Formato OpenDocument agora é o Standard ..

citação:Originalmente colocada por 3com

Yap, além disso, todo aquele lixo informático que enviamos para Africa, não consegue suportar o Windows e o Office.... a solução para muitos desses computadores é Linux e o Open Office.

coloca um suse 10, ou outra distro qq, com modo gráfico todo xpto e depois diz-me se fica rápido nesses pc's

citação:Originalmente colocada por tfigueira

Yap, além disso, todo aquele lixo informático que enviamos para Africa, não consegue suportar o Windows e o Office.... a solução para muitos desses computadores é Linux e o Open Office.

coloca um suse 10, ou outra distro qq, com modo gráfico todo xpto e depois diz-me se fica rápido nesses pc's

depende dos pc! é a mesma cena em colocares um office 97 ou um 2003 no mesmo pc, depois vê as diferenças!

E qual é a vantagem disso ? [:0] [v]
É que o Windows nem sequer o instalas[|)][xx(]

Ps: Os computadores são para trabalhar e não para brincar com icons, animações do desktop, efeitos 3D, etc...
O que eles necessitam são ferramentas de trabalho e não playstations e Xbox!
Como tal, isso é pouco significante.

Ps: Os computadores são para trabalhar e não para brincar com icons, animações do desktop, efeitos 3D, etc...

será que te acontece como a mim? dás-te melhor com a consola em vez do ambiente gráfico?

É obvio que não podes meter um KDE, com 1000 librarias, 50 daemons e tudo lá enfiado...

Mas eu tenho aqui em casa um PII@350, com 128MB de RAM, que uso como servidor de ficheiros caseiro. E já experimentei o Gentoo com o Gnome e com o Xfce, e o Windows XP (o 98 corre bem, mas estando o PC ligado 24H/24H à Internet, o Windows 98 torna-se completamente impraticavel e até seria irresponsavel da minha parte confiar nele).. E posso-te garantir que no caso do Linux/Gentoo o sistema rodava pelo menos com o dobro da fluidez com que roda o Windows XP, com o XFCE então nem se fala, mas esse Windows Manager é demasiado cru para o meu gosto.

E quanto mais tempo o sistema estiver ligado mais diferença faz..

É claro que não há bela sem senão, no caso do Gentoo, como era tudo compilado no PC a instalação só do sistema grafico levou-me mais de 2 dias [8)]..

Mas depois disso o resto, como Open Office e restantes ferramentas compilava em background..

citação:Originalmente colocada por eduardomaio
Viva o software Open Source e Freeware. Tenho o meu pc a funcionar assim, com muito software gratuito. Só paguei o Windows. Em vez do Office, o Open Office. Em vez do Photoshop o Gimp... É só procurar.

Se consegues usar o Gimp em vez do Photoshop tudo bem, mas o photoshop é a ferramenta a utilizar em tratamento de fotografia a sério.

O Gimp ainda tem que evoluir muito.

Mas quem faz tratamento de fotografia a serio também não usa Windows... ;) Usa Mac OS X..

O Gimp faz praticamente tudo o que é preciso, é provavelmente um dos 3 melhores programas do genero. É um programa com 10 anos de vida e bastante estavel e maduro.. É obvio que o melhor continua a ser o Photoshop, mas sinceramente, gostaria de saber a percentagem de pessoas para as quais a diferença entre o Photoshop e o Gimp vale os 630Euros que o Photoshop custa..

Já agora, outra area, que é o Desktop Publishing, há uma aplicação livre, o Scribus que está ao nivel da maioria das aplicações comerciais. Já há jornais e revistas feitos a 100% com esta ferramenta..

E se é verdade que o software livre nunca será a solução para todos, assim como o software proprietario não é a solução para todos, a verdade é que cada vez menos o software livre e os standarts abertos serão aquela pequena alternativa que ninguém leva a serio.

Não tem vantagem nenhuma, por isso mesmo é que o escrevi ;)

O que eu quis dizer é que há situações nas quais a M$ tem soluções mais adequadas, mas há outras em que sem dúvida o melhor são soluções Open Source.

No caso contreto dos pc's que vão para africa, parece-me a mim que os utilizadores ficam melhor servidos com win98 do que com linux, isto tendo em conta o público alvo.

Sem fundamentalistos, diz qual é o S.O. / Distro que permite aos "infoexcluidos" uma melhor introdução ao mundo da informática?

Relativamente ao modo gráfico ou modo consola, vcs esquecem-se que a grande maioria dos utilizadores dos pc's usam o mesmo como ferramenta de trabalho, querem coisas simples e que funcionem maioritariamente através de cliques.

Nas instituições/empresas que optam e bem por usar linux, achas que os utilizadores vão usar a consola?

A era do faz tudo em modo texto/consola já lá vai à muito tempo, isso é para os verdadeiros administradores de sistemas, para os curiosos e para os apaixonados pelo linux

Para quem nunca teve contacto com informatica é tão facil o Linux (dependendo da distribuição claro) como o windows.. O Linux só é dificil para quem quer fazer as coisas como fazia no windows e de repente está num mundo diferente.

Depois o Linux em relação ao Windows tem muitas vantagens para esses paises.

1º Custa 0$.. O Windows destinado a esses paises custa prai uns 60$ e só permite correr 3 aplicações ao mesmo tempo. Caso fossemos para o windows 98, como a MS já não o vende teria que ser oferecido por Europeus/Americanos que possuem licenças e não usam, e não estou a ver como será possivel uma acção dessa envergadura e nem imagino quantos artigos das complicadas licenças da MS não violará isso. Alem do mais, não imagino um puto angolano a aprender com o Windows 98 em romeno..

2º O Linux é disponibilizado em mais de 63 linguas. E basta instalar os packages de uma lingua para que ela passe a estar disponivel no arraque. Tal e qual como nos telemoveis, escolhe-se a lingua e todo o sistema passa a ficar nessa lingua. O que me parece essencial em paises onde além da lingua oficial têm 3 ou 4 linguas usadas pela população. O windows só é disponibilizado em meia duzia de linguas, o que obrigaria ao uso do Windows em Ingles muito provavelmente, e uma instalação numa determinada lingua, não sei porque, não suporta o uso de outra lingua..

3º Uma distribuição Linux não é só o SO. É o SO e toda uma gama de software de produtividade, multimedia, office, comunicação, software educativo para alunos, professores e para escolas, etc.. etc.. etc.. Uma licença do windows dá direito ao SO, ao notepad, à calculadora do windows, ao Windows media player e meia duzia de jogos de paciencia.

E respondendo à tua questão, penso que o Edubuntu é MUITO mais adaptado a isso do que o Windows 98.http://edubuntu.com/ dá uma vista de olhos..

citação:Originalmente colocada por mundano

3º Uma distribuição Linux não é só o SO. É o SO e toda uma gama de software de produtividade, multimedia, office, comunicação, software educativo para alunos, professores e para escolas, etc.. etc.. etc.. Uma licença do windows dá direito ao SO, ao notepad, à calculadora do windows, ao Windows media player e meia duzia de jogos de paciencia.
A MS mete um browser no SO não deixam...
Mete um media-player não deixam...
Mete um programa de IM não deixam...

Assim não é fácil;)[:p]

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por joao

Derrota para a Microsoft????

Se alguém fica a perder são os utilizadores!
Primeiro porque "toda" a gente utiliza Office e como tal enquanto a MS não der o suporte ao ISO 26300.
Depois porque os biliões de documentos actuais no formato proprietário da MS vão ficar "selados" porque a MS nunca vai abrir completamente o formato, e como tal só o Office consegue utilizar aquilo a 100%.

Quem fala sem saber enterra-se a valer [}:)] Vou registar essa frase!

Eu uso o OpenOffice e consigo abrir .doc, .pps, .xls e todas essas extensões do Office, até as consigo editar facilmente. Toda a gente usa o office é uma afirmação deveras "croma", vê-se pelos sites dos ministérios nacionais em que os documentos para download vêm em .doc e não em .pdf, que além de ser um formato mais leve não é editável e o download da aplicação (Acrobat) é rápido e funciona em Mac, Windows, Palm, Symbian, Linux, Solaris, etc...

Viva o software Open Source e Freeware. Tenho o meu pc a funcionar assim, com muito software gratuito. Só paguei o Windows. Em vez do Office, o Open Office. Em vez do Photoshop o Gimp... É só procurar.
Toda a gente tinha aspas! Se não percebes o significado disso, temos pena...

E o estado não é exemplo para ninguém. A penetração e uso tecnológico é tão baixo que é irrelevante. Além disso gostava de saber quantas empresas de prestação de serviços com mais de 300 empregados é que não usam um único sistema da MS, ou usam sequer uma alternativa de forma completamente titular?! Windows, Office, Exchange, SQL Server, etc...

E desde quando é que um documento em pdf não é editável?! Mete-lhe uma password, o que tu quiseres, em dois segundos isso quebra-se[8] É o que dá falar sem saber[:P]
Além disso, nunca deves ter editado um PDF para estares sequer a referir isso! Experimenta lá acrescentar um parágrafo ou uma tabela!

João, não entres em demagogias, sabes perfeitamente que o problema não é a Microsoft meter um Browser, ou um Media Player.. O problema é usar a sua posição dominante no mercado dos SO's para afastar concorrentes de outros mercados.

Um exemplo claro foi o que fez no mercado dos Instant Messengers. Ainda hoje o MSN está atrasado em relação ao que o ICQ permitia fazer em 2000 ou 2001.. Mas a MS usou a posição monopolista do windows para erradicar tudo o que não seja MSN.. Actualmente ninguém usa ICQ's e afins..

Já agora, se a MS é tão amiga, porque não manda no CD do Windows também o Firefox, ou o Opera? São gratuitos, e as empresas/fundações em questão não se importariam...

Já agora, quebras a password de um PDF como? Aquilo ainda usa encripatação de 128 bits..
Explica ai, que isso ainda me pode dar jeito...

João, não entres em demagogias, sabes perfeitamente que o problema não é a Microsoft meter um Browser, ou um Media Player.. O problema é usar a sua posição dominante no mercado dos SO's para afastar concorrentes de outros mercados.

Um exemplo claro foi o que fez no mercado dos Instant Messengers. Ainda hoje o MSN está atrasado em relação ao que o ICQ permitia fazer em 2000 ou 2001.. Mas a MS usou a posição monopolista do windows para erradicar tudo o que não seja MSN.. Actualmente ninguém usa ICQ's e afins..

Já agora, se a MS é tão amiga, porque não manda no CD do Windows também o Firefox, ou o Opera? São gratuitos, e as empresas/fundações em questão não se importariam...

Já agora, quebras a password de um PDF como? Aquilo ainda usa encripatação de 128 bits..
Explica ai, que isso ainda me pode dar jeito...
Não é demagogia... disseram que os SOs Linux traziam montes de software, e que o Windows traz uma calculadora, dois jogos e pouco mais. Eu expliquei porque seria impossível o Windows trazer mais, se com um browser e um IM já é o que é o que seria com outro tipo de programas mais avançados.

O que é que a MS fez para erradicar tudo o que era IM do mundo? Colocou um programa de IM no SO (voltamos à questão inicial;)). E depois o que é que fez mais? Era difícil de desinstalar talvez... mas se alguém foi burro foram as outras empresas de IM que não explicavam como é que se fazia, aliás a própria MS o explicava.

Tens aqui o link
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;q302089
que teve a última revisão em Novembro de 94 e que foi uma alteração a outro artigo! Ou seja é bastante provável que a própria MS explicasse como o fazer há já bastante tempo!
És capaz de dizer que é complicado de fazer para algumas pessoas (na minha opinião talvez as que não sabem ler, está lá tudo explicado passo a passo), mas quem não o consegue fazer no Windows, também esquece. Nem sequer deve ser capaz de usar IM ou quase sequer um PC[8)]

Ninguém utiliza ICQ, whatever porque são piores! Eu usava ICQ há muitos anos. O meu número era bastante baixo andava na casa das dezenas de milhares. E deixei de utilizar porque não gostava daquilo! Só aquela cena de ir enviando enquanto se escrevia já irritava! E na minha opinião foi uma questão de selecção natural. Não queiras comparar o aspecto gráfico do Messenger com o do ICQ há 3 anos atrás.

E era só o que faltava a MS agora andar por aí a distribuir software de terceiros?

Quebrar passwords de PDF é só procurar pela net, que o que não falta são programas que o fazem num instante!
Pelo menos eu colocava password em PDFs usando o Adobe Acrobat Professional (ou qualquer coisa do género) até que deixei de o fazer quando me mostraram precisamente isso à minha frente!

Olha que actualmente com encriptação de 128 bits penso que só com brute force lá vais.. E nesse caso, se escolheres uma password longa ainda leva bastante tempo..

Mas voltando ao assunto, espero que a Microsoft de suporte ao Open Document Format no Office 12, porque eu não gosto do Open Office, especialmente no que toca as folhas de calculo.. Mas se não houver nenhuma novidade que me interesse vou-me manter pelo Excel 2000..

O ICQ dava para ligar aparecendo offline, o MSN passou a dar 5 anos depois e continuar a não dar para enviar mensagens em modo offline.

O ICQ dava para enviar SMS com aviso de recepção, o MSN não sabe o que são SMS's.

Pode ser que essas NOVIDADES venham no Live Messenger...

Olha que actualmente com encriptação de 128 bits penso que só com brute force lá vais.. E nesse caso, se escolheres uma password longa ainda leva bastante tempo..

Mas voltando ao assunto, espero que a Microsoft de suporte ao Open Document Format no Office 12, porque eu não gosto do Open Office, especialmente no que toca as folhas de calculo.. Mas se não houver nenhuma novidade que me interesse vou-me manter pelo Excel 2000..
O tamanho da password é indiferente. Se a chave é de 128 bits tanto faz se escolha 'a' ou 'aaaaaaaaa' como password!

citação:Originalmente colocada por Bolide

O ICQ dava para ligar aparecendo offline, o MSN passou a dar 5 anos depois e continuar a não dar para enviar mensagens em modo offline.

O ICQ dava para enviar SMS com aviso de recepção, o MSN não sabe o que são SMS's.

Pode ser que essas NOVIDADES venham no Live Messenger...
E qual é o interesse de ligar aparecendo offline ou de enviar mensagens em offline???

O ICQ dava para enviar SMS numa altura em que havia dezenas de maneiras de as enviar de borla!

O MSN não sabe o que são SMSs?????? Saberás tu o que são SMSs????
O que é isto?
200656182621_msn.JPG

Voltar
Superior