Fóruns em extinção?

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.

Nesse aspecto o zwame evoluiu um pouco criando que eles chamam “Progressive Web App” nos dispositivos móveis. Claro que o Zé da esquina nem sabe o que isso. Mas é bastante mobile friendly. Este fórum podia ter algo igual.

A realidade é esta os tempos mudam-se e as tendencias também, os fóruns de facto há 20 anos atrás eram imensamente populares, mas também, porque não havia alternativas, e uns mais dedicados a umas áreas outros a outras e ainda aqueles com um pouco de tudo, depois como é claro muitos de nós em busca de conhecimento e interação andávamos por eles todos e mais alguns, no entanto, com o a evolução dos tempos, começamos a ver outras alternativas outros meios de ir buscar conhecimento e com o aparecimento das redes sociais foi quando isto realmente se notou mais, o pessoal a querer interação logo o mais rápido possível.

Portanto, hoje muitos fóruns que frequento noto claramente que já não são o que eram, e este não é execução, se formos a ver pode haver muitos a visualizar, mas a participar são sempre quase os mesmos que por aqui ainda vão resistindo, há por ai muitos que desapareceram ou estão moribundos, deixaram de ter qualquer participação, estão ao abandono.

Lembro-me bastante bem que malta só se registava nos fórum há procura de um determinado objetivo, colocava a questão e quando não obtinha resposta logo nos minutos seguintes ficava frustrada, metiam logo se não havia ninguém para responder, logo aparecia alguém a notificar que aquilo não era uma sala de chat, assim que aparece-se alguém com a resposta este iria ver, mas podia levar algum tempo, outra era assim que tinham resposta ao problema feedback se sim ou sopas nada pronto, nunca mais se via aquele user na vida.

Entretanto, agora com as redes sociais, grupos temáticos, espetam lá a questão em segundos tem logo muitas resposta que é que querem não vem para fóruns, mas por outro lado é pior para conseguir encontrar alguma informação que num fórum é muito mais simples por estar organizado.

Para estar no telefone só desativando o java é que corre bem, caso contrário é para esquecer, mas depois existem muitos sites que sem java não funcionam e ando constantemente a ligar\desligar o java e muitas vezes até prefiro não aceder ao forum

edit, bom acabei de bloquear o java apenas para este forum..[kiss]
Boa dica! É este o espírito dos fóruns!! Acabei de adicionar o fórum as excepções para não executar o JavaScript e funciona muito melhor em browser no telemóvel! Não é perfeito claro mas fica melhor!
Tirando isso acho o Tapatalk top pois é mais intuitivo e dá nos as notificações no ecrã!

E essa é a beleza do fórum: não perguntes ao fórum o que pode fazer por ti, pergunta antes o que podes fazer por ele.

Estás à espera de quê?

Não tenho conhecimentos jurídicos suficientes para saber elucidar questões legais no que toca ao mundo das 4 rodas. À parte da minha experiência pessoal claro.
Mas vejo muita gente a colocar perguntas sobre multas, portagens, registos de propriedade... era uma ideia apenas.

O Reddit é bom no sentido de poder acumular subsecções de discussão das mais variadas, sem andar a perder muito tempo no Google.

Mas não tem a mesma experiência de um fórum!

Em subsecções com muito movimento, os tópicos têm tendência para ficarem esquecidos com o passar do tempo, ficando apenas à mercê dos curiosos que vão passando o tempo no scroll.

Quem vai lá, vai para consumir o que está em destaque e/ou o que é novo, como o mural do fb/ig.

Uso Tapatalk há 10 anos, com toda a comodidade de poder consultar os fóruns que quero.

4a4123828c9646437e45d64a2a845539.jpg

Faz sentido único fórum da internet que deu victoria à IL nas sondagens legislativas deve ter algo de liberal à americana. Eles agora até organizam marchas LGTVHDMI+[:D]
Eu já estou a imaginar os barões do tasco a segurarem bandeiras nos desfiles[:D]

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.
Bem verdade.

Antes de descobrir o Tapatalk, até perdia o apetite de entrar em alguns foruns, isto porque o fazia quase sempre no telemóvel.

O Zwame conta este ano com 20 primaveras apr:)

É verdade, mas, nem tudo é um mar de rosas, apesar de ser um fórum bastante conhecido já viu dias melhores também em termos de participação, além de que tem demasiadas restrições o que faz com que a malta deixe de lá ir.

Members online
Total: 133 (members: 116, guests: 17)

Forum statistics
Threads 462.579
Messages 16.974.562
Members 110.565

O chupa-mos também tem números interessantes [:D]

Este foi dos primeiros em que me registei.
Mas passei bons tempos aqui e noutros...saudades de alguns deles:

TuningPT, que depois passou a Contra-brecagem
Vtecpt - chegámos a organizar uma competição de karts a nível nacional...
Fórum Uno Turbo
Fórum Volvo
Pikansos :)

E provavelmente mais uns que agora não me lembro.

Bons tempos :)

Voltar
Superior