Fui enganado?

redskullxiii

New member
Boas
Adquiri recentemente um Peugeot 106 1.1 de 1997

O carro ta muito porreirinho tirando um ou outro pormenor que tenho vindo a repara e me está a deixar assustado

1º Supostamente o antigo dono tinha montado um alarme com comando, so não estava a funcionar porqur quando tirou o amplificador, inverteu as polaridades da ligacao a bateria, ja tentei de todas as maneiras e feitios e nao consigo por aquilo a funcionar.. descobri hoje o modulo (creio que se chama assim) de controlo do alarme e mais de metado dos fios estao desligados, e tenho um relé na caixa do alarme que nao foi montado/ligado

Questão: A por aqui alguem que me possa arranjar os esquemas electricos do carro? e do alarme?, estou fartro de procurar mas nao consigo encontrar em lado nenhum. (o alarme pelo que percebo é daqueles do chines [s)], mas tem a referencia tsk-100, até está bem cotado a nivel europeu)

2º A frio o carro faz um pouco de fum (normal certo?), mas quando está quente, em 1ª e 2ª mesmo que puxe um bocado o fumo e muito e pareceme denso (pesado), nao tem cor azulada, e branco mto branco mesmo e o unico cheiro que detecto e gasolina (quando abordei o antigo dono, o mesmo disse.me que era porque o carro tinha linha directa)

Questão: Sendo que não sou mecanico o que é isto da kinha directa? Realmente é normal tanto fumo? A quente??

3ª (ULTIMA) Apercebi-me hoje que o carro por vezes quando retiro o pé do acelarador, o carro faz barulho tipo rater, mas não deita chama, nem fumo nem nada simplesmente um estalo, e cheiro a queimado/gasolina (algo deste genero)

Questão Isto tambem e derivado da tal linha directa ou está aqui alguma coisa errada?

Desde já agradeço qualquer resposta e toda a ajuda que me teem vindo a dar.

Aparentemente parece estar a queimar mal. Por isso vai gasolina não queimada para o escape. Tenta ver o circuito de ignição. Pessoalmente via primeiro as velas, e depois, se continuar, distribuidor/bobines. Vê como está o nivel do óleo e da água.

Oleo está de nivel e nao mexe, agua nao mexe mas está muito muito muito suja (a ver se hoje passo na norauto para comprar o liquido de limpeza, a ver se limpo o ciruito de refrigeracao) (o oleo vou trocar juntamente com os filtros no final do mes), dai ter retirado a junta queimada, que tinha bastante medo disso.

Velas retiro uma a uma e vejo se estão sujas e se a folga está correcta certo?

Distribuidor/bobines como posso ver se está tudo bem em casa? ou tenho que levar a oficina?
:sh)
Desculpa estás perguntas todas mas percebo muito pouco de mecanica.

bgd darkwings

Em relação ao alarme, se inverteu polaridades, se calhar queimou, já viste o fusível? Pode ser que tenha queimado apenas o fusível.
Quanto aos rateres, velas e cabos de velas como estão? Pode ser daí.

Oleo está de nivel e nao mexe, agua nao mexe mas está muito muito muito suja (a ver se hoje passo na norauto para comprar o liquido de limpeza, a ver se limpo o ciruito de refrigeracao) (o oleo vou trocar juntamente com os filtros no final do mes), dai ter retirado a junta queimada, que tinha bastante medo disso.

Velas retiro uma a uma e vejo se estão sujas e se a folga está correcta certo?

Distribuidor/bobines como posso ver se está tudo bem em casa? ou tenho que levar a oficina?
:sh)
Desculpa estás perguntas todas mas percebo muito pouco de mecanica.

bgd darkwings

Os fusiveis que estao nos fios do alarme estão todos bons, o que me leva a suspeitar que ou falta algo ou aquilo nao vale um chavo [8b].

Logo ou amanha já vejo as velas, e tentar comprar cabos de velas para mudar

bgd 3pelos

Os fusiveis que estao nos fios do alarme estão todos bons, o que me leva a suspeitar que ou falta algo ou aquilo nao vale um chavo [8b].

Logo ou amanha já vejo as velas, e tentar comprar cabos de velas para mudar

bgd 3pelos
Aproveita pra ver o resto dos fusíveis na respectiva caixa, pode haver lá algum do sistema que esteja queimado.

Como ta o ralenti do carro?

ecoflex, sim experimentei o carro portouse bem conforme se porta, sim o alarme sabia que nao funcionava.

o carro quando o experimentei tava com a temperatura baixa e nao vi fumo nenhum a sair, vejo agora meu medo é que tenha algum problema a nivel de motor, como disse nao sou mecanico, perguntei e ele disse que estava tudo bem, agora tenho lido pessoal a dizer o mesmo que eu e que tinha segmentos, e sei la mais o que avariado no motor e que é um balurdio arranjar dai o meu medo de ter sido enganado.

so neste ponto no alarme ele disse que era a polaridade invertida, tal como perguntei se alguem me conseguia arranjar o esqueme electrico do carro/alarme pk nao tenho, depois de observar o que o 3pelos disse, e tal como lhe respondi, ou falta montar alguma coisa que eu nao sei, ou o alarme (que como mencionei e dakeles que se compra no chines) nao vale um chavo.

Nao acusei niguem de me ter enganado se fui enganado foi por mim mesmo, so tento encontrar aqui algumas respostas a questos que tenho.

bgd ecoflex

ecoflex, sim experimentei o carro portouse bem conforme se porta, sim o alarme sabia que nao funcionava.

o carro quando o experimentei tava com a temperatura baixa e nao vi fumo nenhum a sair, vejo agora meu medo é que tenha algum problema a nivel de motor, como disse nao sou mecanico, perguntei e ele disse que estava tudo bem, agora tenho lido pessoal a dizer o mesmo que eu e que tinha segmentos, e sei la mais o que avariado no motor e que é um balurdio arranjar dai o meu medo de ter sido enganado.

so neste ponto no alarme ele disse que era a polaridade invertida, tal como perguntei se alguem me conseguia arranjar o esqueme electrico do carro/alarme pk nao tenho, depois de observar o que o 3pelos disse, e tal como lhe respondi, ou falta montar alguma coisa que eu nao sei, ou o alarme (que como mencionei e dakeles que se compra no chines) nao vale um chavo.

Nao acusei niguem de me ter enganado se fui enganado foi por mim mesmo, so tento encontrar aqui algumas respostas a questos que tenho.

bgd ecoflex

o relanti do carro da pequenos saltos 950/1000 rpm (creio que sejam estes os valores)

Sabes se existe alguma caixa de fusiveis dentro carro ou sao so as 2 caixas no compartimento do motor?

o relanti do carro da pequenos saltos 950/1000 rpm (creio que sejam estes os valores)

Sabes se existe alguma caixa de fusiveis dentro carro ou sao so as 2 caixas no compartimento do motor?

Eu tenho um carro igual e tens 1 caixa de fusiveis no lado esquerdo do tablier junto á porta do condutor,tem tipo uma pega para colocar uns papeis,basta puxares.

DSC_0650.jpg

Isso ta muito alto, acima de 800 já indica algo de mal na afinação. Provavelmente também andará com uns consumos altos não? Começa por velas e cabos, vê como ta filtro do ar (podes aproveitar e dar-lhe umas sacudidelas) depois dá uma vista de olhos pelas tubagens de admissão de ar a ver se há algum rasgo ou furo, tubos e caixa de vácuo também, são tudo coisas que influenciam os consumos e ralenti

andrepinto obg dps de almoço ja vou dar uma vista de olhos a esses fusiveis.

3pelos velas e cabos eu percebo, filtro de ar check nao está novo mas está bom la pa dezembro a ver se troco, agora tubagen admissao de ar, tuboes e caixa de vacuo nao faço a minima ideia o que isso seja onde isso esteja :sh).

entao afinal a tal linha directa nao influencia nadda disto?[8b]

para alem do barulho para que e aquilo serve.

obgd pela ajufa que me teem dado apr:)

É fácil, a seguir à caixa do filtro de ar há um tubo que vai à admissão, geralmente em plástico, verifica se ta bem encaixado em ambas as partes, aproveita pra o tirar e verifica se tem algum rasgo. Os de vácuo, andam na zona dos coletores de admissão, logo a seguir ao corpo da borboleta onde encaixa também o tubo de ar que vem da caixa do filtro, esses tubos são finos, parecem tubos de aquário mas pretos, verifica se tão bons, sem fissuras, segues os tubos e irás encontrar a caixa de vácuo, pode haver aí uma micro fuga, o meu andava com o ralenti instável e o problema era daí.

A linha direta serve pro carro não prender tanto a saída de gases, num 1.1 isso é efeito placebo, quando poderes mete a linha original.

E quanto custa um Peugeot 106 1.1 com 17 anos? 300€? Se sim não foste enganado...anda com ele até rebentar e depois compras outro.[:D]

Que comentário mais..................................................não tem palavras para descrever.

Enquanto ele deu 300€ e tem o carro pago,tu não sei...........................................ainda deves andar a pagar a tua "máquina" XPTO

Linha directa significa que não tem catalisador.

Isso pode explicar, de alguma forma, os rateres e talvez o fumo...

Resta dizer que, sem catalisador, não passa na inspecção.

Voltar
Superior