formação de formadores

Silsan

New member
Boa noite.
Em primeiro lugar peço desculpa se já existe um tópico do género, mas após alguma procura, não encontrei nada.

Então, como diz o título, estou a pensar tirar um curso de formação de formadores, para poder dar formação.

Pelo que estive a ler, tenho de tirar dois cursos sendo que primeiramente devo obter o de formação inicial pedagógica , e só depois deste concluído com sucesso posso tirar o dito "CCP".

Sou licenciado numa área da engenharia e gostava de saber sobre o que é que posso posteriormente dar formação.

Outra dúvida que tenho é, após o término do curso, fico à espera que alguma entidade me chame para dar formação, ou posso por iniciativa minha criar formações?

No caso da espera, em média qual será o número de formações/horas para que posso ser chamado por ano?

Agradeço desde já as respostas, e os relatos de pessoas com experiência nestas situações também são bem vindos.
Obrigado

Para dar formação tens de procurar emprego tal como qualquer outra situação. Acabaste o curso e ficaste à espera que te viessem chamar para trabalhar?

Dou formação há 8anos e na altura era só mesmo o curso de formação inicial. Hoje o CCP é solicitado ao IEFP e esperar. Depois é procurar ou ter sorte para te contactarem. Não é fácil sem conhecimentos no meio mas o que é hoje em dia?

Boas,

Procuras uma entidade que preste essa formação, frequentas o curso e depois a entidade remete o pedido do CCP ao IEFP. Recebes um código e depois vais ao site e imprimes o certificado.

Quanto a "seres chamado" para dar formação é igual a seres licenciado e estares à espera que te chamem para um trabalho, ou seja, se não procurares ninguém te vai chamar.

Tirei o meu CCP à mais de 2 anos por mera brincadeira, fui simplesmente fazer companhia à minha Maria porque que tinha que a ir levar e buscar ao local. Certo é que ela que tinha expectativas de dar formação ainda não deu nenhuma e eu dei este ano a primeira [:cool:]

Quanto a propores tu a formação, há alguma entidades que aceitam propostas de formação, deduzo que devas ganhar depois à percentagem pelo número de formandos que tiveres. Tu, por ti, não podes ministrar formação, se o fizeres a mesma não tem qualquer valor legal. Só entidades certificadas pela DGERT podem ministrar formação

eu sou formadora, a formação já teve os seus anos de ouro, agora não compensa nada, explico-te porquê:
-o valor hora é cada vez mais mal remunerado (e cada entidade formadora tenta pagar menos do que a outra)
-por vezes tens de te deslocar para dar só uma ou duas horas
-dar formação envolve sempre deslocação e é uma grande despesa
-do que ganhas, 30 por cento vai para a SS e 25 por cento para IRS
-quer ganhes pouco quer ganhes muito quer não ganhes nada, tens de pagar SS

Voltar
Superior