Ford Focus Vs Mazda 3 ?

bahidans

New member
Olá

Venho pedir a vossa opinião acerca de uma possivel compra. Por qual optariam entre um Ford Focus tdci 1.6 de Agosto de 2006 e um Mazda 3 Mazda 3 1.6 também a diesel de 2005 ambos com quilometragens semelhantes?
Gostava que tivessem em conta o comportamento geral do carro, qualidade de construção, fiabilidade, performances, custos de manutenção, enfim..uma opinião geral.

Obrigado desde já

Bruno

E já agora incluam no 'comparativo' o fiat linea 1.3 Multijet emotion 90cv de dezembro de 2007.

Última edição:
Olá

Venho pedir a vossa opinião acerca de uma possivel compra. Por qual optariam entre um Ford Focus tdci 1.6 de Agosto de 2006 e um Mazda 3 Mazda 3 1.6 também a diesel de 2005 ambos com quilometragens semelhantes?
Gostava que tivessem em conta o comportamento geral do carro, qualidade de construção, fiabilidade, performances, custos de manutenção, enfim..uma opinião geral.

Obrigado desde já

Bruno

Vai muito do estado de cada carro e dos teus gostos.
O Mazda tem como base o Focus por isso tem um comportamento também muito bom.
Gosto muito do interior do Mazda, do exterior perfiro o Focus. Motorizações são iguais e as prestações identicas, logo em consumos devem ser parecidos tambem.
Se o Focus já tiver Filtro anti particulas, é um ponto contra, o Mazda de 2005 não tem de certeza.
Depois, tudo vai do estado de cada um. Abraço.

Similares

Similares

Produtos muito similares.

Se o mazda fosse de 2006 (agosto para a frente) já teria o filtro de particulas e algumas coisistas (insignificantes) melhores.

Agora nada como experimentares os 2 e tirar as conclusões. Gostos são gostos, mas eu pessoalmente perfiro o Mazda.

Também depende muito das versões. O Focus também vem muito bem equipado.
No Mazda peca pelas peças caras. Se tens algum acidente e o tens de reparar, upa, upa., de resto é um modelo bastante fiável.

Atenção que no Focus, alguns modelos acho que acusam problemas de suspensão traseira, chiadeira no pedal da embraiagem e alguns problemas pontuias com o sistema da "chave" de ingnição.

Estás a falar de viaturas usadas, a nossa opinião nunca pode ser ( pelo menos se for consciente ) este ou aquele pelos dados que dás, referes apenas os anos e os modelos. São carros usados, depende muito do equipamento e do estado de ambos para se considerar. Um pode ser mais velho mas no global ser uma melhor compra.

Estás a falar de viaturas usadas, a nossa opinião nunca pode ser ( pelo menos se for consciente ) este ou aquele pelos dados que dás, referes apenas os anos e os modelos. São carros usados, depende muito do equipamento e do estado de ambos para se considerar. Um pode ser mais velho mas no global ser uma melhor compra.

Concordo totalmente, em todo o caso com informações limitadas eu prefiro o focus!

O motor é o mesmo.
Mas nas estatísticas acho que o Mazda 3 aparece como o mais fiável.

E? Fiabilidade não é só motor. O resto a volta também conta, e muito.

Ia para o Mazda. Têm o chassis e motor do Focus, é feito no Japão e para mim é mais bonito.

Até o restyle do Mazda 3, o motor não era em tudo semelhante. E anunciava 245Nm vs os 240Nm (+20Nm de overboost).

Os focus, desde sempre, para mim, envelhecem muito mas muito mal em termos estéticos.

So conhecendo os carros pelas fotos ia para o Mazda, muito bom produto

Última edição:
Dessas propostas que questionas, e também dependendo do estado e equipamento de cada um, eu escolheria o Mazda 3.

Acho o Mazda 3 de 4 portas um carro lindo, e deve ser muito equilibrado.

quando tava a abrir o topico pensei focus de certeza, ate porque ja o experimentei e gostei bastante..

mas tenho de confessar que o mazda 3 na carroçaria 4portas e lindo ..

(ja na de 5 portas, parece-me um pt cruiser, ligeiramente emagrecido [s)])

logo, eu escolhia o mazda 3

mecanicamente sao mt parecidos, motores economicos.
mais ainda, estas 1as unidades do focus em cores claras, nao ficam la muito bem com aqueles frisos de plastico em escuro (da-lhes um ar bastante mais velho - mil vezes um focus em preto) .. se fores a ver o mazda 3 .. tem um ar muito mais recente.

visto que tambem equacionaste o linea, deves valorizar o espaço na mala e aí ficas a ganhar no 3, face ao focus.

quanto a este linea, parece ser a proposta com mais value for money em novo, no entanto a desvalorização deve ser imbativelmente menos meiga do que nestes 2 exemplos que ja nao sao referencia nisso ..
o linea e de gama inferior aos outros dois
considero o mazda 3 sedan mais bonito que o linea .. o outro nao comparo porque o focus e hatchback ..

a minha escolha, mais uma vez, mazda

O Mazda 3 é feito sobre a plataforma do Focus, mas não têm o mesmo chassis, não vamos confundir!!!
Vendo esses dois veículos simpatizo com o 3, nesse formato de traseira semi-longa fica muito bonito mesmo!
Fiabilidade, a marca Japonesa leva vantagem, obvio.
De resto só vendo mesmo ambos os modelos ao vivo e o estado de cada um mas são ambos boas escolhas.
Relativamente ao Fiat, mesmo sendo mais novo, Focus e 3 são de outro campeonato por isso para mim nem punha esse modelo em questão.

Bom vejo que a maioria vem de encontro ao que me agradava mais!
Inicialmente só equacionava o M 3, entretanto após alguma pesquisa o focus e o linea entraram ao barulho..
Esteticamente gosto mais do mazda, sendo o motor o mesmo prestações e consumos devem ser semelhantes e pelo que fui lendo Mazda é muito fiável.

Acham que o preço do mazda que está no link se coaduna com os kms e equipamento incluido?
Tenho de ir ver o bicho!

Cumps

Acho que é uma decisão difícil porque são de facto muito similares!

Diria que o Mazda é um produto emocionalmente superior, no entanto o Focus é um carro muito bom. Não sei...

O que te diz o "instinto"?

Gosto muito desse mazda, mas gosto muito mais das linhas desse fócus.
Mas a minha opinião é um bocado suspeita porque tenho 2 fócus se bem que sejam da geração anterior ....
Mas tb já tive um Mazda - o 323 que existia antes deste mazda 3.

Eu ia indiscutivelmente para o Fócus por uma questão de gosto, pelo facto de a nova geração do mazda 3 estar aí à porta e pela análise globalmente positiva que faço da experincia de ter um deles desde 1999.

Espero não estar a infrigir nenhuma regra mas deixo os links dos carros que falo para terem mais informações! eu ainda não estive com nenhum por isso não posso inferir sobre a qualidade deles:

http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p352667

e

http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p297737

Não se pronunciaram sobre o fiat linea, que sei ser de menor segmento mas apresenta uma estética e preço agradável (pena o motor)..

Cumps

O Linea está bem conseguido, é mais recente e o preço não deve ser muito diferente. O motor é bom, mas não chega como é obvio para os 110cv do 1.6 HDi.

Inicialmente só equacionava o M 3, entretanto após alguma pesquisa o focus e o linea entraram ao barulho..
Esteticamente gosto mais do mazda, sendo o motor o mesmo prestações e consumos devem ser semelhantes e pelo que fui lendo Mazda é muito fiável.

Acham que o preço do mazda que está no link se coaduna com os kms e equipamento incluido?
Tenho de ir ver o bicho!

Cumps

É engraçado, que o Mazda 3 cá de casa é 2 meses mais velho, é a versão Sport e têm os farolins de trás transparentes. Não são os vermelhos. De equipamento, esse deve ter ESP, faróis de xenon, lava farois, acendimento automático das luzes e limpa vidros automático.

Tenho de ir ver o bicho!

Cumps

O Mazda está caro em relação ao Focus mas tem um pouco mais equipamento (e um anito a mais). Pelas fotos salta á vista o AC automático que o Focus não tem.
O Focus também é muito fiável, mas talvez a construção interior do Mazda seja mais sólida.
Tens mesmo de ver as condições em que cada um deles se encontra e optar pelo melhor para ti.
Boa Sorte.

Bem o 'instinto' diz-me para ir para o mazda, acho-o de facto muito bonito. Quanto a saida do novo modelo não me preocupa muito porque acho que as linhas do modelo que referi se vão manter bonitas e actuais por muito tempo e além disso o novo mod fica fora do orçamento.
Quanto ao focus não o acho tao apelativo esteticamente (exterior) mas tem menos um ano, menos kms e não acho que os frisos em preto e pintura clara feios..Considero-o um bom carro.
É relamente dificil escolher.
Em relação ao linea coloquei-o na lista porque acho o carro bastante bonito, com interiores bastante conseguidos (visualmente, pois não vi nenhum ao vivo para aferir qualidade) e por um preço semelhante mas de dezembro de 2007 e cerca de 30, 40 kkms. Quanto à desvalorização quanto valeria o m 3 e o linea se o vendesse, digamos, daqui a 10 anos?

Cumps

Quanto à desvalorização quanto valeria o m 3 e o linea se o vendesse, digamos, daqui a 10 anos?

Provavelmente vais pagar para ficarem com qualquer 1 deles. :P

A falar a sério, não devem fugir muito um do outro.
O Linea ira ter 12 anos. O Mazda 3 14 anos. A Mazda, apesar de ser uma excelente marca, não têm um valor de retoma muito elevado. Não entendo o porque, mas é assim.

Última edição:
Voltar
Superior