Focus de LED - As Duvidas

Podes! mas se fosse a ti retirava os focos mais os transformadores! Pois também consomem e os leds 12V são mais caros.
Existe uns kits de substituição muito em conta para fazer a troca(tens no Aki).

Em relação a marca, evita chinesises. queimam muito. Eu meti Osram, no meu caso, estão ligados 12 horas por dia, e até agora ta tudo OK.

A unica hipotese que vejo para um LED queixar é picos/excesso de corrente ou tensão, sendo um LED um díodo não há razão para queimar a não ser a electrónica. Tendo a electronica controlada, a esperança de vida do LED é eterna, não há nada a desgastar-se, a queimar, etc.

Já agora deixo aqui uma dica, os LED são óptimos para exterior pois não emitem no espectro que atrai melgas nem aquecem pelo que são óptimos candeeiros de secretária.

Exactamente! vé se no foco que tens la, tem a referencia GU 5.3?
Tipo isto:
ledare-lampada-led-gu--mr__0212722_PE366701_S4.JPG

A troca pelo Gu10 é muito facil! É só retirar os transformadores e ligar no seu lugar um casquilho Gu10 (230V)
Casquilho-gu10-fio-15cm-Porto-Valongo-Moveis-Casa-e-Jardim_438753037_4.jpg

Os meus são desse tipo do IKEA, com esses bicos. Em casa do meu pai já são outros, os casquilhos dele são exactamente iguais a este que colocou.

Já agora nesses GU10 a troca pode ser directa?

A unica hipotese que vejo para um LED queixar é picos/excesso de corrente ou tensão, sendo um LED um díodo não há razão para queimar a não ser a electrónica. Tendo a electronica controlada, a esperança de vida do LED é eterna, não há nada a desgastar-se, a queimar, etc.
Um bom led tem no seu interior um controlador de corrente, isto porque quanto mais o led (acima dos 4000K)aquecer mais ele vai consumir.
Se o controlador não existir eles vão a vida num estante.

Desculpem o desenterro pessoal, mas estes aumentos (roubos) da EDP motivaram-me a vir aqui tirar uma dúvida.

Na maior parte da minha casa está instalado um sistema de focos, são daqueles que o encaixe parecem dois alfinetes espetados, não sei designar o modelo. Neste momento queria alterar alguns para LED com luz amarela, nos sitios onde são mais usados.

A minha dúvida prende-se com a necessidade de ter de alterar alguma coisa no sistema eléctrico. Posso retirar os focos de halógeneo e substituir por uns led? É plug and play?? Não há necessidade de mudar casquilhos?

Ainda ontem mudei umas iguais em casa. Ainda pensei em remover os transformadores mas como estão dentro do tecto falso, seria um bocado mais trabalhoso...
Comprei essas:
Warm White MR16 3 LED Light Lamp Bulb Spotlight High Power 3600K 6W 12V | eBay
O que te digo é que dão mais luz que os focos halogénio que tinha antes! a temperatura de cor é a mesma, mas preenche melhor os espaços.
Essas são plug&play, não precisas fazer nenhuma alteração.

Ainda ontem mudei umas iguais em casa. Ainda pensei em remover os transformadores mas como estão dentro do tecto falso, seria um bocado mais trabalhoso...
Comprei essas:
Warm White MR16 3 LED Light Lamp Bulb Spotlight High Power 3600K 6W 12V | eBay
O que te digo é que dão mais luz que os focos halogénio que tinha antes! a temperatura de cor é a mesma, mas preenche melhor os espaços.
Essas são plug&play, não precisas fazer nenhuma alteração.

É disto que eu preciso. Não sei de quantos watts são os meus, mas deve variar entre os 35 ou 50W. Este link que colocou eles são equivalentes a quanto?

Eu como só gosto de luz branca (não tenho nada amarelo em casa, essa luz causa-me dor de cabeça), comprei há uns tempos focos de led GU10 branco para a minha sala.

São precisamente estes: GU10 7W 640LM Pure White 16 SMD 5630 LED Light Bulbs Lamps 85-265V -

Ao contrário do que já vi por aqui escrito, simplesmente não paguei marcas e são de excelente qualidade assim como os lumens anunciados notam-se bem na iluminação.

Para dar um exemplo, tenho numa parte da sala um candeeiro independente de tecto com apenas 2 focos destes e ilumina tanto como uma lâmpada E27 com 1200lumens.

É disto que eu preciso. Não sei de quantos watts são os meus, mas deve variar entre os 35 ou 50W. Este link que colocou eles são equivalentes a quanto?

Os meus eram de 35W e dão menos luz. Diria que são equivalentes (em luminosidade) a ~45W.

Os transformadores para esse socket costumam dar no máximo 50W, na esmagadora maioria dos casos metem-se lâmpadas de 35W, até pelo que aquecem.

Btw, as minhas ao fim de 12h ligadas estavam completamente frias.

#edit#

Não faço ideia do consumo do transformador, mas os meus com halogénio aqueciam ao ponto de não lhes conseguir segurar com as mãos. Imagino ainda ainda seja alto, pelo que ainda estimo o consumo total em pelo menos uns 100W por cada foco de 35W... logo a noite vou ver se ainda aquecem.

Última edição:
Os meus eram de 35W e dão menos luz. Diria que são equivalentes (em luminosidade) a ~45W.

Os transformadores para esse socket costumam dar no máximo 50W, na esmagadora maioria dos casos metem-se lâmpadas de 35W, até pelo que aquecem.

Btw, as minhas ao fim de 12h ligadas estavam completamente frias.

#edit#

Não faço ideia do consumo do transformador, mas os meus com halogénio aqueciam ao ponto de não lhes conseguir segurar com as mãos. Imagino ainda ainda seja alto, pelo que ainda estimo o consumo total em pelo menos uns 100W por cada foco de 35W... logo a noite vou ver se ainda aquecem.

3600K 6W 12V.
Então estes 6W que vêm no anuncio nada têm a ver com os 6W de uma lâmpada de halógeneo.

3600K 6W 12V.
Então estes 6W que vêm no anuncio nada têm a ver com os 6W de uma lâmpada de halógeneo.

Ahh, percebi tua dúvida...
Directamente não tem nada a ver. São os consumos (energia dissipada) de funcionamento. Apesar de nos habituarmos a comparar lâmpadas pelo consumo, a luminosidade é medida em lumens e apesar de ali não estar mencionado, diria ser equivalente a uma de halogénio de 45~50W.
A temperatura de cor (3500K, K=Kelvin) é branco ligeiramente amarelado. Está entre uma lâmpada comum e uma fluorescente. é semelhante à 2ª da esquerda para a direita:
eaglelight-led-lightbulb-par-flood-spot-light-color-temperature-home-energy-efficiency-photo.jpg

Quanto mais kelvin mais azul ficará, quanto menos, mais alaranjado. Sendo que, entre o Laranja e o Roxo, existe amarelo, branco amarelado, branco puro, branco azulado, azulado, azul...por ai..

Diz-se que para branco o ideal é 4500k-5500k, mais que isso já é azul. Para amarelo será entre os 3000k e os 4000k.

Ok vou averiguar.

Em relação à quantidade de luz, sabem quantos lumens tem de ter o Led para ser equivalente a um foco de 50W?

Ok vou averiguar.

Em relação à quantidade de luz, sabem quantos lumens tem de ter o Led para ser equivalente a um foco de 50W?

Podes tentar equilibrar, ou seja, vês quantos lumens tem esse foco de halogéneo de 50W e tentas comprar o mais próximo possivel em leds, ou seja, 600 lumens no halogéneo são iguais a 600 lumens no led.

Ahh, percebi tua dúvida...
Directamente não tem nada a ver. São os consumos (energia dissipada) de funcionamento. Apesar de nos habituarmos a comparar lâmpadas pelo consumo, a luminosidade é medida em lumens e apesar de ali não estar mencionado, diria ser equivalente a uma de halogénio de 45~50W.
A temperatura de cor (3500K, K=Kelvin) é branco ligeiramente amarelado. Está entre uma lâmpada comum e uma fluorescente. é semelhante à 2ª da esquerda para a direita:
eaglelight-led-lightbulb-par-flood-spot-light-color-temperature-home-energy-efficiency-photo.jpg

Para não haver confusão, não é energia dissipada, é energia consumida.

A energia dissipada, é desperdício, dai a diferença de energia consumida entre tecnologias para a mesma quantidade de luz emitida. A energia consumida nos LEDs é menor porque dissipada menos energia sob forma de calor.

Voltar
Superior