Na prática o baptismo não serve para nada, na prática! Há pessoas que são baptizadas em bebe e depois mais tarde não seguem a religião que os pais lhe iniciaram, e há muitas outras que não são baptizadas e se calhar tem mais fé e seguem mais rigorosamente a religião do que muitas pessoas que foram baptizadas!
Eu não estou a dizer que se deve ou não baptizar os bebés, não é a esse ponto que quero chegar, acho que isso é uma opção dos pais e de cada um, só estou a tentar dizer que o baptismo não é uma prisão a essa religião, um bebé que seja batizado quando crescer ode ou não pode escolher seguir ou não seguir essa religião? Não está preso a ela, se quizer mudar pode faze-lo, é uma opção de cada um.
Pela lógica também acho que o baptismo deveria ser feito já em adulto, deveria ser a própria pessoa a escolher se quer ou não ser baptizada e pertencer a uma religião, sendo que o baptismo simboliza o 1º sacramento dessa religião, um ínicio simbólico do percuso do indivíduo nessa mesma religião.
Por outro lado eu acho que uma pessoa pode ser, neste caso católica, acreditar e praticar essa religião e não ser baptizada, se não vejamos o caso das pessoas que só são baptizadas em adulto, mas que desde criança tiveram crença nessa religião e a praticaram com fé e devoção, são consideradas como? Não pertencentes a essa religião, só porque não possuem o baptismo mesmo que dentro delas acreditam e tenham fé e sejam devotas? Para mim eu considero-as na mesma católicas, mesmo sem terem baptismo.
Mas pronto não é a essse ponto que queria chegar, só queria dizer que não concordo quando se diz que alguem foi baptizado em bebé e agora tem de pertencer a essa religião até ao último dia da sua vida, sem ter opção de escolha...