Ford Transit, caixa estranha

Shark00n

New member
Viva!
Tenho uma Transit MK2 de '85. Tem o motor 2.5Di com a caixa de 4 velocidades.

Tenho vindo a reparar numa coisa que acho algo estranha. Se eu fizer um arranque de parado, sempre a acelerar até chegar à 4ª velocidade e continuar a acelerar, a carrinha vai subindo de velocidade. (Já dei 125km/h a sair de uma área de serviço na auto-estrada). Mas se depois a esta velocidade eu largo o acelerador (basta até só levantar um pouco o pé) o motor muda logo de tom (o som passa de RPMs elevadas a baixas e não se sente tanta força), e a carrinha depois não passa dos 90km/h por mais que eu afunde o acelerador.
Para voltar a fazer a mesma velocidade tenho que reduzir para terceira e voltar de novo a acelerar a fundo. Ou então só mesmo começando de novo de posição parada.

Não sei se me expliquei muuuito bem, mas acho que me fiz entender.

Isto é normal? A que se deve este fenómeno estranho?

Eu nem quero que a carrinha ande mais, 90km/h para mim está óptimo, gasta pouco e anda QB. E ela até agora nunca me deu problemas.

Ao afundares de novo o acelerador (presumo que seja na mudança mais alta que isso acontece) não notas as RPM a subir e a velocidade continuar na mesma?

Ao afundares de novo o acelerador (presumo que seja na mudança mais alta que isso acontece) não notas as RPM a subir e a velocidade continuar na mesma?

Com o acelerador a fundo ela não passa dos 90km/h. E as RPMs não sobem mais.

Já me disseram também num Ford Transit que é normal nestas carrinhas.

Com o acelerador a fundo ela não passa dos 90km/h. E as RPMs não sobem mais.

Já me disseram também num Ford Transit que é normal nestas carrinhas.

Estranho, se subissem as rpm significava embraiagem gasta. Mas o meu pai já teve 2 Transit's e nunca lhe aconteceu isso...

Boa sorte na resolução do problema [;)]

Obrigado!
Mas o overdrive não é activado com um botão ou qualquer coisa do género? E o seu objectivo não é AUMENTAR a velocidade máxima? (Na página da wiki que colocaste também dizem que em algumas aplicações foi desenhada para manter velocidades de cruzeiro mais baixas que a máxima.)

Obrigado!
Mas o overdrive não é activado com um botão ou qualquer coisa do género? E o seu objectivo não é AUMENTAR a velocidade máxima? (Na página da wiki que colocaste também dizem que em algumas aplicações foi desenhada para manter velocidades de cruzeiro mais baixas que a máxima.)

Tenho ideia de que sim, haverá caixas que será activado por botão, mas outras que tais, não.

Como o caso da Transit, em que mantém é a velocidade de cruzeiro inferiores ao máximo, para isso mesmo poupar consumo.

Tenho ideia de que sim, haverá caixas que será activado por botão, mas outras que tais, não.

Como o caso da Transit, em que mantém é a velocidade de cruzeiro inferiores ao máximo, para isso mesmo poupar consumo.

Pois. A minha não tem botão ou manete de velocidades separada...
Será mesmo a overdrive então?

Vou tentar explicar melhor os "sintomas"

Se arrancar com a carrinha e levar todas as mudanças à redline (o que não significa que é um arranque assim muito brusco), quando meto a 1ª e continuo a acelerar a carrinha vai andando até perto dos 130km/h. A esta velocidade é possível ouvir o motor a gritar bem alto e a aproximar-se da redline.
Mal eu largo o acelerador ou levanto um bocadinho o pé o motor parece que desce imediatamente de rotações ao ponto a que fica muito mais silencioso, e a carrinha abranda para os 90km/h, ficando-se por ai. Por mais que acelere ou abrande, a não ser que baixe para 3ª e a leve à redline, a carrinha não passa dos 90km/h e o motor parece que não muda de "som". (a carrinha não tem conta-rotações, por isso estou a falar em som)

É over-drive ou está estragado-drive?

Pois. A minha não tem botão ou manete de velocidades separada...
Será mesmo a overdrive então?

Vou tentar explicar melhor os "sintomas"

Se arrancar com a carrinha e levar todas as mudanças à redline (o que não significa que é um arranque assim muito brusco), quando meto a 1ª e continuo a acelerar a carrinha vai andando até perto dos 130km/h. A esta velocidade é possível ouvir o motor a gritar bem alto e a aproximar-se da redline.
Mal eu largo o acelerador ou levanto um bocadinho o pé o motor parece que desce imediatamente de rotações ao ponto a que fica muito mais silencioso, e a carrinha abranda para os 90km/h, ficando-se por ai. Por mais que acelere ou abrande, a não ser que baixe para 3ª e a leve à redline, a carrinha não passa dos 90km/h e o motor parece que não muda de "som". (a carrinha não tem conta-rotações, por isso estou a falar em som)

É over-drive ou está estragado-drive?

Pois, de facto não tens o botão do overdrive, mas a explicação que dás da redução de velocidade e diminuição do barulho, parece mesmo os sintomas ass~soaociados ao overdrive.

Em conclusão, não tens o botão, mas parece teres o mecanismo.

Agora se de facto o tens mesmo... sinceramente não te posso afirmar categoricamente que sim.

grande transit!! 125kms/hapr:) ano 85 ??[:blush:]
125 kms/h numa transit 85
images

Última edição:
Voltar
Superior