Fumarolas dos novos...

LuisPedro

Well-known member
Hoje em dia os carros novos deixam me um pouco preocupado.
Não e a primeira ,nem a segunda, nem a terceira vez que vejo passats/a4/c220d novos com uma ou duas semanas a largar fumo que nao se pode..O que se passa afinal?Aqui em casa há um gts 1.9cdti 150 de novembro/2005 e um toledo 1.9 110 de 2000 e apenas o toledo larga algum fumo, coisa pouca nos arranques, normal depois de 6 anos semp a andar(digo eu)

preocupante?talvez...pelo preço que estes custam...

cmpts

EDIT: refiro-me aos diesel.

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

mas porque?não vejo motivo para carros novos isso acontecer coisa que eu nao me lembro de ver antes..

A minha SW já tem filtro de partículas, e não sei se é por isso, ou não, é dos diesel que menos fumo deita, no entanto na versão de 136cv deitava algum fumo, penso que o normal.

citação:Originalmente colocada por Luis Pedro

Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

mas porque?não vejo motivo para carros novos isso acontecer coisa que eu nao me lembro de ver antes..

Isso já não sei explicar... Ao que me parece isso acontece com mais intensidade nos TDI

Carros que cumpram a norma Euro 4 e tenham filtro de particulas é estranho que deitem muito fumo negro. Julgo que nesses modelos o filtro de particulas infelizmente é opcional em Portugal (há países em que é de série, por cá parece que quem compra carros de 50 mil euros ou mais não pode dar mais 500 pelo filtro [v])

citação:Originalmente colocada por Bolide

Carros que cumpram a norma Euro 4 e tenham filtro de particulas é estranho que deitem muito fumo negro. Julgo que nesses modelos o filtro de particulas infelizmente é opcional em Portugal (há países em que é de série, por cá parece que quem compra carros de 50 mil euros ou mais não pode dar mais 500 pelo filtro [v])

Depende da marca e modelo, no Mazda 6 é de série e realmente deita pouco ou nenhum fumo preto.

Também já reparei no mesmo... Mas não é só quando se acelera a fundo em baixa rotação ou quando se puxa pela carroça... Ainda ontem vinha atrás de um Passat novo e comentei esse assunto com a minha namorada. Não se admite um Passat (quem diz passat, diz A4, Leon, etc...) com 2/3 meses, fazer mais fumo que o meu Clio, que já conta com 13 anos de serviço e + de 265.000Km... [8)]

O 2.0 TDI "borra-se" todo, possivelmente tambem podera ser do oleo que e utilizado.
Podera tambem haver uma falta de afinacao numa qualquer valvula. A electronica corroe os mecanicos.

citação:Originalmente colocada por underground

Ou então quando o motor já não é puxado à muito tempo!;)
tanbem póde acontecer...o meu até faz pouquissimo fumo,mas tá 100%stock e léva calor com frequencia,pra não deixar o carvão agarrar.:D

Por falar nisso, hoje ao meu lado no semáforo estava um león FR ou lá como se chama todo apiriquitado com saias, jantes, pretinho TDI todo vermelho e pus-me a olhar para o carro!

O tipo topou, ficou inchado e quando o semáforo passou a verde acelerou e desapareceu... numa nuvem de fumo negro, literalmente! Só o voltei a ver parado no semáforo seguinte, mas aquela fumarada meteu respeito! Envergonha alguns veículos da carris desses mais antigos! Haviam de pôr o gajo a fumar dez minutos o escape do carro!

Voltando ao tópico, há imensas variáveis, desde as repro, à qualidade do gasóleo, muito acelerador com pouca rotação, inexistência de filtro de partículas etc, etc....

Por acaso noutro dia arrancou um A4 2.0 TDI deste ano a minha frente e aquilo fez uma fumarada desgraçada.
Até pensei pra comigo, agora sei porque é que o TDIs tem fama de andar mt, tiram a visibilidade aos concorrentes!

Acho que é normal naqueles motores deitarem algum fumo.

car-smoke1638_1_t.jpg

Ganda Fumarada!!!:D

o meu (1.9 cdti) no 2º ou no 3º deposito deitava uma bela fumarada quando arrancava e por mais leve que fosse o arranque... dps nos depositos seguintes nc mais fez o mm..
fiquei sem saber se era do gasoleo (repsol) ou se foi alguma outra coisa.

e eu ate estive para por o filtro de particulas. mas com o seu preço acima dos 900 euros não se pode dizer que é mto convidativo.
só metem o IA a olhar para o CO2 e dps dá nisto.

citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

citação:Originalmente colocada por AF147

o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.

mas a fumarada melhora drásticamente com o filtro de partículas?

sim, mas tb os sistemas de injecção têm evoluido mto, com várias injecções por ciclo para evitar desperdicios e optimizar a queima.

Voltar
Superior