Fluido Refrigeração

Bolideffff

New member
Boas!

Verifiquei que tinha o nível do líquido do radiador abaixo do mínimo e fui a uma loja comprar um para repor o nível. Havia lá vários mas como vi um G12+ que dizia adequado para VW comprei desse. Repus cerca de 0.3L. Entretanto fui ao manual e vi que só deve ser usado líquido que cumpra G12++ ou G13.... Haverá problema? Que me aconselham?

Obrigado!

Por 0,3 litros não faz mal, além que o G13 é misturável com os G11, G12, G12+.

As normas são:

G111994VW TL 774 C
G12/G12+1996VW TL 774 D/F
G12++2005VW TL 774 G
G132008VW TL 774 J (Número de peça do OEM: G013A8J1G)

[h=4]À base de glicerina, ecológica[/h]
A especificação G13 tem uma cor roxa/violeta e apresenta o mesmo desempenho excepcional de anticongelante do que a especificação G12++. A principal diferença é ser fabricada utilizando glicerina em vez de glicol. A glicerina é muito menos nociva para o ambiente do que o glicol. Um destes componentes é um derivado da produção de biodiesel e o outro é produzido a partir de óleo mineral.

https://www.wolflubes.com/PT_PT/Blo...obre-o-refrigerant-ee-anticongelante-G13.aspx

É só uma questão de evolução do produto.

Obrigado a ambos! Com estes carros todos tecnológicos e depois de passar um susto com 6mil kms em que o carro perdeu o óleo e zero avisos tenho sempre receio de lixar alguma coisa...

E poderia o liquido não se misturar bem ou danificar algum componente do sistema...

Voltar
Superior