Fusão Nuclear

Não, esse era fusão a frio, em que se conseguiria atingir a fusão espontânea, sem a necessidade do tal laser que consome mais do que o sistema debita...

Eu sei bem o que é o ITER desde o seu inicio, até sei o que é fusão nuclear e um Tokamak muito antes de haver ITER, portanto se calhar tu é que precisas de pesquisar um bocado. Por eu saber muito bem há quanto tempo existem essas experiências é que desconfio que muito dificilmente se vai ter energia produzida por fusão nuclear para substituir os combustiveis fósseis em tempo útil. Temos que ir já para o que é possível, para o que já existe e é conhecido há décadas, energia solar, eólica e hidrica. Isto é realismo.

Com o dinheiro que já se gastou nisso, mais o dinheiro planeado a gastar nisso nos próximos anos, acho que dava para os países ocidentais serem completamente independentetes de energias fósseis só com renováveis.
Não tenho nada contra que tentem desenvolver a fusão nuclear, agora o que acho é que vai ser muito, muito, muito dificil chegar lá. Afinal de contas anda-se há décadas nisso, que me lembre já houve outras noticias no passado que reinvidicavam o mesmo, e nunca se chegou a lado nenhum.

A verdade é que já temos um reactor de fusão nuclear grátis, e portanto é muito mais fácil aproveitar a energia gerada por esse reactor natural. Com o tempo e dinheiro que se tem perdido na fusão nuclear já tinhamos os países ocidentais praticamente alimentados por energia solar, eólica e hidrica. É isso que não entendo, já temos tecnologia para ter energia barata e que não aumenta as emissões de CO2, e em vez de usarmos o que já temos, estamos à espera de algo que talvez esteja disponível daqui a umas décadas, e sem garantias.

Entretanto o planeta vai definhando...

Comparando com outras "indústrias", os custos com a fusão nuclear não são assim tão elevados. Os EUA, de longe os maiores investidores, gastam cerca de 600 milhões de USD por ano. Ora, só o "ministério da defesa" americano gasta mais de 1,6 triliões (americanos)!
Seja como for eu não gosto muito de fazer estas comparações porque são coisas muito diferentes. É lógico que uma tecnologia que ainda está nas fases iniciais requeira um capex brutalmente superior que uma que já está em velocidade de cruzeiro.

Com o dinheiro que já se gastou nisso, mais o dinheiro planeado a gastar nisso nos próximos anos, acho que dava para os países ocidentais serem completamente independentetes de energias fósseis só com renováveis.
Não tenho nada contra que tentem desenvolver a fusão nuclear, agora o que acho é que vai ser muito, muito, muito dificil chegar lá. Afinal de contas anda-se há décadas nisso, que me lembre já houve outras noticias no passado que reinvidicavam o mesmo, e nunca se chegou a lado nenhum.

A verdade é que já temos um reactor de fusão nuclear grátis, o Sol, e portanto é muito mais fácil aproveitar a energia gerada por esse reactor natural. Com o tempo e dinheiro que se tem perdido na fusão nuclear já tinhamos os países ocidentais praticamente alimentados por energia solar, eólica e hidrica. É isso que não entendo, já temos tecnologia para ter energia barata e que não aumenta as emissões de CO2, e em vez de usarmos o que já temos, estamos à espera de algo que talvez esteja disponível daqui a umas décadas, e sem garantias.

Entretanto o planeta vai definhando...

Fusão nuclear é um projecto a muito longo prazo, e deveríamos ter muitos mais mas estamos muito concentrados no imediato.
Energia solar é fixe, mas muito limitada (1kW/m2). Mesmo que se consiga aumentar a eficiência dos paineis para o limite físico, vai chegar o dia em que não haverá superfície utilizável suficiente para gerar a energia necessária.

Comparando com outras "indústrias", os custos com a fusão nuclear não são assim tão elevados. Os EUA, de longe os maiores investidores, gastam cerca de 600 milhões de USD por ano. Ora, só o "ministério da defesa" americano gasta mais de 1,6 triliões (americanos)!
Seja como for eu não gosto muito de fazer estas comparações porque são coisas muito diferentes. É lógico que uma tecnologia que ainda está nas fases iniciais requeira um capex brutalmente superior que uma que já está em velocidade de cruzeiro.

Só o ITER tem um custo estimado de varias dezenas de milhares de milhões, dava para implementar muitos kms^2 de paineis solares.

Construction of the ITER complex in France started in 2013,[SUP][18][/SUP] and assembly of the tokamak began in 2020.[SUP][19][/SUP] The initial budget was close to €6 billion, but the total price of construction and operations is projected to be from €18 to €22 billion;[SUP][20][/SUP][SUP][21][/SUP] other estimates place the total cost between $45 billion and $65 billion, though these figures are disputed by ITER​

https://en.wikipedia.org/wiki/ITER

E não sei aonde foste buscar esse número para os EUA, só neste laboratório, o orçamento é de 1.5 mil milhões.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Livermore_National_Laboratory

Fusão nuclear é um projecto a muito longo prazo, e deveríamos ter muitos mais mas estamos muito concentrados no imediato.
Energia solar é fixe, mas muito limitada (1kW/m2). Mesmo que se consiga aumentar a eficiência dos paineis para o limite físico, vai chegar o dia em que não haverá superfície utilizável suficiente para gerar a energia necessária.

E chegas a essas conclusão porque? Ao menos fizeste sequer umas contas básicas?
Uma familia tipica que gaste cerca de 300Kw/mês, precisa de 10KW/dia, portanto, como podes ver, se esse teu 1KW/m2 é por dia, então são precisos 10 m2, muito menos que a área do telhado da casa. Mesmo que vivam num prédio, é possível que haja telhado para todos, dependendo no número de pisos.
Mas ainda há energia eólica e hidrica, há os telhados das indústrias, albufeiras, etc, na verade basta uma pequenissima parte da superficie terrestre para termos energia suficiente para todo o planeta.

Uma familia tipica que gaste cerca de 300Kw/mês, precisa de 10KW/dia, portanto, como podes ver, se esse teu 1KW/m2 é por dia, então são precisos 10 m2, muito menos que a área do telhado da casa. Mesmo que vivam num prédio, é possível que haja telhado para todos, dependendo no número de pisos.
Mas ainda há energia eólica e hidrica, há os telhados das indústrias, albufeiras, etc, na verade basta uma pequenissima parte da superficie terrestre para termos energia suficiente para todo o planeta.

Esse 1kwh/m² é a energia MÁXIMA obtida. Ao longo do ano e ao longo do dia esse valor varia muito (para baixo). Não invalida que pelo menos para consumo doméstico, seja possivel ir buscar grande parte de energia as renovaveis.

Só o ITER tem um custo estimado de varias dezenas de milhares de milhões, dava para implementar muitos kms^2 de paineis solares.

Construction of the ITER complex in France started in 2013,[SUP][18][/SUP] and assembly of the tokamak began in 2020.[SUP][19][/SUP] The initial budget was close to €6 billion, but the total price of construction and operations is projected to be from €18 to €22 billion;[SUP][20][/SUP][SUP][21][/SUP] other estimates place the total cost between $45 billion and $65 billion, though these figures are disputed by ITER​

https://en.wikipedia.org/wiki/ITER

E não sei aonde foste buscar esse número para os EUA, só neste laboratório, o orçamento é de 1.5 mil milhões.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lawren...nal_Laboratory

Li aqui: http://large.stanford.edu/courses/2021/ph241/margraf1/

Isso parece ser apenas o financiamento do departamento de energia, parece muito pouco. Deve haver outras fontes de financiamento.
Mas dá para ver que andam a financiar a fusão nuclear desde os anos 50, já desistiram e investir massivamente nos states, e preferem agora colaborar com projectos internacionais como o ITER.
Porque será?
Repara que estamos a falar do país que conseguiu produzir a bomba nuclear em 2 anos, que conseguiram ter um reactor de fissão nuclear a produzir energia em meia dúzia de anos. E em 70 anos não conseguiram criar um reactor de fusão nuclear. Acho que isto dá para tirar algumas conclusões sobre a dificuldade da coisa, e o tempo que provavelmente ainda temos que esperar, se é que alguma vez vai ser viável.
A questão é se queremos continuar à espera da Pedra filosofal ou se deverimos estar já a investir massivamente nas energias renováveis?

O meu entusiasmo com esta notícia:

yaaay-saturday-night-live.gif

1kW/m2 é a energia máxima que recebes no sol. Um bom painel solar consegue converter 150W/m2 no pico (~1h por dia com bom tempo). Em média anual são umas centésimas disso, logo podes meter mais 2 ou 3 zeros nessa área de telhado para resolver o consumo das famílias com moradias.... mas depois e as famílias a viver em prédios? E as áreas comerciais? Quantos km2 de paineis precisas para alimentar uma fábrica?
Energia solar é fixe, mas é uma gota no oceano... vá, um copinho.

1kW/m2 é a energia máxima que recebes no sol. Um bom painel solar consegue converter 150W/m2 no pico (~1h por dia com bom tempo). Em média anual são umas centésimas disso, logo podes meter mais 2 ou 3 zeros nessa área de telhado para resolver o consumo das famílias com moradias....

De uma forma geral concordo com o que dizes: a energia solar por si só é insuficiente.

Contudo, estás enganado nesses números, a produção fotovoltaica é muito superior ao que pensas. Em primeiro lugar a eficiência dos painéis solares já anda na casa dos 21%, ou seja produzem cerca de 210W por m2 com 1 KW/m2 de radiação solar. A radiação solar máxima varia muito, mas também pode ser superior a 1 KW/m2 nas horas de pico, depende de muitos fatores.

Eu tenho uma instalação fotovoltaica na minha moradia (10 painéis de 480 Wp) e no mês de Outubro (que nem sequer é um dos melhores meses para o fotovoltaico) produziram em média 14 KWh por dia, o que é mais do que eu consumo. E isto são valores médios, pois nos bons dias de sol o sistema produziu cerca de 25 KWh. Em Outubro!

Agora, obviamente o sistema elétrico não pode ficar dependente apenas do sol e/ou vento, tem que haver outras formas de produzir energia elétrica. A solução tem que ser de complementaridade.

Última edição:
Agora é só os EUA criarem uma arma de fusão nuclear e acaba a guerra! [:)][:)]

A fusao nuclear para fins militares ja é usada ha muito

Numa Bomba nuclear convencional tem um elemento pesado Uranio ou plutonio
No estagio 1, um explosivo convencional é detonado. liberta suficiente energia para o estagio 2
o estagio 2 é quando o elemtno pesado com a energia libertada entra num recçao de fissao descontrolada do elemento pesado dando-se a explosao nuclear.

Num bomda de hidrogenio, tens mais um estagio, ou seja é um nuclear convencional com istoto de idrogenio que com a energia libertada pela fissao origina a fusao descontrolada do hidrogenio

È a bomda termonuclear ou bomba de hidrogenio.[;)]

Última edição:
A fusao nuclear para fins militares ja é usada ha muito

Numa Bomba nuclear convencional tem um elemento pesado Uranio ou plutonio
No estagio 1, um explosivo convencional é detonado. liberta suficiente energia para o estagio 2
o estagio 2 é quando o elemtno pesado com a energia libertada entra num recçao de fissao dexscontyrolada do elemento pesado dando-se a explosao nuclear.

Num bomda de hidrogenio, tens mais um estagio, ou seja é um nuclear convencional com istoto de idrogenio que com a energia libertada pela fissao origina a fusao descontrolada do hidrogenio

È a bomda termonuclear ou bomba de hidrogenio.[;)]

Muito obrigado pelo esclarecimento. Estamos sempre a aprender! [:cool:]

Voltar
Superior