Ora vamos lá outra vez
Realmente isso já parece um filme de humor negro.
Como é evidente, as seguradoras estão cá para ganhar dinheiro, isso nem se discute, e quando falamos de dinheiro temos que entender que quando existe 2 partes interessadas ambas lutam pelos seus interesses.
Temos uma avaria que pode ter sido causada pelo acidente como pode ser uma avaria sem ser causada pelo acidente.
Você quer que a seguradora pague essa avaria no entanto nem a própria marca encontra indicios palpáveis que tenha sido causada pelo acidente. Você para ser "compensado" pelos prejuízos tidos tem que na realidade haver dados concretos para ver se esses prejuízos estão cobertos pela apólice. É importante que tanto o perito como a Volkswagen digam a mesma coisa : pode ou não ter sido causada pelo acidente, aqui o "pode ou não" é de extrema importância. Note bem que a empresa a quem você confiou o conserto do veículo ( empresa escolhida por si, note-se) não consegue mostrar que essa avaria é consequência do acidente.
Não se pode esperar que as companhias entreguem dinheiro de " mão-beijada", isso nunca foi nem será uma característica delas, nem de nenhuma empresa minimamente competente.
Já agora, segundo me apercebo você comprou o carro à relativamente pouco tempo, se assim for existe a garantia que se não me engano cobre a caixa de velocidades.
Algo que me está a meter um pouco de confusão é que em momento algum você refere o mediador, se tiver mediador, fale com ele, pode acreditar que pode ser uma ajuda importante.
Caso não tenha, mande-me uma mensagem privada com todos os dados ( número de processo, apólice, companhia) e verei o que posso fazer
Sem mais
Vasco Martins