Fusão Nuclear

Pela primeira vez a energia produzida foi superior à energia consumida, objectivo perseguido desde sempre, o que pode colocar termo à dependência pelos recursos fósseis.
E este modelo de produção de energia é obtida de forma limpa, barata e quase ilimitada.

Última edição:
Isto é, num resumo um pouco mal amanhado, aquilo que descrevia o filme O Santo com o Val Kilmer e a Elisabeth Shue?

Muito mal
amamhado mas sim
e basicamente um sol
plsma aquecido que leva a fissão de hidrogénio num átomo de Hélio creio cuja massa é inferior aos dois átomos que lhe deram origem
e a energia libertada e = a mc ao quadrado
e como a fissão mas ao contrario

2040/2050 é a previsão para começarem a produzir comercialmente em centrais de fusão nuclear, segundo o presidente do instituto de plasmas e fusão nuclear que estava agora a falar no canal 3 (rtp noticias). Mas com algumas dependências.

"é como se fosse um sol na terra"

2040/2050 é a previsão para começarem a produzir comercialmente em centrais de fusão nuclear, segundo o presidente do instituto de plasmas e fusão nuclear que estava agora a falar no canal 3 (rtp noticias). Mas com algumas dependências.

"é como se fosse um sol na terra"
Quer dizer que as renováveis vai ser TD sucata.

E o hidrogênio do Costa tb.....

Ora pensem lá?

O sol na terra é Portugal que é um paraíso....

O anúncio é bastante sensacionalista, pois a energia usada é muito maior do que a gerada. Os lasers precisaram de 330MJ para funcionar e gerou-se 3.25MJ na reacção. Mesmo com o sensacionalismo, a publicidade que isto cria é boa para gerar mais fundos para a investigação, o que só pode ser bom.

Este vídeo explica bem os conceitos relevantes https://www.youtube.com/watch?v=LJ4W1g-6JiY&ab_channel=SabineHossenfelder

O anúncio é bastante sensacionalista, pois a energia usada é muito maior do que a gerada. Os lasers precisaram de 330MJ para funcionar e gerou-se 3.25MJ na reacção. Mesmo com o sensacionalismo, a publicidade que isto cria é boa para gerar mais fundos para a investigação, o que só pode ser bom.

Este vídeo explica bem os conceitos relevantes https://www.youtube.com/watch?v=LJ4W...neHossenfelder

as contas não foram 2.05 MJ para output de 3.15, portanto mais?
edit: já fui checkar, a energia usada para o cilindro/LASER foi a que referi, mas a energia total usada pelo reactor mesmo assim foi superior a esse output.

Última edição:

Este vídeo explica bem os conceitos relevantes https://www.youtube.com/watch?v=LJ4W1g-6JiY&ab_channel=SabineHossenfelder

Enganar investidores nunca é bom.

É dinheiro que estão a derreter nisto que poderia ir para outros projectos mais eficientes e realmente promissores.
Dramatizando, podem muito bem estar a atrasar a nossa evolução como civilização, com este engodo!

Parece-me surreal como é que se deixam enganar com uma coisa aparentemente tão básica.

Não deixa de ser assinalável. Prova que o processo é possível.

Agora cabe provar que pode ser rentável.

Vou esperar sentado pelo longo caminho da ciência.

Mesmo que tenha uma vida longa, como gostava, não creio que venha a ocorrer quando eu ainda por cá andar...

PS: e aplicação militar para a tecnologia?! Hum...😈

Uma coisa é a informação que sai para os meios de comunicação generalistas, outra muito diiferente é a que sai para os meios académicos e para as indústris do sector, assim como o seu escrutinio. Ninguém anda a enganar ninguém. Há muitas linhas de investigação diversas em simultâneo e é mesmo assim que deve ser, porque é a melhor forma de assegurar o progresso técnico.

Enganar investidores nunca é bom.

É dinheiro que estão a derreter nisto que poderia ir para outros projectos mais eficientes e realmente promissores.
Dramatizando, podem muito bem estar a atrasar a nossa evolução como civilização, com este engodo!

Parece-me surreal como é que se deixam enganar com uma coisa aparentemente tão básica.

Ja quando entrei na universidade ha algumas decadas atrás, se falava em fusao nuclear.
Sendo da area, acredito sinceramente que esta seja uma promessa real de energia futura.
Atendendo à minha idade, muito provavelmente morrerei antes de ver isto a funcionar.
Agora não investir nisto porque estao a derreter dinheiro? Antigamente tambem se viajava em cavalos. Nao sei porque investiram tanto, mas tanto dinheiro em motores. Velas também davam. Para que electricidade?
enganar????
És daqueles que defendem os carros a hidrogénio, certo?

Não subestimem estes avanços. Se de facto é verdade que a energia necessária para colocar todo o sistema em produção ainda é bastante superior à que é produzida, o facto de a eficiência da energia específica para criar o plasma já ser claramente inferior à que sai é mais um passo grande. O que isto mostra é que, se não houver restrições fisicamente impossíveis de ultrapassar, é uma questão de tempo até que o aperfeiçoamento da técnica, o uso de novos materais, etc, permita que o sistema finalmente ultrapasse o break even.

Com o dinheiro que já se gastou nisso, mais o dinheiro planeado a gastar nisso nos próximos anos, acho que dava para os países ocidentais serem completamente independentetes de energias fósseis só com renováveis.
Não tenho nada contra que tentem desenvolver a fusão nuclear, agora o que acho é que vai ser muito, muito, muito dificil chegar lá. Afinal de contas anda-se há décadas nisso, que me lembre já houve outras noticias no passado que reinvidicavam o mesmo, e nunca se chegou a lado nenhum.

A verdade é que já temos um reactor de fusão nuclear grátis, o Sol, e portanto é muito mais fácil aproveitar a energia gerada por esse reactor natural. Com o tempo e dinheiro que se tem perdido na fusão nuclear já tinhamos os países ocidentais praticamente alimentados por energia solar, eólica e hidrica. É isso que não entendo, já temos tecnologia para ter energia barata e que não aumenta as emissões de CO2, e em vez de usarmos o que já temos, estamos à espera de algo que talvez esteja disponível daqui a umas décadas, e sem garantias.

Entretanto o planeta vai definhando...

Voltar
Superior