Fotocópia autenticada de BI será válida?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos MrGrieves
  • Data de início Data de início
M

MrGrieves

Guest
Comprei uma carteira muito mais pequena que a que tenho, espaço para notas e 6 cartões. Sem porta moedas sequer...

Esqueci-me foi do nosso matarrão... o bilhete de identidade portuga é quase 2x a carteira. [xx(]

Tenho duas hipóteses: ou andar com o BI dobrado (não era má ideia, era o que se merecia), ou com uma cópia autenticada.
Se a cópia é autenticada, é válida para todos os efeitos, correcto?? Ou poderei ter problemas com isto...

o que entendes por uma fotocópia autenticada?? ehehe issso não tem valor nenhum... ´se a carteira é pequena deita a fora e compra outra que caiba os documentos pois se a policia te mandar parar o a fotocópia não serve de nada

citação:Originalmente colocada por Nephilim

o que entendes por uma fotocópia autenticada?? ehehe issso não tem valor nenhum... ´se a carteira é pequena deita a fora e compra outra que caiba os documentos pois se a policia te mandar parar o a fotocópia não serve de nada

Então para que efeitos autenticamos nós os documentos no notário? Uma cópia autenticada por um notário não tem efeitos legais?

Andei a pesquisar e não encontrei nada sobre documentos autenticados. Alguém que esteja dentro do assunto?

Eu vou hoje buscar o meu que já não tenho há meses... e por acaso isso é um sério problema! Quando é que chega mesmo o documento único? Pelo que sei vai ter o tamanho de um cartão normal.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Gastas mais numa copia autenticada que numa carteira nova. hhehehe

Neste caso garanto-te que não... [:p] Senão, não colocaria tantos problemas na porra do BI ;)

Penso que legalmente vale de igual forma ao documento original. no entanto, nada como um telefonema ou uma visita à esquadra da PSP/GNR mais proxima, que provavelmente serão os únicos que poderão levantar problemas.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Gastas mais numa copia autenticada que numa carteira nova. hhehehe
uma fotocopia autenticada nao custa quase nada , pode fazer no notario ( isso sim é caro) , nos correios ( eram 3€ quando fiz) , ou entao qq advogado te faz isso

Uma fotocópia autenticada num Cartório custa neste momento a módica quantia de 14€. No ano passado custava 20€. [:p]
Mas agora uma dica: a cópia do B.I. vai ser sempre numa folha A4 logo vais ter que a dobrar de forma a caber na carteira!!! Será que é boa idéia??? ;)

citação:Originalmente colocada por Nafs

Corta o BI com uma tesoura de forma a caber na carteira. :D

Sem querer levantas-te uma questao intressante uma cópia autenticada tal como ja disse tem o mesmo valor legal do BI em si, ja por exemplo se cortares aqueles cantos transparentes do BI so mesmo o rebordo o BI fica invalido, completamente inutilizado

Mas também ouvi hoje na rádio que já ai vem o CÚ (Cartão Único ou Cartão do Cidadão).
Em primeira fase será feita uma experiência piloto a partir do meio de Fevereiro nos Açores e se tudo correr bem, no 2º semestre em todo o nosso Portugal.

A autenticação prova que a cópia está de acordo com o original mas não quer com isto dizer que substitui o original em todas as situações. Em documentos identificativos acho que é precisamente isso que não acontece, senão punhas a carta condução, B.I, contribuinte...tudo alinhadinho, fotocópia e zás, tinhas o "documento unico"! Não facilites...É questão para dizer: "Quem não tem CU, tem medo"

citação:Originalmente colocada por manucas

A autenticação prova que a cópia está de acordo com o original mas não quer com isto dizer que substitui o original em todas as situações. Em documentos identificativos acho que é precisamente isso que não acontece, senão punhas a carta condução, B.I, contribuinte...tudo alinhadinho, fotocópia e zás, tinhas o "documento unico"! Não facilites...É questão para dizer: "Quem não tem CU, tem medo"
pois...não é a mesma coisa.

se assim fosse era uma fola A4 com os documentos todos autenticados:D

Ainda á certa de 1mes foi mandado para pela psp e eles viram tudo e metaram um detector a ver se a carta era falsa... em fotocópia acho que estava lixado...[:I]

Faço aqui um rápido desenterranço para colocar uma questão urgente... uma cópia autenticada tem prazo de validade? Ali atrás falam em 3 meses... Confirmam? Desmentem?

Edit: Mais depressa pusesse o post e mais depressa tinha a resposta... [:D]

A quem quiser saber, não tem prazo de validade.

Última edição:
Obrigado pela informação, MrsX.

E és tão rápida, que respondes por ti !! [:p] [:D]

Andava aqui na empresa a perguntar e ninguém sabia com certeza, a advogada não estava e lembrei-me de recorrer a este antro de sabedoria! Enquanto punha o post, pimba, veio a resposta.

Voltar
Superior