Ford Focus TDDI a "soluçar"

jone

New member
Precisava da vossa ajuda.
Tenho um Ford Focus 1.8 tddi de 2001 com 200.000km.
Nunca tive nenhum problema com ele até ao final do ano passado.
Em Novembro/Dezembro de 2008 acendeu-me, em andamento citadino, por 2 ocasiões a luz do motor (a amarela), que apos desligar e voltar a ligar o carro desapareceu.
Como nunca voltou a acontecer ignorei.
Na ultima revisão que fiz, estava a reparar que entre as 2000 e as 2500 rotações o carro soluçava muito ligeiramente. O filtro do gasoleo foi substituido e o problema(soluços) aparentemente tembém.
Mas foi apenas fogo de vista.
Na semana passada fiz uma viagem ao norte (A23), sempre a velocidade moderada (120/140km/h) e os soluços e a perca de potencia eram cada vez mais sentidas.
Ontem a viagem de volta foi feita com o "coração nas mão".
Pouca potencia, os soluços cada vez mais constantes, e por 2 ou 3x nas subidas da A23 as rotações iam baixanda, baixando até que a luz da resistencia acendia no painel, ficava sem potencia nenhuma e tinha que desligar e voltar a ligar o carro para poder continuar a viagem.
A Ford so me pode ver o carro dia 25.
Consegui marcar um diagnostico numa oficina na zona onde moro para 4ªfeira, mas gostava de saber se algum de vocês ja teve alguma coisa parecida com isto e me pode dar uma dica pois estou com medo de ser alguma coisa grave/dispendiosa.
Obrigado.

Vai ver isso...deixo aqui o meu post que tem 5 dias...

http://forum.autohoje.com/1063056387-post20.html

Foi da oficina para uma outra oficina que monta bombas injectoras. Na Ford disseram que era normal naquelas quilometragens aquelas bombas injectoras darem raia, mas cheira-me a tanga...:sh) Claro que a carrinha não foi para a Ford.
Ah...a Focus daqui também é de 2001.

Obrigado Speedy, mas acho que não é o mesmo problema (pelo menos os sintomas não são os mesmos)
Ele sempre pegou e anda. Ainda agora o fui colocar numa oficina para saber o que se passa. Fui a 40/50 km/h mas fui!!
Como eu já disse, o problema está no soluçar do caro apartir das 2000rpm até ás 2600rpm, na nitida falta de potencia e no ficar com o ralanti acelerado(1200rpm) apos disso que mencionei acontecer.

Amanha ja devo ter novidades e sinceremente espero não ter que pagar 1000€ para resolver este problema...

Sim, os sintomas não são os mesmos. Se bem que os daqui foram à velocidade da luz, nem deu para nada.
Posta aqui novidades depois.[;)]

Cá por casa existe uma focus de 2000 tddi, em tempos teve um problema parecido, o carro ia em AE e não só a velocidades constantes dava-lhe na "mosca" perdia velocidade acendia a luz resistência, desligava-se voltava-se a ligar siga viagem. (tinha vezes que não).
Levou-se o carro para fazer diagnóstico, "fora da ford" o resultado foi, pedal do acelerador (pedal electrónico), trocou-se e até hoje o problema nunca mais voltou.
Por curiosidade desmontei o pedal velho, por dentro tem uma fita com pistas (tipo potenciometro) e realmente estavam gastas.
Podes ter o pedal avariado (gasto), nessas gamas (zona) de RPM.
Cada caso e um caso, este carro também já levou a bomba injectora (muito tempo antes do pedal) não existiu sintomas, ia na estrada muito bem perdeu força parou dava-se a chave o motor virava, chegava gasoleo aos injectores mas não tinha pressão suficiente.[8b]

Espero ajudar.

Cá por casa existe uma focus de 2000 tddi, em tempos teve um problema parecido, o carro ia em AE e não só a velocidades constantes dava-lhe na "mosca" perdia velocidade acendia a luz resistência, desligava-se voltava-se a ligar siga viagem. (tinha vezes que não).
Levou-se o carro para fazer diagnóstico, "fora da ford" o resultado foi, pedal do acelerador (pedal electrónico), trocou-se e até hoje o problema nunca mais voltou.
Por curiosidade desmontei o pedal velho, por dentro tem uma fita com pistas (tipo potenciometro) e realmente estavam gastas.
Cada caso e um caso, este carro também já levou a bomba injectora (muito tempo antes do pedal) não existiu sintomas, ia na estrada muito bem perdeu força parou dava-se a chave o motor virava, chegava gasoleo aos injectores mas não tinha pressão suficiente.[8b]

Espero ajudar.

Por aqui foi tal e qual. O gasóleo também chegava aos injectores mas nada. Talvez amanhã a carrinha esteja pronta vamos lá a ver.

Espero ajudar.

Ola vin.
Acertaste em cheio!!
Acabei de ligar para a oficina e foi esse o diagnostico.
Só não gostei foi não me saberem dizer o preço do tal potenciometro...!!
Sabes em quanto ficou essa tua "brincadeira"? (mais ou menos)

Ola vin.
Acertaste em cheio!!

Comprei usado de um carro batido cerca de 25€, novo era cerca de 150€ na Ford.
Mesmo que durasse um ano compensava, mas já tem mais tempo, se poderes procura nas sucatas. (isto claro se conheceres alguma).

Cumps.

Ficou ok?

Ficou ok?

Ola vin.
Acertaste em cheio!!

Olá.
Ficou ok o carro? Ou voltou a acontecer?

Voltar
Superior