tenhas uma saída de gases de bom diâmetro.
Segundo, qual é mesmo o problema de um chuveiro desses? Para mim é um chuveiro normalíssimo com um factor estético mais bling-bling, logo não vejo onde possas ter falta de potência...

ao autor do tópico, estou a ajudar uma família a mudar de casa e como é estrangeira, não percebe grande coisa disto. a casa não tem gás natural, que o dono não quis instalar, apesar de ser numa estrada principal, só de botija. vai instalar-se apenas luz e água. a placa vai ser de vitrocerâmica. por pouco mais que a placa de gás compras isso. não é a 8ª maravilha do mundo, mas se calhar é melhor que a antiquada a gás.

Só para o exterior.
O propano tem uma pressão bastante superior o que pode originar fugas mais graves.
Em caso de incêndio também pode rebentar mais facilmente.

Ter o fogão e o esquentador ligados em T também pode não ser uma boa solução, especialmente no inverno.

O gás (butano/propano) está no estado liquido dentro da garrafa. Para vaporizar vai usar calor do próprio fluído ou da envolvente. O seja o gás vai arrefecer com o processo. Por vezes é possível ver a garrafa a escorrer água por fora.

Por outro lado o esquentador tem um consumo de gás muito elevado. Quando a garrafa ja está a meio ou por aí, a capacidade do gás da garrafa vaporizar é pequena e o gás vai arrefecer ao ponto de pressão no interior da garrafa ser tão baixa que deixa de sair gás. Mas pode ainda ter bastante gás no interior.

Ha uma solução que eu usava quando tinha gás de garrafa em casa. Usava uma garrafa nova com ligação em T para esquentador e fogão. Quando notava que a garrafa ja não estava a dar era passada para um calorífero a gás e metia uma nova no esquentador.

Na verdade o que se passava é que o gás do calorífero acabava sempre primeiro e a garrafa do esquentador passava para o calorífero ainda com bastante gás. Metia uma cheia no esquentador. Com isto as garrafas eram gastas até ao fim e o esquentador nunca chegava a ter falta de gás para funcionar e não havia banhos a terminar com agua fria.

Última edição:
Só para o exterior.
O propano tem uma pressão bastante superior o que pode originar fugas mais graves.
Em caso de incêndio também pode rebentar mais facilmente.

Ter o fogão e o esquentador ligados em T também pode não ser uma boa solução, especialmente no inverno.

O gás (butano/propano) está no estado liquido dentro da garrafa. Para vaporizar vai usar calor do próprio fluído ou da envolvente. O seja o gás vai arrefecer com o processo. Por vezes é possível ver a garrafa a escorrer água por fora.

Por outro lado o esquentador tem um consumo de gás muito elevado. Quando a garrafa ja está a meio ou por aí, a capacidade do gás da garrafa vaporizar é pequena e o gás vai arrefecer ao ponto de pressão no interior da garrafa ser tão baixa que deixa de sair gás.

Ha uma solução que eu usava quando tinha gás de garrafa em casa. Usava uma garrafa nova com ligação em T para esquentador e fogão. Quando notava que a garrafa ja não estava a dar era passada para um calorífero a gás e metia uma nova no esquentador.

O que se passava é que o gas do calorífero acabava primeiro e a garrafa do esquentador passava para o calorífero. Metia uma cheia no esquentador. Com isto as garrafas eram gastas até ao fim e o esquentador nunca chegava a ter falta de gás para funcionar.

Há quem tenha uma garrafa para o fogão e uma garrafa distinta para o esquentador. Quando a garrafa do esquentador já não cumpre a demanda, é passada para o fogão onde é gasta até ao fim. Essencialmente o que descreves, mas usando o fogão em vez do aquecedor.

Há quem tenha uma garrafa para o fogão e uma garrafa distinta para o esquentador. Quando a garrafa do esquentador já não cumpre a demanda, é passada para o fogão onde é gasta até ao fim. Essencialmente o que descreves, mas usando o fogão em vez do aquecedor.

Sim é o mesmo principio. A vantagem do calorífero é que, se a casa for fria, como era a minha, o gás terminava mais rapidamente. Se o fogão for do tipo bicos a gás e forno eléctrico ou se o forno a gás for pouco utilizado, o consumo de gás é muito baixo.

A única vantagem de ter o T é eventualmente teres menos gás dentro de casa, de um ponto de vista da segurança.

Garrafas de gás propano dentro de casa é proibido.

Não, não são.

Vamos deixar estes mitos inventados de lado.

Não é permitida a existência, no interior de cadafogo, garagem ou anexo de habitação, área comercialou outros serviços, de mais de quatro garrafas cheiasou vazias, cuja capacidade global exceda 106 dm3, nãodevendo existir mais de duas garrafas por compartimento

Seja que tipo de gás for.

Última edição:
Olá a todos!
Esta vai ser uma das publicações mais chatas de sempre do fórum, mas aqui vai. Antes de mais obrigado a todos pela paciência e peço desculpas pelas questões tão básicas que vou colocar.
Vou mudar-me para um apartamento sem gás canalizado e o gás de botija é todo um mundo que não domino. O apartamento não dispõe de nenhum electrodoméstico à excepção do fogão. Assim sendo:
-Além do esquentador e das garrafas de gás, o que devo adquirir? Redutor e tubo? Mais alguma coisa? E onde posso/devo adquirir estes componentes?
-O fogão também será alimentado a gás. Isso significa que terei de adquirir dois tubos e um redutor com duas saídas? (Ok, sei que esta pergunta é demasiado idiota, mas eu não pesco mesmo nada disto).
-Estou a planear comprar o esquentador numa grande superfície. Que cuidados devo ter/que características devo assegurar que o esquentador cumpra antes de o adquirir? (ex. vi que muitos esquentadores apresentam descrições como "14L - Gés Butano/Propano". Se comprasse um de 12L, por exemplo, faria diferença? Há questões de "compatibilidade" entre esquentadores e botijas, para lá daquelas que são óbvias?)
-Devo contratar algum técnico especializado para fazer a instalação destas componentes (esquentador/fogão/redutor/tubos) ou os técnicos da grande superfície onde adquirir o esquentador fá-lo-ão?

Obrigado!

Já tens sitio para instalar o esquentador? Ligações de agua?

Voltar
Superior