Garagem prende carro

RYKWEST

Banido
Paz e Amor para todos...
Tive um pequeno acidente, onde mandei arranjar o carro a uma oficina daqui da zona de Gaia, a Garagem Racingue. Como tenho seguro contra todos os riscos e sem franquia, recorri ao seguro para me pagarem o prejuízo. O veiculo foi visto pelo perito e foi aprovada a sua reparação no valor de 2.428,86 €. Tudo bem, até ao ponto onde fui assinar na garagem para levantar o veiculo. O qual está a ser transferido para meu nome, só tenho a guia de circulação e a fotocópia do Certificado de matricula do dono anterior. Visto isto gerou-se uma discussão acesa, porque o dono da garagem não me deixa tirar o carro, sem ter um documento em como o carro já está a ser passado para meu nome. Diz que faz isto para o salvaguardar, porque a seguradora não lhe paga sem ter este documento. Eu pedi-lhe para me deixar levar o veiculo, porque que está a ser tratada a transferência e dentro de pouco tempo lhe levaria o documento em questão. ELE NEGOU-SE E O CARRO CONTINUA LÁ [8b] ISTO É POSSÍVEL?:confused:

E já tentaram falar com a seguradora?

Eu percebo a posição do dono da oficina. Está apenas a fazer cumprir o que lhe é exigido.

Já falamos com a seguradora e disseram que estava definitivo e que iriam pagar. Mas o dono da oficina não acreditou em mim, foi à seguradora, expôs a situação e a ele disseram que não lhe pagavam sem o documento. Penso que se aproveitaram para adiar o pagamento, porque então quando lá fui diziam que faltava documentos...

Não tenho nada contra ti, mas se eu fosse o dono da garagem fazia exactamente o mesmo. Nunca correria o risco de ficar a arder, a não ser que fosses um familiar em quem tivesse total confiança.

Eu dou-te um exemplo que não sendo igual a este, explica porque razão o dono da garagem fez o que fez: eu trabalhei uns tempos numa agência de viagens, e uma vez um indivíduo com quem tinha confiança fez uma compra a crédito, preencheu e assinou tudo, mas como não tinha a declaração de IRS com ele, ficou de trazer uns dias depois. Ora, ele já tinha adquirido o produto e nunca mais aparecia, a empresa de crédito não nos pagava pois faltava entregar documentos, e foi preciso ameaçar com tribunal para o homem finalmente trazer o IRS. E depois deu uma desculpa esfarrapada qualquer..

Eu sei que não é a mesma coisa, mas tens de perceber o lado do comerciante..

Se ele não deixar levantar o carro mete já um advogado ao barulho e ameaça pedir uma indemnização, ele que verifica-se os documentos que precisava antes de começar a arranjar o carro. E já tinha escrito no livro das reclamações.

Nem que tivesses o carro já em teu nome a actuação dele é perfeitamente legítima.

Chama-se Direito de Retenção, e ele pode reter o carro até receber o efectivo pagamento do valor da reparação.

Podes reclamar à vontade que não tens razão.

Se o dono da oficina supostamente está queimado, desde um princípio averiguava se os documentos estavam em ordem. Mas o objectivo dele era facturar. À dois meses tive um furto de jantes, foi participado ao seguro, já está pago e não houve problemas. Ele pode ter toda a razão, mas será que pode prender o meu veiculo? Só está a perder um bom cliente ou mais...

Última edição:
Nem que tivesses o carro já em teu nome a actuação dele é perfeitamente legítima.

Chama-se Direito de Retenção, e ele pode reter o carro até receber o efectivo pagamento do valor da reparação.

Podes reclamar à vontade que não tens razão.
Então dizia desde o principio que não me entregava o carro sem receber primeiro. Isso não tem lógica, porque toda a gente sabe que as seguradoras pagam a 30 ou 60 dias... Imagina as oficinas com todos os carros acidentados e reparados à espera de receber. Ia ser lindo...

Se o dono da oficina supostamente está queimado, desde um princípio averiguava se os documentos estavam em ordem. Mas o objectivo dele era facturar. À dois meses tive um furto de jantes, foi participado ao seguro, já está pago e não houve problemas.

Com o mesmo carro?

Ele pode ter toda a razão, mas será que pode prender o meu veiculo? Só está a perder um bom cliente.

Já leste o post anterior ao teu?

Então dizia desde o principio que não me entregava o carro sem receber primeiro. Isso não tem lógica, porque toda a gente sabe que as seguradoras pagam a 30 ou 60 dias... Imagina as oficinas com todos os carros acidentados e reparados à espera de receber. Ia ser lindo...

Mas isso já é decisão dele. Que está protegido pela lei neste caso não me restam dúvidas.

Pode perder um cliente é claro, mas entre perder um cliente e perder dinheiro eu preferia o 1º.

Não... ele não entrega o carro só depois de receber. Ele entrega o carro depois de ter em sua posse todos os documentos que lhe permitam vir a receber. Percebes a diferença?

Não... ele não entrega o carro só depois de receber. Ele entrega o carro depois de ter em sua posse todos os documentos que lhe permitam vir a receber. Percebes a diferença?

Percebi perfeitamente e sei que está no seu perfeito direito. Mas é uma questão de confiança e deveria ser a seguradora a tratar dessa situação e não ele. Porque é um caso pertencente à seguradora.

Percebi perfeitamente e sei que está no seu perfeito direito. Mas é uma questão de confiança e deveria ser a seguradora a tratar dessa situação e não ele. Porque é um caso pertencente à seguradora.

Pelos vistos não percebeste... a confiança não paga as contas.

E não devia ter acautelado essa situação antes de arranjar o carro? Meteu agua e agora esta injustamente a prejudicar o cliente.

Voltar
Superior