Flexivel escape...

Abilio

Banido
Boas pessoal,

Então é assim, recentemente na revisão ao meu carro disseram-me que tinha o flexível de escape com fugas penso eu e precisaria de ser mudado, não o mudei porque disseram que não era uma coisa urgente e além disso era mt disp€ndioso e naquela altura não me dava mt jeito, de resto estava tudo em ordem. Ora de umas semanitas para cá tenho dado umas esticadelas em AE e qual não é o meu espanto que ele agora apartir dos 160km/h só com a ajuda de todos os santos é que passa daí, quando antes até aos 200km/h era num instante(na mesma estrada).
A minha questão é, estas fugas no flexível poderão ter alguma influencia na perda de performance a altas velocidades? Se não, o que poderá ser então? O carro ate essa velocidade puxa excelente como sempre puxou, agora apartir daí parece que ele perde completamente a força.

Se me pudessem dar umas luzes antes de ir lá ao estaleiro agradecia porque isto está-me a dar a volta à cabeça.

Obrigado

cumps.

Boas

Essa perda de performance pode ser originada pelo flexivel partido ou por alguma obstrução no escape, como por exemplo, no proprio flexivel, catalizador ou panela.
Só verificando as peças é que se pode diagnosticar o problema.

Obrigado pela resposta. Pois, era o que eu também estava a pensar mas sendo assim também não devia haver perdas nas acelerações até aquela velocidade ou mesmo nas recuperações? É que ele aí continua a puxar como sempre puxou, é só mesmo apartir dessa velocidade.

cumps

Última edição:
Escapes é com o Alpiger, agora só a união flexível por si não dá para tanto...
Isso é um Focus quê?? 1.6?
Não acende a luz do motor?
O defeito também pode estar nas sondas de oxigénio..
Podes começar por ir a uma casa de escapes substituir o flexível e mandar verificar o resto do escape.
Mas também ligar a uma máquina de diagnóstico!

Escapes é com o Alpiger, agora só a união flexível por si não dá para tanto...
Isso é um Focus quê?? 1.6?
Não acende a luz do motor?
O defeito também pode estar nas sondas de oxigénio..
Podes começar por ir a uma casa de escapes substituir o flexível e mandar verificar o resto do escape.
Mas também ligar a uma máquina de diagnóstico!

Nop, é um TDCI. Não, não acende luz nenhuma, tudo normal.

Em relação ao flexível estava a pensar muda-lo mais lá para a frente visto o mecânico e engenheiro la onde vou terem me dito que isto não interferia em nada (fora numas vibrações) e que aguentava bem, eu pronto nem liguei mas se há hipótese de ser daí o problema vai já então. Só não o mudei na altura porque quando me deram o orçamento quase caía para o lado(mais de 350€), isto com material de origem mesmo.

Quanto ao diagnostico também estava a pensar fazê-la brevemente e sendo assim vai já então.(além que através de uma "manha" que dá para fazer com o digital dos kms, o carro acuse "none error" mas penso que isso tenha a ver mais com a centralina)

Obrigado pelas dicas.

cumps

Última edição:
Abilio

Podes substituir só o flexivel que fica numa fracção desse valor.

Como disse o Telmauto, só a fuga no flexivel não justifica uma perda de potencia tão significante.
O que pode acontecer é haver algum elemento do escape que esteja a obstruir a passagem dos gases.
Assim, até uma certa aceleração ele anda bem mas depois em alta não tem passagem de gases suficiente.
Verifica isso assim que poderes. Pode até ser alguma coisa simples.

Abilio

Podes substituir só o flexivel que fica numa fracção desse valor.

Como disse o Telmauto, só a fuga no flexivel não justifica uma perda de potencia tão significante.
O que pode acontecer é haver algum elemento do escape que esteja a obstruir a passagem dos gases.
Assim, até uma certa aceleração ele anda bem mas depois em alta não tem passagem de gases suficiente.
Verifica isso assim que poderes. Pode até ser alguma coisa simples.

E umas pancadas nas panelas resolve temporariamente o problema?

É que o safrane não passa das 2000rpm's..

Vou fazer isso Alpiger, depois posto cá novidades assim que as tiver. Obrigado aos 2.[;)]

Entretanto se alguém tiver alguma ideia de alguma razão para esta perca de força apartir da velocidade referida, é sempre bem vinda.

cumps e thanks mais uma vez.[;)]

O que acontece muitas vezes é que a ceramica do catalizador parte-se e entra para dentro dos tubos e panelas de escape, bloqueando assim a passagem dos gases.
A maioria das vezes isto só se resolve com a troca das panelas.
Já cheguei a receber carros de reboque pois simplesmente deixaram de trabalhar.

Boas,

Já marquei numa oficina de escapes uma "revisão" aqui ao interior do flexível e catalisador, já que pelo exterior eles não viram nada de anormal, a parte engraçada é que o flexível faz conjunto com o catalisador segundo eles daí aquele preço exorbitante.

O diagnostico pa semana tb já o vou fazer.

cumps.

Boas,

Já marquei numa oficina de escapes uma "revisão" aqui ao interior do flexível e catalisador, já que pelo exterior eles não viram nada de anormal, a parte engraçada é que o flexível faz conjunto com o catalisador segundo eles daí aquele preço exorbitante.

O diagnostico pa semana tb já o vou fazer.

cumps.

O escape do teu Focus é isto que está aqui

focusxp3.png

Mas não havendo defeito no catalisador, pode ser montado (cortar e soldar)um flexível por medida, certo Alpiger?

Sim, é geralmente isso que fazemos. Troca-se somente o flexivel, até porque fica muito mais barato ao cliente.
Tambem se faz o inverso, quando é o catalizador danificado, substitui-se somente o catalizador.

Em relação ao caso do Focus, uma vez que o catalizador esta acima do flexivel, é possivel que esteja partido e a obstruir a passagem de gases, causando assim a perda de potencia a regimes mais elevados.

Sim, é geralmente isso que fazemos. Troca-se somente o flexivel, até porque fica muito mais barato ao cliente.
Tambem se faz o inverso, quando é o catalizador danificado, substitui-se somente o catalizador.

Em relação ao caso do Focus, uma vez que o catalizador esta acima do flexivel, é possivel que esteja partido e a obstruir a passagem de gases, causando assim a perda de potencia a regimes mais elevados.

Concordo, ainda por cima é um Diesel, a probabilidade de puxar mal por problema mecânico/ eléctrico é pequena e não há sintomas disso...

O escape do teu Focus é isto que está aqui

focusxp3.png

Penso que é isso mesmo, a única coisa diferente é que a versão do meu é sem panela final, só tem uma ao meio. Tanto o catalisador como o flexivel estão na diagonal, ou seja, a fazer rampa, qualquer coisa como isto:
catsk1.jpg

(catalisador a "panela" maior, seguído do flexível....tudo inclinado como na figura)

Uma das soluções que lá o técnico me deu caso seja o catalisador e não queira meter um novo é tirar o "filtro" lá de dentro e meter tubo directo ficando assim na pratica sem catalisador, eu falei lhe dos gases e fumos e ele diz que não há problemas de fumos nem nada nestes carros mais recentes a gasóleo, que acham?

A outra solução é meter o conjunto mas já me disse para preparar a carteira caso opte por esta opção.

Essa das soldaduras ele não me falou mas se der é muito bom porque ainda se poupa uns trocos, segunda vou lhe falar nisso. thnks

PS: Alpiger já reparei que percebes disto e pelo que percebi tens uma oficina, é pena seres de Lisboa(sou de Braga) se não já tinhas mais um cliente, ao menos sabia que estava em boas mãos.[;)]

cumps.

Última edição:
Penso que é isso mesmo, a única coisa diferente é que a versão do meu é sem panela final, só tem uma ao meio. Tanto o catalisador como o flexivel estão na diagonal, ou seja, a fazer rampa, qualquer coisa como isto:
catsk1.jpg

(catalisador a "panela" maior, seguído do flexível....tudo inclinado como na figura)

Uma das soluções que lá o técnico me deu caso seja o catalisador e não queira meter um novo é tirar o "filtro" lá de dentro e meter tubo directo ficando assim na pratica sem catalisador, eu falei lhe dos gases e fumos e ele diz que não há problemas de fumos nem nada nestes carros mais recentes a gasóleo, que acham?

A outra solução é meter o conjunto mas já me disse para preparar a carteira caso opte por esta opção.

Essa das soldaduras ele não me falou mas se der é muito bom porque ainda se poupa uns trocos, segunda vou lhe falar nisso. thnks

PS: Alpiger já reparei que percebes disto e pelo que percebi tens uma oficina, é pena seres de Lisboa(sou de Braga) se não já tinhas mais um cliente, ao menos sabia que estava em boas mãos.[;)]

cumps.

Se há sitio no pais aonde não faltam casas de escapes é em Braga. [:D]

Vai a uma delas e expõe o problema.

Depois se precisares algum conselho, é só dizeres. [;)]

lol Pois, escolha há muita realmente, agora se é bom ou mau não sei mas vamos lá ver.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.[;)]

Conheço uma casa em Ferreiros ao lado da Bragajav onde trabalham bem e se pedires fazem o corte/ soldadura referida. Já me fizeram vários trabalhos desse género.

Boas, hoje tive numa oficina da especialidade e lá tiraram o conjunto(catalisador + flexível) e aparentemente estava tudo em ordem, nada estragado nem solto, a malha do flexível parecia estar em condições, o "filtro" do catalisador também, ou seja, preferi não fazer nada nestes componentes pra já porque o problema pode não advir daqui como parece ser o caso*, para todo o caso deu-se uma limpeza com o compressor ao conjunto, já que estava fora e estava, limpou-se.:)

*Parece ser o caso porque tiveram-me a explicar que normalmente os casos em que o catalisador ou flexível estão danificados o carro não perde só ponta mas fica também com as baixas mt afectadas e irregulares, barulhos esquisitos de coisas soltas(do abanar) coisa que não acontece.

Conheço uma casa em Ferreiros ao lado da Bragajav onde trabalham bem e se pedires fazem o corte/ soldadura referida. Já me fizeram vários trabalhos desse género.

Acho que conheço(de vista) mas pelos vistos pra já não vai ser preciso mas obrigado na mesma, fica anotado.[;)]

PS: Entretanto e já um pouco de offtopic falaram-me que a perda como se trata só de velocidade de ponta deve ser o turbo carbonizado, ver se o levo à maquina para desfazer as duvidas.

cumps.

Última edição:
Voltar
Superior