Futebol " ou Circo Romano "

HCF

New member
Diz a sabedoria popular que sobre Política, Futebol, ou Religião, não deve haver discussões, mas sim troca de opiniões.

O Circo Romano.

Há dois milénios atrás, o Povo da Capital do grande Império Romano ( Roma ) divertia-se c/ a violência e morte de Seres-Humanos, na arena.
Esse era o tempo em que para se viver c/ alguma dignidade, era necessário nascer no grupo social certo !!, senão a vida Humana tinha pouca valia.

O Futebol. ( Desporto de Massas )

O Futebol, por vezes transborda de violência c/ os adeptos a agredirem-se mutuamente c/ rara violência, como se o Homem transportasse consigo
algum atavismo relacionado c/ a violência do passado !!!!.

O que levará um Homem, idoneo, bom chefe de familia, etc, a vociferar como
um louco, ao ver uma vintena de Homens a correr atrás de uma bola ?!!!!,
e os mais jovens, para além da gritaria, a partir para a violência ?!!!, será
que o Homem não evoluiu nada, nestes 2.000 anos ?!!!.

Nos dias de hoje, em que o Homem tem ao seu dispor, Cultura e tecnologia
que há 100 anos só era imaginável pelos escritores de ficção científica, era esperável que o intelecto Humano avançasse tanto quanto a
tecnologia.
É verdade que a maioria das pessoas usa a tecnologia sem terem o mínimo de conhecimento sobre essa mesma tecnologia.:confused:

Quando chegará a idade de ouro da Humanidade ?!!!!
Será que o Ser-Humano algum dia se livrará do medo do escuro ?!!!!.:confused:

o amigo da onça. (Sortinguista[:)])

Cumps.

Bem, tu criaste aqui um tópico potencialmente polémico.

Eu serei a pessoa mais errada para falar nisto, pelo simples motivo de que detesto futebol. Sempre detestei.

Como eu nunca me interessei por futebol, acabo por estar a leste da maioria das discussões típicas dos amantes de futebol, e é interessante analisar como um desporto (será que ainda é isso?) que não trás lucros a ninguém (aos espectadores, entenda-se), consegue gerar discussões tão fervorosas, teorias do arco da velha, etc.

Para quem (como eu) não aprecia futebol, é interessante ver isto "de fora" !

playstation?[:D]
XX Séculos ?
Não há diferença nenhuma.

Quer dizer, há as diferenças de tecnologia e algumas diferenças culturais, mas os seres humanos são iguais.

Por isso, muitas das formas de sociedade mais elaboradas e mais equitativas são classificadas como utópicas, pois os seres humanos ainda não estão preparados para.

Por isso é que as touradas, o futebol e outras formas de desporto pouco elaboradas são tão apreciadas pelas massas, ao contrario de outras formas mais elaboradas como o golfe, o xadrez ou o atletismo.

Claro que esta é uma forma simplista de explicar o comportamento humano, mas é bastante valida, no aspecto em que, muita gente ainda vota de acordo com a tradição familiar e ficam surpreendidos quando fazem um teste deste tipo:

EU Profiler

Da mesma forma que, principalmente por cá, muita gente dá mais importância ao futebol do que a politica, tal como um comum cidadão romano do Séc. I, daria mais valor a um imperador que paga jogos e distribui pão em vez de melhorar as condições de vida das pessoas.

Por isso é que as touradas, o futebol e outras formas de desporto pouco elaboradas são tão apreciadas pelas massas, ao contrario de outras formas mais elaboradas como o golfe, o xadrez ou o atletismo.

Porque é que o futebol é menos elaborado que o atletismo? Ou que o golfe?

Diz a sabedoria popular que sobre Política, Futebol, ou Religião, não deve haver discussões, mas sim troca de opiniões.

O Circo Romano.

Há dois milénios atrás, o Povo da Capital do grande Império Romano ( Roma ) divertia-se c/ a violência e morte de Seres-Humanos, na arena.
Esse era o tempo em que para se viver c/ alguma dignidade, era necessário nascer no grupo social certo !!, senão a vida Humana tinha pouca valia.

O Futebol, por vezes transborda de violência c/ os adeptos a agredirem-se mutuamente c/ rara violência, como se o Homem transportasse consigo

que há 100 anos só era imaginável pelos escritores de ficção científica, era esperável que o intelecto Humano avançasse tanto quanto a
tecnologia.
É verdade que a maioria das pessoas usa a tecnologia sem terem o mínimo de conhecimento sobre essa mesma tecnologia.:confused:

Cumps.

.

Acho essa comparação absurda, se comparares um circo romano com uma tourada aceito com futebol nao nem pensar.
O futebol é um desporto lindissimo cheio de acção de e de tecnica é um jogo mto complexo e dificil de ser jogado com qualidade , requer uma enorme preparação fisica e treinos diarios e para se sr jogador com qualidade tem de se começar de mto pequeno, tipo 5-8anos
O futebol é um jogo de estrategia, é tipo um xadrez humano onde cada peça pensa por si mas todas orientadas por um tecnico, é o desporto mais visto no mundo e um dos que mantem a espectaculariedade ao ser transmitido na tv, é actualmente um meio de diplomacia entre povos e um meio cultural e social de de os povos competirem e interpretarem o desporto. Ele de ser um excelente e saudavel entretenimento, sem duvida que eramos mto mais pobres e vazios se nao houvesse futebol, alias os paises sem futebol (activo) sao paises instaveis ou em guerra.

muita gente ainda vota de acordo com a tradição familiar e ficam surpreendidos quando fazem um teste deste tipo:

EU Profiler

Já tinha feito o teste para os partidos portugueses, onde pouco estranhamente não entra um sequer na elipse:sh) os tais partidos dos quais nenhum merece o meu voto, mas voltei a fazê-lo para os partidos europeus...onde entram mais de 20 na minha elipse...bem pertinho da mira estão estes 3 e mais uns quantos que me fariam estar bem atento e interessado em escutá-los se neles pudesse votar.

(Polónia)
Samoobrona Rzeczpospolitej Polskiej

(França)
Chasse Pêche Nature et Traditions

(Itália)
Fiamma Tricolore/La Destra-Movimento per l'Autonomia-Partito Pensionati-Alleanza di Centro

O Circo Romano.

tecnologia.

Cumps.

A evolução não se resume a tecnologia, porque havia os seres humanos avançarem aos passos da tecnologia?
A humanidade precisa mais de humanismo de que tecnologia...a tecnologia pode ser boa até um certo ponto mas se a ética humana falhar do que valerá ao homem aconpanhar a robotização?..
Antes uma civilização com bons principos que uma corja de engenheiros que acham que a felicidade se encontra na aquisição de de uma panóplia de engenhos inovadores..

A evolução não se resume a tecnologia, porque havia os seres humanos avançarem aos passos da tecnologia?
A humanidade precisa mais de humanismo de que tecnologia...a tecnologia pode ser boa até um certo ponto mas se a ética humana falhar do que valerá ao homem aconpanhar a robotização?..
Antes uma civilização com bons principos que uma corja de engenheiros que acham que a felicidade se encontra na aquisição de de uma panóplia de engenhos inovadores..
----------------------------------------------------------------------
Se excetuarmos a herança genética que nos leva facilmente à violência,
o Ser-Humano tem ao seu alcance os meios e o tempo para educar o espírito. A tecnologia é uma ferramenta que nos dá os meios e o tempo livre, para pensar.
O Homem c/ as máquinas resolveu o primordial problema , a alimentação
c/ esse problema resolvido ficou c/ mais tempo para educar o espírito.
Quando o Ser-Humano tem garantidos, A alimentação+ habitação+saúde
cultura, durante toda a sua vida, tem mais tendencia para pensar nas coisas espirituais, e para isso a tecnologia é fundamental.

Já tinha feito o teste para os partidos portugueses, onde pouco estranhamente não entra um sequer na elipse:sh) os tais partidos dos quais nenhum merece o meu voto, mas voltei a fazê-lo para os partidos europeus...onde entram mais de 20 na minha elipse...bem pertinho da mira estão estes 3 e mais uns quantos que me fariam estar bem atento e interessado em escutá-los se neles pudesse votar.

(Polónia)
Samoobrona Rzeczpospolitej Polskiej

(França)
Chasse Pêche Nature et Traditions

(Itália)
Fiamma Tricolore/La Destra-Movimento per l'Autonomia-Partito Pensionati-Alleanza di Centro

Permite-me fazer um comentário sobre o Samoobrona (partido da auto-defesa), já que estou na Polónia e conheço-o relativamente bem.

Esse partido é uma anedota de A a Z, não tem ponta por onde se lhe pegue e é conhecido por ser o partido dos saloios, beatas e bacocos polacos. O líder deles - Andrzej Lepper - anda sempre com uma gravata vermelha e branca (as cores da bandeira da Polónia).

Esquece... [;)]

Última edição:
Permite-me fazer um comentário sobre o Samoobrona (partido da auto-defesa), já que estou na Polónia e conheço-o relativamente bem.

Esse partido é uma anedota de A a Z, não tem ponta por onde se lhe pegue e é conhecido por ser o partido dos saloios, beatas e bacocos polacos. O líder deles - Andrzej Lepper - anda sempre com uma gravata vermelha e branca (as cores da bandeira da Polónia).

Esquece... [;)]
pronto.

um sonho desfeito....[:D]

ld

----------------------------------------------------------------------
Se excetuarmos a herança genética que nos leva facilmente à violência,
o Ser-Humano tem ao seu alcance os meios e o tempo para educar o espírito. A tecnologia é uma ferramenta que nos dá os meios e o tempo livre, para pensar.
O Homem c/ as máquinas resolveu o primordial problema , a alimentação
c/ esse problema resolvido ficou c/ mais tempo para educar o espírito.
Quando o Ser-Humano tem garantidos, A alimentação+ habitação+saúde
cultura, durante toda a sua vida, tem mais tendencia para pensar nas coisas espirituais, e para isso a tecnologia é fundamental.

..a alimentação, textil, produtos de higiene, etc..rádio, televisão, computadores, etc.
Se reparares 90% daqulo que se faz (tecnologia) hoje em dia é para proveito proprio do produtor e quase não dá uma mais valia significante ao consumidor, que muitas vezes limita-se a seguir a pressão social e as tretas do marketing.
Quanto às garantias, quais é que falas, de acumulação de riqueza, de capitalismo?

Bem, tu criaste aqui um tópico potencialmente polémico.

Eu serei a pessoa mais errada para falar nisto, pelo simples motivo de que detesto futebol. Sempre detestei.

Como eu nunca me interessei por futebol, acabo por estar a leste da maioria das discussões típicas dos amantes de futebol, e é interessante analisar como um desporto (será que ainda é isso?) que não trás lucros a ninguém (aos espectadores, entenda-se), consegue gerar discussões tão fervorosas, teorias do arco da velha, etc.

Para quem (como eu) não aprecia futebol, é interessante ver isto "de fora" !

Detestar não detesto mas não ligo pevide...

A primeira vez que o meu pai me levou ao futebol - 1982 ou 83 em Guimarães, entre o FCP e o Vitória - quando chegou ao intervalo fui todo feito para ir embora... diz o meu pai (um fã de futebol):

- Onde vais?
- Acabou?
- Não!!! Estamos no intervalo... ora porra...

[:D]

Detestar não detesto mas não ligo pevide...

A primeira vez que o meu pai me levou ao futebol - 1982 ou 83 em Guimarães, entre o FCP e o Vitória - quando chegou ao intervalo fui todo feito para ir embora... diz o meu pai (um fã de futebol):

- Onde vais?
- Acabou?
- Não!!! Estamos no intervalo... ora porra...

[:D]

O meu "detestar" talvez seja uma hipérbole, mas claramente não gosto.

E para quem não gosta, ainda me lembro do pincel que eram as segundas feiras de escola, onde os amantes de futebol passavam horas a discutir o que se tinha passado nos jogos de futebol, e eu a apanhar secas descomunais ! [:D]

Aliás, isso ainda hoje acontece ocasionalmente, alturas em que eu aproveito para meditar. [:)]

É profundamente impressionante a força que o futebol tem e as multidões / dinheiro que movimenta.
Num País do tamanho do nosso, existirem diversos diários de futebol demonstra bem que somos um povo muito adepto de futebol.

Esquece... [;)]

Já dispensava ouvir esses então[;)][:D]

Voltar
Superior