Folga ao Domingo

aalito

Banido
Felizmente não trabalho ao fim de semana por norma, apenas pontualmente, mas não deixo de me indignar com aquilo em que a sociedade Portuguesa se transformou relativamente ao mercado de trabalho.

Com excepção de serviços estritamente necessários, (hospitais e outros serviços essenciais) penso que ao Domingo deveria ser proibido ter negócios abertos.

A familia está cada vez mais destruturada, os pais não têm momentos para estarem com os filhos, ou para estarem um com o outro, tudo em prol do consumismo.

Comentários?

Última edição:
Só podes estar a brincar não? E as milhares de indústrias que trabalho em regime continuo por esse país fora?

Paravam ao domingo? Despediam-se milhares de trabalhadores?

Ah espera.... ficam com tempo para a familia e filhos.

Há pessoas que só olham para o seu umbigo.

Não vejo o problema disso.

Onde trabalho, os turnos são sempre 4 dias a trabalhar (12h) + 4 dias de folga. Assim, em algumas vezes há fim-de-semana prolongado, noutras folgam durante a semana, com os respectivos beneficios que isso tem !

ter supermercados abertos todo o fim de semana foi uma das maiores conquistas deste Portugal retrogado.

tanta gente que sempre trabalhou aos domingos, desde o sector da seguranca, saude, jornais, radios, televisoes, reparacoes, obras publicas, taxistas, transportes, enfim.

mas o pingo doce e' q faz especie.

Nunca percebi muito bem o celeuma com o trabalhar ao domingo. Já trabalhei por turnos e em toda a minha carreira nunca tive tanto tempo livre a trabalhar a tempo inteiro. Folgas a meio da semana sabem que é uma maravilha e rendem muito mais, pode-se ir onde se quiser ou tratar de quaisquer assuntos que está tudo aberto, fora das horas de ponta nunca há trânsito enquanto aos fins de semana as Amélias saem todas à estrada para empatar... No caso de quem tem turnos com horários rotativos há a vantagem de fugir sempre às horas de ponta e chegar ao trabalho ou a casa num instante, e havendo um turno a entrar a seguir não há a mania tuga de ignorar as horas de saída porque é preciso desimpedir o posto para entrar o colega. Claro que para quem quer que todo o agregado familiar tenha o mesmo horário das 9 às 6 segunda a sexta para estarem sempre em casa todos ao mesmo tempo assim é mais complicado, mas também há que procurar um emprego que se adeque ao estilo de vida que se quer. Por exemplo, eu não quero estar dias sem por os pés em casa, não vou para camionista, simples.

Eu felizmente não trabalho domingos...acho que só um ou outro esporadicamente em cerca de 13 anos no mercado trabalho.
Mas minha esposa ao trabalhar em restauração é raro ter domingo livre,é chato pelo menos agora no verão quando se quer fazer algo diferente ao fim de semana e tamos sempre limitados pelo horario dela,mas sabemos que é necessario.
Acho que cada vez mais temos que olhar para domingo como dia como os outros ..a diferença dos é que ao Domingo dá a missa e não dá o Goucha...

Acho esta discussaão já batida...e temos outro topico a falar basicamente do mesmo.

Concordo e proponho já:

- ninguém vai almoçar ou jantar fora ao Domingo (podem muito jantar em casa ou de familiares);
- ninguém vê televisão ao Domingo (não é essencial e afinal a família até se pode juntar toda à mesa a jogar Ludo);
- ah, tal como os restaurantes, também não há para ninguém. As Nespresso até estão baratas;
- hotéis tudo fechado. Tem cama em casa. Estavam a passar uma quinzena? Temos pena, montem uma tenda se não quiserem ir a casa;
- se tiverem que ir a casa das férias, já agora, atestem o depósito na véspera. Não tem nada que chegar a Sábado na reserva. Tiveram muito tempo para encher;
- fábricas que trabalham 24/7, perdem um dia só para arrancar a linha de novo? Paciência, o patrão paga;
- era giro ao Jardim Zoológico? Era, mas Sábado também é um bom dia;

E conseguia ficar nisto o dia todo. Falar nisso, não andamos já a discutir isto ali ao lado?

Ora bem, vamos fechar ao domingo, ficarias assim de repente sem:

Cafés
Pastelarias/Padarias
Restaurantes
Hoteis
Postos de combustivel
Oficinas automóvel
Assistência em Viagem
Hospitais
Linhas de apoio ao cliente
Piquetes de intervenção
Supermercados
Centros comerciais
Policia
Bombeiros
Transportes Públicos
....e por ai continuava

Ou seja, tirando um ou outro caso que são serviços "estritamente necessários", ficarias com...NADA.

Sim, tínhamos tempo para a familia, mas só se ficasses em casa, já que sair à rua iria ser o verdadeiro tédio. Não poderias viajar pois não tinhas reboques nem assistência em viagem (linhas de atendimento). Não poderias pernoitar em lado algum pois os hotéis estariam encerrados. Viajar de avião estava fora de questão. Transportes públicos idem idem.

Basicamente ao domingo ninguém sairia de casa.

é de mim ou este tópico tem a maioria das respostas de pessoas que trabalham ao domingo, interessante...

Obvio que não poderia ser só os hospitais, mão à palmatoria nesse aspecto, tinham de ser um conjunto de serviços essenciais.

Vejo que também muito provavelmente concordam com a ideia de abrir os shoppings 24 horas por dia.

Por mim punham a semana ao contrario, trabalhar sabado e domingo e o resto da semana descanso.

Assim é que era vida e muito tempo para tudo.

Não é contra as regras abrir tópicos sem sentido???

Depois queixam-se que os fóruns estão a morrer... Ou se fala so no que interessa a users como o 3pelos ou não interessa falar. Espera! Ele respondeu a este, deve ter interesse... Pelo menos já é uma contribuição para a manutenção do fah.

Voltar
Superior