Fóruns em extinção?

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.

já agora, esqueci-me de um detalhe: isto é um problema duplo, porque cada vez mais o Google e outros motores de busca dão prioridade a sites que sejam efetivos e rápidos em dispositivos móveis, o que não é de todo o caso deste (e de outros foruns similares).

Ou seja, além da perda de tráfego dos utilizadores já registados que se cansam, há também uma potencial perda de tráfego pelo facto das páginas terem pior resultado nos motores de busca. Se calhar um tópico que aparecia na primeira ou segunda posição para um termo qualquer, agora aparece em quarto ou quinto. Parecendo que não, por vezes isto faz uma grande diferença.

a sobrevivência dos fóruns depende dos membros que consegue angariar

e isso mede-se pela comunhão de interesses

por exemplo há vários anos atrás o fórum BTuga do Martunis era extremamente concorrido

era uma época em que toda a gente queria sacar filmes, torrents

uns tempos bem giros, até para os programadores como eu, que desenvolvi software para converter vídeos usando o CCE como o AVI2ISO ou ainda o mais conhecido MKV2AC3....principalmente este último, vocês ainda encontram isso no Google

bons tempos, depois acabou, porque já não há cá conversões e etc, primeiro vieram as boxes multimedia, depois as SmartTVs, e por último as plataformas de Streaming

tudo isso e depois por causa dos processos legais, o pessoal dispersou-se, deixou de haver uma comunhão de interesses que sustentava o fórum

o ZWame vai-se manter porque é um fórum puramente técnico, e este é um fórum ligado aos automóveis, portanto há sempre uma comunhão de interesses que mantêm fóruns deste tipo sempre vivos

portanto não morrem

Não acabou nada ó Delta !!

4a4123828c9646437e45d64a2a845539.jpg

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.
Eu uso fórum ( quer dizer a onde comecei já definhou tudo) desde 2003/2004 comecei no pelo TT e pelo fórum da TV satélite andava eu no 10/11 ano.
Sempre li o auto hoje mas nunca me registei, até que em 2015 resolvi fazer isso, e como utilizador de smartphone para trabalho e lazer durante o dia, podem ter a certeza que se não fosse o Tapatalk, não me viam aqui! É muito sofrível navegar num fórum pelo web browser no telefone!

Para estar no telefone só desativando o java é que corre bem, caso contrário é para esquecer, mas depois existem muitos sites que sem java não funcionam e ando constantemente a ligar\desligar o java e muitas vezes até prefiro não aceder ao forum

edit, bom acabei de bloquear o java apenas para este forum..[kiss]

Última edição:
Eu vou lá poucas vezes, mas quando vou, tem sempre respostas recentes....
Nao quer dizer nada.

Como um user ja referiu (e bem), o zwame tambem esta morto.
Vai tendo algum movimento, mas se prestares atençao descobres topicos sem 1 unica resposta. Ha uns anos, era muito rsro, topico que nao tivesse resposta.
Onde tambem se nota a "razia" é o topco de vendas: fica por montes de tempo á venda.

Outro forum que tambem morreu foi o Ch******, que perdeu imensos users ativos, nos anos anteriores. Tambem vai definhando.

Os foruns não estão em extinção. É um nicho pequeno mas existe. O que mata a plataforma são os usuários. Por exemplo fóruns que tem gente chata e que não sabe debater espanta as pessoas. As pessoas cansam de plataformas chatas e vão embora. As pessoas perdem o interesse pelas plataformas pela baixa qualidade do conteúdo. Por culpa da moderação etc.. Foruns legais continuam bombando de usuarios as pessoas ficam anos neles

É um belo exemplo de uma plataforma que podia ser exceptional mas nunca evoluiu, está preso nos anos 90

É quase impossível encontrar informação por lá.

Eu não disse que era bom ou não. Também tenho a mesma ideia. Informação demasiado espalhada por demasiadas secções.

Mas que aquilo tem sempre para lá gente também, é um facto

É um belo exemplo de uma plataforma que podia ser exceptional mas nunca evoluiu, está preso nos anos 90

É quase impossível encontrar informação por lá.

Sim, este é o grande problema não só de alguns forums, mas de muitos websites. Há casos de excelentes projectos, com conteúdo espectacular, que ficam esquecidos, simplesmente porque os criadores não se lembram de que o mais importante de qualquer site é a interação simples, rápida e eficaz com o visitante.

Sites mal estruturados, lentos, com gráficos pesados, sem links para as páginas de maior interesse, sem uma pesquisa eficaz, etc etc..... são mato. Aliás, são a maioria.

Qualquer web designer / web developer que tenha em atenção a revolução mobile e a necessidade de falar a mesma língua do visitante, tem meio caminho andado para o sucesso, ainda que muitas vezes o conteúdo não seja nada de especial.

O forum ganha dinheiro com a publicidade, mas quem entra e é bombardeado com ela, pensa duas vezes antes de voltar aqui

Em extinção ? Olha que não sei , colocas um post novo ( pelo menos aqui ) e ao dia seguinte esta cheio de respostas , as redes sociais , Facebook etc , são respostas de pessoas conhecidas ( basta pesquisar no oerfil ) , no forum são respostas imparciais de " desconhecidos "

Sim, os fóruns estão em decadência... Só conheço dois que mantêm a pujança: este e o Zwame...

De resto, tá quase tudo morto [s)]

Por curiosidade fui ver a informação do Gforum - Digital - Forum (geralforum.com) e fiquei surpreendido. :eek::eek:

Utilizadores ativos neste momento:

Motorguia - 2611
Zwame - 455
GForum - 1822

Mas a explicação poderá estar na tipologia de acesso. Se não estou em erro o acesso via Tapatalk não conta para estes números.

O GForum é particularmente ativo na partilha de partituras para bandas filarmónicas. [:D][:D]
Outro fórum que gosto de acompanhar é o SkyScrapercity que, apesar de internacional, tem muita atividade "portuguesa".

De resto já estive registado em diversos fóruns dedicados a marcas ou modelos de automóveis, sobretudo quando era mais jovem, mas com o passar dos anos deixei-me disso.

O Motorguia acaba por ser o único em que participo mais ativamente...

Principalmente na parte da legalidade e direitos e garantias do consumidor. Um tópico que também devia existir no Motorguia.

E essa é a beleza do fórum: não perguntes ao fórum o que pode fazer por ti, pergunta antes o que podes fazer por ele.

Estás à espera de quê?

Voltar
Superior