Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Obviamente q sim porque ainda não inventaram paineis lunares.
Agora isto da fusão nuclear não é viável pelos meus cálculos. Vai ser sempre preciso alto débito de energia p consumar a produção superior à energia usada.
Significa q talvez 80 a 90% da energia produzida terá q ser "posta de lado" p poder ser usada outra vez no processo de fusão.
Mas fazes isso com paineis solares q não consomem energia p funcionar...
De uma forma geral concordo com o que dizes: a energia solar por si só é insuficiente.
Contudo, estás enganado nesses números, a produção fotovoltaica é muito superior ao que pensas. Em primeiro lugar a eficiência dos painéis solares já anda na casa dos 21%, ou seja produzem cerca de 210W por m2 com 1 KW/m2 de radiação solar. A radiação solar máxima varia muito, mas também pode ser superior a 1 KW/m2 nas horas de pico, depende de muitos fatores.
Eu tenho uma instalação fotovoltaica na minha moradia (10 painéis de 480 Wp) e no mês de Outubro (que nem sequer é um dos melhores meses para o fotovoltaico) produziram em média 14 KWh por dia, o que é mais do que eu consumo. E isto são valores médios, pois nos bons dias de sol o sistema produziu cerca de 25 KWh. Em Outubro!
Agora, obviamente o sistema elétrico não pode ficar dependente apenas do sol e/ou vento, tem que haver outras formas de produzir energia elétrica. A solução tem que ser de complementaridade.
Or painéis solares são como à agricultura biologia
sãos dois crimes ambientais
Consomem áreas enormes de solo agrícola e florestar para ter um output da treta.
uma única central nuclear de fissão e acabava-se com essa treta toda, e ainda por cima com energia previsível
Quando andei a selecionar os paineis, encontrei muitos modelos com eficiência superior a 20%, e são relativamente acessíveis.eficiência dos painéis solares, fui ver e a grande maioria não chega aos 20%.
Sim, sem dúvida. Na maior parte do tempo vão produzir bastante menos que a capacidade nominal. Contudo, mesmo que produzam apenas 70% ou mesmo 50% da capacidade nominal, é o suficiente para uma moradia com consumos normais.Os teus painéis são de 480Wp, mas isto é como os consumos anunciados pelas marcas de automóveis ( inatingíveis). 40º de inclinação, virado a sul, temperatura de 25ºC, pressão do ar xpto, humidade ypto, sem nuvens, sem poeiras, etc, etc...
Eu continuo a não perceber como se patina no básico destas discussões.
energia de produção intermitente não pode substituir energia de produção on demand
mas estamos sempre nessa conversa da treta como se alguma vez fosse possível manter uma rede eléctrica de uma sociedade moderna sem ter uma base e sobretudo um backup de produção estável e, sobretudo, passível de ser ajustada ao momento independente das condições meteorológicas.
Isto nem é discutir a questão que o pmct faz da ineficiência de produção vs meios vs recursos de alguns tipos de energia “limpa”.
essa já é outra questão, com respostas muito diferentes para cada ecossistema/zona.
Até ao momento, e sobretudo se o objectivo é descarbonizar, só o nuclear o consegue por mais voltinhas que queiram dar.
Eu continuo a não perceber como se patina no básico destas discussões.
energia de produção intermitente não pode substituir energia de produção on demand
mas estamos sempre nessa conversa da treta como se alguma vez fosse possível manter uma rede eléctrica de uma sociedade moderna sem ter uma base e sobretudo um backup de produção estável e, sobretudo, passível de ser ajustada ao momento independente das condições meteorológicas.
Isto nem é discutir a questão que o pmct faz da ineficiência de produção vs meios vs recursos de alguns tipos de energia “limpa”.
essa já é outra questão, com respostas muito diferentes para cada ecossistema/zona.
Pela primeira vez a energia produzida foi superior à energia consumida, objectivo perseguido desde sempre, o que pode colocar termo à dependência pelos recursos fósseis.
E este modelo de produção de energia é obtida de forma limpa, barata e quase ilimitada.
Podem esquecer as centrais nucleares, são caras, demoram décadas a construir e ninguém as quer por perto. Podem simplesmente esquecer as centrais nucleares e apostar tudo em renováveis, baterias e albufeiras.Vai ser esse o caminho natural.